Daqui a duas ou três semanas o governo irá enviar ao Congresso o projeto que cria o Pronatec, programa federal do ensino técnico que prevê aumento da rede pública de ensino técnico, parcerias com o Sistema S e financiamento estudantil para estudos em instituições privadas.
O anúncio foi feito pelo ministro Fernando Haddad durante audiência pública na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira. Ele disse que o projeto já foi redigido pelo Ministério da Educação, mas caberá à área econômica do governo decidir sua escala e o investimento necessário.
O Pronatec é uma promessa de campanha da presidente Dilma Rousseff, que se comprometeu a implantar o ensino médio tradicional aliado à educação profissionalizante.
Entre as ações já anunciadas, está a extensão do Fies (programa de financiamento estudantil) da graduação para cursos técnicos. Esse mecanismo permite que o aluno estude em instituições privadas e só pague as mensalidades depois de se formar.
Outra frente é a expansão das escolas do Sistema S, que reúne entidades como Sesc, Sesi e Senai, por meio de uma linha de financiamento do governo.
Por fim, também deverão ser expandidas as escolas técnicas públicas. Para isso, o programa do MEC que dá recursos para que Estados ampliem a sua rede será incluído na lei do Pronatec.
Além de alunos do ensino médio, trabalhadores da ativa e beneficiários do seguro-desemprego também estão entre o público-alvo do projeto
Deixe seu Comentário
Leia Também

Enfermeira da linha de frente é a primeira pessoa ser vacinada contra Covid-19 no Brasil
VACINAS APROVADASAnvisa aprova uso emergencial de vacina de Oxford e da Coronavac

ATENÇÃO BONITO: Estrada Rodovia do Turismo está interditada devido à chuva, veja o que fazer

PROTESTO NA CAPITAL: Carreata na Afonso Pena pede 'vacina já' e "fora Bolsonaro"

JARDIM: Homem é preso após incendiar carro por dívida de R$ 50

Confira o calendário atualizado do auxílio emergencial de janeiro 2021

Ocupação de leitos em UTI Covid continua alta nas cinco macrorregiões do Estado

EM LIVE, Prefeito com covid sente muita falta de ar, chora e diz que vai tomar medidas mais pesadas

Mais 13 óbitos e 1.316 exames positivos de Covid-19 nas últimas 24h em MS
