Menu
segunda, 17 de maio de 2021
Busca
BONITO AGUAS DE BONITO JANEIRO

Proposta cria regras para seleção de diretor de escola pública

18 Mar 2011 - 14h08Por Agência Câmara de Notícias

 

A Câmara dos Deputados, em Brasília, analisa o Projeto de Lei 8011/10, do deputado Vitor Penido (DEM-MG), que estabelece diretrizes para seleção e indicação de diretores de escolas públicas. Pelo texto, só poderão se candidatar a diretor os titulares de cargo efetivo na carreira do magistério público que tiverem sido previamente aprovados em exame de certificação em gestão escolar.

O projeto obriga o órgão gestor da educação a fornecer periodicamente aos interessados cursos de formação em gestão escolar com duração mínima de 300 horas. Candidatos a diretor, no entanto, não serão obrigados a frequentar as aulas para realizar o exame.

Na opinião de Penido, o primeiro obstáculo à qualidade da educação no Brasil é a falta de preparo dos diretores para a gestão escolar. "Em geral, professores assumem a tarefa sem os conhecimentos necessários aos imensos desafios administrativos que vão enfrentar", afirma.

Etapas de seleção

A proposta estabelece as etapas do processo de seleção de diretores escolares da rede pública. Sempre que for necessária a seleção desses profissionais, o órgão dirigente da educação deverá publicar edital com prazo de inscrição. Os candidatos, previamente certificados, deverão apresentar plano de trabalho.

Na etapa seguinte, o conselho escolar realizará a seleção com base nos currículos dos interessados e na entrevista. Encaminhará, então, lista tríplice ao órgão dirigente para que proceda à indicação do diretor.

Metas de gestão

Uma vez indicado o titular da direção escolar, o órgão dirigente da educação deverá formalizar com ele acordo de resultados com as metas a serem atingidas pela escola. Caso as metas não sejam atingidas por mais de um ano letivo consecutivo, a escola deverá selecionar um novo diretor.

Para Penido, esse acordo com relação aos objetivos da escola representa etapa fundamental no processo de melhoria da qualidade do ensino no País. "Por meio dessa negociação devem ser acordadas metas relativas à redução do abandono escolar, aumento da aprovação e dos níveis de rendimento", exemplifica.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BONITO - GARIS FAZENDO BONITO
Garis do 'Programa Fazendo Bonito' também recebem cestas básicas em homenagem do SAS
VACINA + VACINAS
Mato Grosso do Sul recebe novo lote com 141.690 doses da vacina contra Covid-19
Bonito Seguro: Em maio, agentes do Sebrae voltam a visitar empresas do município BONITO SEGURO
Bonito Seguro volta em 2021 com ações em biossegurança e sustentabilidade
BONITO É OURO E BRONZE
BONITO conquista medalha de ouro e bronze em Campeonato Estadual de Jiu-Jitsu
VEJA COMO PARTICIPAR
Detran leiloa 180 veículos aptos para circulação com lances a partir de R$ 550, veja como participar
FEMINICÍDIO NO MS
Mulher é assassinada com facada no pescoço em MS
PROCESSO SELETIVO
Processo seletivo terá salários de até R$ 8,5 mil na prefeitura de Maracaju
PREVISÃO PARA SEMANA
PREVISÃO PARA SEMANA: Tempo firme, temperaturas em elevação e queda na umidade do ar
ACIDENTE NAS ESTRADAS
Veículo com cerca de 2 mil vacinas bate em carreta em MS
FUNTRAB BORA TRABALHAR
Em busca de emprego? Semana começa com 1.076 vagas disponíveis em 25 cidades de MS