Menu
segunda, 10 de agosto de 2020
BANNER ANNA
Busca
BONITO AGUAS DE BONITO

Receita poderá ser obrigada a informar acesso á dados de contribuinte

4 Mar 2011 - 13h38Por Agência Câmara

A Câmara dos Deputados, em Brasília, analisa o Projeto de Lei 113/11, do deputado Sandes Júnior (PP-GO), que obriga a Secretaria da Receita Federal e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) a informarem ao contribuinte toda vez que acessarem seus dados cadastrais e fiscais nos sistemas eletrônicos.

Segundo a proposta, a Receita Federal enviará mensagem eletrônica pela internet especificando dia, hora e unidade do órgão em que foi realizado o acesso, identificação do servidor responsável e natureza dos dados acessados.

De acordo com o projeto, nos casos em que essa comunicação ofereça riscos à integridade física do servidor responsável ou à eficácia das investigações e diligências relacionadas com o acesso aos dados, a mensagem eletrônica poderá ser enviada em até 360 dias.

Nos casos em que o acesso aos dados seja realizado com prévia autorização do secretário da Receita Federal no desempenho de atividade fiscalizadora, a mensagem será enviada em até 120 dias. Nos demais casos, ela será enviada imediatamente.

"O projeto estabelece um ponto de equilíbrio entre a proteção dos direitos fundamentais do cidadão e a outorga de poderes às autoridades fazendárias", afirmou o autor da proposta.

O projeto tramita em caráter conclusivo, rito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. O projeto perderá esse caráter em duas situações: - se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); - se, depois de aprovado ou rejeitado pelas comissões,  houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total). Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário. e será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Deixe seu Comentário

Leia Também

NOTA MS PREMIADA
SERÁ QUE FOI VOCÊ?, Ganhadores do Nota MS Premiada têm até dia 14 para fazer cadastramento
Saúde
Capital ativa mais 10 leitos no Hospital do Pênfigo e macrorregião tem 352 UTI’s-Covid
PANDEMIA
Quase 50% dos hospitalizados em Dourados com Covid são de outras cidades
VEM PRA BONITO - MS
Sugestão de Roteiro em Bonito MS!
COVID-19
Bonito confirma mais 4 novos casos de covid-19
Executado
Adolescente de 15 anos é assassinado em atentado na fronteira
RACHA
Racha termina com motociclista com perna dilacerada na BR 163
ESTUPRO
Mãe de adolescente de 12 anos é presa por permitir prática de estupro de vulnerável, em MS
Instituto de Desenvolvimento de Bonito
IDB INFORMA: Grutas de São Miguel é um lugar que guarda belezas e histórias
FATALIDADE
Jovem morre após sofrer acidente durante passeio de moto com amigos