A Prefeitura Municipal de Bonito efetuou a aquisição de equipamento para teste de emissão de otoacústica (teste da orelhinha), que será realizado pela Secretaria Municipal de Saúde.
A triagem neonatal auditiva, conhecida como teste da orelhinha, é realizada nas crianças nascidas dentro do ambiente hospitalar no segundo ou terceiro dia de vida. A finalidade é identificar problemas auditivos no bebê. As crianças nascidas fora do ambiente hospitalar devem fazer o teste até os 3 meses de vida.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a audição é um dos sentidos mais importantes para o desenvolvimento completo da criança. O bebê já escuta desde bem pequeno, antes mesmo de nascer, por volta do quinto mês de gestação. Ele ouve a voz e os sons do corpo da mãe. É através da audição que se inicia o desenvolvimento da linguagem.
Qualquer perda na capacidade auditiva, mesmo que pequena, impede a criança de receber adequadamente as informações sonoras essenciais para a fala.
COMO O TESTE É REALIZADO
Para realização do exame o profissional especializado utiliza um aparelho de Emissões Otoacústicas Evocadas, colocado no ouvido da criança, que produz estímulos sonoros leves e mede o retorno desses estímulos de estruturas do ouvido interno.
O exame é feito enquanto o bebê está dormindo, sem dor.
Se forem identificadas alterações, o bebê deve ser encaminhado a um especialista para que sejam feitos exames complementares.