Menu
sbado, 4 de abril de 2020
Busca
POLONIO IMÓVEIS

Receita poderá ser obrigada a informar acesso á dados de contribuinte

4 Mar 2011 - 13h38Por Agência Câmara

A Câmara dos Deputados, em Brasília, analisa o Projeto de Lei 113/11, do deputado Sandes Júnior (PP-GO), que obriga a Secretaria da Receita Federal e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) a informarem ao contribuinte toda vez que acessarem seus dados cadastrais e fiscais nos sistemas eletrônicos.

Segundo a proposta, a Receita Federal enviará mensagem eletrônica pela internet especificando dia, hora e unidade do órgão em que foi realizado o acesso, identificação do servidor responsável e natureza dos dados acessados.

De acordo com o projeto, nos casos em que essa comunicação ofereça riscos à integridade física do servidor responsável ou à eficácia das investigações e diligências relacionadas com o acesso aos dados, a mensagem eletrônica poderá ser enviada em até 360 dias.

Nos casos em que o acesso aos dados seja realizado com prévia autorização do secretário da Receita Federal no desempenho de atividade fiscalizadora, a mensagem será enviada em até 120 dias. Nos demais casos, ela será enviada imediatamente.

"O projeto estabelece um ponto de equilíbrio entre a proteção dos direitos fundamentais do cidadão e a outorga de poderes às autoridades fazendárias", afirmou o autor da proposta.

O projeto tramita em caráter conclusivo, rito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. O projeto perderá esse caráter em duas situações: - se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); - se, depois de aprovado ou rejeitado pelas comissões,  houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total). Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário. e será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Deixe seu Comentário

Leia Também

TODOS CONTRA A DENGUE
Governo de MS usará drones para encontrar possíveis criadouros do mosquito da dengue em terrenos
MUNDO DA MÚSICA
Dupla de MS briga com Naiara Azevedo por publicar música sem autorização
BONITO - MS - OPERAÇÃO DA PM E EXÉRCITO
Contra o coronavírus, PM e Exército fazem operação e 'fecham' entrada que dá acesso a Bonito (MS)
FEMINICÍDIO NO MS
Jovem de 26 anos é assassinada pela ex-marido com tiro no rosto em MS
CORONAVÍRUS NO MS
ATUALIZAÇÃO: MS tem 07 novos casos para coronavírus, sendo 02 deles jovens de 24 anos
Saúde da Mulher
Carreta do SESC Mulher encerra atividades em Bonito
EDUCAÇÃO
Escola de Águas recebe o nome do primeiro professor do distrito
Violência contra a mulher até quando?
Covarde espanca mulher e ameaça: ‘Se eu for preso, eu te mato’
Capital
Adolescente de 14 anos dá à luz em banheiro de UPA
Prazo
Detran/MS prorroga prazo de licenciamento que venceria em abril