Menu
domingo, 25 de julho de 2021
Busca
BONITO AGUAS DE BONITO JUNHO
Ecoturismo - Bonito (MS)

Site Brasil Central Tur traz nesta semana matérias sobre o turismo sul-mato-grossense

O Site do Brasil Central Tur traz nesta semana matérias sobre o turismo sul-mato-grossense destacando Bonito

30 Ago 2013 - 10h00Por FundTur/MS

O Site do Brasil Central Tur traz nesta semana matérias sobre o turismo sul-mato-grossense.

Umas das matérias em destaque é o município de Bonito (MS) e suas belezas naturais que atrai turista do mundo todo, confira:

Bonito: joia rara da natureza brasileira no Mato Grosso do Sul

Conheça o principal destino de ecoturismo do País.

A sudoeste da capital, Campo Grande, e a 180 km do Pantanal, dentro da Serra da Bodoquena, fica Bonito, cidade que merece este nome. A natureza é sua principal atração, com paisagens inesquecíveis. Há muito a explorar: cavernas, mergulhos em lagos e rios de águas cristalinas, aquários naturais, balneários, cachoeiras, trilhas e cavalgadas.

Bonito podia ser até hoje uma cidadezinha do interior pouco notada, não fosse um peão de fazenda encontrar, em meados dos anos 70, um buraco de 72 metros no chão, com um imenso lago cristalino, batizado de abismo Anhumas. Desde então, as outras maravilhas naturais do local foram ganhando infraestrutura turística e, na década de 90, a cidade já era um famoso destino turístico.

Nos períodos de férias - julho, dezembro e janeiro -, a cidade chega a receber uma média de 60 mil visitantes e nos outros meses média de 20 mil. No total, são 86 locais de hospedagens, entre hotéis, pousadas e resorts. De acordo com o diretor de turismo da prefeitura da cidade, Clayton Castilho Gomes, Bonito é o local perfeito para quem procura aventura e ecoturismo, com rios de águas limpas e matas ciliares intocáveis, mas é também um ótimo programa familiar.

"Recebemos muitas famílias como visitantes. Bonito pode ser visitada o ano inteiro. Até neste período mais frio existe todo um preparo para que os turistas possam entrar na água”, diz Gomes. O Balneário do Sol, às margens do rio Formoso, é um ótimo programa para famílias com crianças, pois oferece a possibilidade de nadar em piscinas naturais ou no próprio rio, em meio aos peixes. Além das cachoeiras, o local possui carretilhas, trampolim, lanchonete, restaurante, quiosques para churrasco, redário, quadras de vôlei e futebol de areia.

Beleza estonteante

A Gruta do Lago Azul é, sem dúvida, um cenário digno de filme. Após percorrer uma trilha passando por diversos espeleotemas (formações rochosas do interior das cavernas), o turista vai encontrar um lago de águas de azul intenso, com mais de 80 metros de profundidade. Outro local de paisagem incrível é o Buraco das Araras, ideal para quem procura paz e tranquilidade. As araras vermelhas adotaram o ambiente de uma enorme cratera e fazem lindos espetáculos ali.

Parque das Cachoeiras

Em um só local, sete belíssimas cachoeiras, com pequenas cavernas e piscinas naturais para os turistas se refrescarem. No Parque das Cachoeiras é necessário o acompanhamento de um guia que limita o tamanho dos grupos de visitantes. Na volta, ainda é possível admirar a paisagem em cima de um mirante e descansar no redário.
Esportes de aventura

Os aventureiros vão gostar de conhecer o Abismo Anhumas, uma fenda na rocha que leva a uma caverna com magníficas formações e um lago de água cristalina. Além da beleza visual, o local oferece a emoção do rapel (esporte de escalada) de 72 metros - equivalente a um prédio de 30 andares -, necessário para alcançar a caverna, que tem a dimensão de um campo de futebol.

É possível flutuar ou fazer um mergulho autônomo na lagoa (com credencial básica de mergulho) e admirar a beleza subaquática. O rio do Prata também é ideal para quem gosta de mergulhar junto aos peixes. Com profundidade de 5 a 7 metros, o visual de cardumes como piraputangas, pacu preto, cachara, pintado, curimbas e dourados é deslumbrante. O passeio tem o acompanhamento de um mergulhador profissional, que passa todas as instruções. Pode ser feito por qualquer pessoa acima de 12 anos e não é necessária a credencial.

Já na Barra do Sucuri a aventura começa logo no passeio de barco a remo, no encontro das águas dos rios Formoso e Sucuri, que percorre cerca de 1.400 metros pela fauna e flora locais. A volta ocorre com o barco flutuando pela correnteza, o que oferece a ótima visibilidade dos peixes e jardins subaquáticos, devido à água cristalina.

O ecoturismo continua pela Boca da Onça, com caminhada pela trilha de mata preservada, entre cachoeiras e piscinas naturais, onde o turista pode nadar junto aos peixes. A mais alta cachoeira do Mato Grosso do Sul fica por lá, a Boca da Onça, com 156 metros de altura. A aventura não termina por aí para quem quiser se arriscar em um rapel de 90 metros.

Barzinhos e restaurantes típicos

Segundo o diretor de turismo Clayton Castilho Gomes, a agitação da noite em Bonito fica por conta dos barzinhos e restaurantes, mas os turistas podem aproveitar os diversos eventos que acontecem durante o ano. “Tem o Festival de Inverno no mês de julho, com músicos e grupos de dança regionais e nacionais, o Festival da Guavira em novembro, voltado à gastronomia, e a festa de São Pedro, no final do mês de junho”, enumera. Todos estes eventos são realizados na praça central da cidade, a da Liberdade, ou Praça da Piraputanga, como é conhecida popularmente devido à escultura do peixe mais encontrado em Bonito.

Guavira é o nome da fruta nativa da região, adocicada. Ela tornou-se símbolo da festa de novembro, com a ideia de vincular à proposta de conservar os recursos naturais da cidade. O diretor de turismo também conta que, entre as variedades gastronômicas da cidade, existe uma variedade de peixes, como traíra sem espinhos e pintado ao molho urucum. Quem gosta de uma gastronomia exótica pode experimentar a moqueca de jacaré.

Confira na página http://www.brasilcentraltur.com/ 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Foto: Prefeitura de Bonito BONITO - MS - VANDALISMO NA PRAÇA
Vandalismo na Praça desperta indignação e prefeitura desenvolverá ações de fiscalização em Bonito
Mulheres forma mortas a tiros e motivação pode ser religiosa. (Foto: Ponta Porã News) CRIME EM MS
Mãe e menina de 11 anos são mortas durante atentado em MS
HORÁRIO DE VERÃO
HORÁRIO DE VERÃO: Setores fazem pressão para voltar após dois anos de extinção
Partes do carro ficaram jogadas na rodovia - Crédito: Gustavo Porto/EPTV ACIDENTE FATAL
Família em carro com placas de MS morre em grave acidente no interior de SP
FOI MULTADO?
Você foi multado? Saiba que pode ter até 40% de desconto no pagamento pelo Aplicativo, VEJA
MS CONTRATA AÇÕES DO GOVERNO DE MS
MS Contrata + abre pré-cadastro para programa de Microcrédito com juro zero
Foto: Mycchel Legnaghi - São Joaquim online FRIO INTENSO
Maior frio do ano? Temperaturas negativas, geada e até neve!
FOTO: NOTÍCIAS E CONCURSOS BOLSA FAMÍLIA 2021
Novo Bolsa Família de R$ 300 pode ser financiado; veja como
MACONHA BOI MACONHA
BOI MACONHA: Mais de 02 toneladas de maconha é apreendido em caminhão boiadeiro
HEMOSUL HEMOSUL
VAMOS DOAR: Hemosul Coordenador abre neste sábado das 7h às 17h para repor estoques de sangue