Menu
terça, 24 de junho de 2025
Busca
GARAJÃO

Programa de Prevenção ao Câncer de Mama e de Colo de Útero será lançado amanhã

21 Mar 2011 - 15h21Por Agência Brasil

 A presidenta Dilma Roussef anunciou hoje (21) que o Programa de Prevenção ao Câncer de Mama e ao Câncer de Colo de Útero será lançado amanhã (22) em Manaus (AM). “Sei, por experiência própria, que o câncer tem maior chance de cura quando é tratado no início”, afirmou.

Em seu programa semanal Café com a Presidenta, ela destacou que o governo federal vai garantir exames preventivos de câncer de colo de útero a todas as mulheres com idade entre 25 e 59 anos. Serão implantados 20 novos centros especializados em diagnóstico e tratamento da fase inicial da doença nas regiões Norte e Nordeste.

Hospitais de todo o país deverão ampliar o atendimento para tratamento de câncer por meio de serviços de radioterapia e de quimioterapia, entre outros. Serão instalados ainda 50 centros para confirmação de diagnóstico, com a  possibilidade de realização de biópsias. Segundo Dilma, os estados onde há menor oferta do serviço serão os primeiros beneficiados.

De acordo com a presidenta, laboratórios de todo o país serão incentivados a trabalhar conforme padrões internacionais de qualidade no combate à doença. “Um exame benfeito já é meio caminho andado”, explicou.

Para o diagnóstico do câncer de mama, o Brasil conta atualmente com 4 mil mamógrafos – metade deles na rede pública de sáude. Dilma avaliou que o número é “mais que suficiente” para garantir que mulheres com idade entre 40 e 69 anos façam o exame no prazo correto, mas admitiu que muitos aparelhos estão parados, com baixa produção e até mesmo encaixotados.

“Minha primeira orientação foi para que o Ministério da Saúde fizesse uma vistoria em todos os equipamentos de mamografia”, disse. De acordo com a presidenta, uma força-tarefa nos estados e municípios deverá assegurar que todos os mamógrafos estejam em funcionamento. O investimento total do governo federal no programa será de R$ 4,5 bilhões.

Leia Também

Junho Prata: Prefeitura de Bodoquena reforçar direitos e proteção aos idosos AÇÕES PREFEITURA DE BODOQUENA
Junho Prata: Prefeitura de Bodoquena reforçar direitos e proteção aos idosos
Lacen de MS conquista nota máxima em avaliação nacional de qualidade laboratorial Destaque
Lacen de MS conquista nota máxima em avaliação nacional de qualidade laboratorial
Jogos da Melhor Idade reforçam laços entre idosos-atletas de Mato Grosso do Sul Esporte
Jogos da Melhor Idade reforçam laços entre idosos-atletas de Mato Grosso do Sul
FFMS reúne clubes para definir formato do Sub-17 e consolida calendário da base em MS Esporte
FFMS reúne clubes para definir formato do Sub-17 e consolida calendário da base em MS
Bonito em Brasília acontece amanhã na capital do país Destaque
Bonito em Brasília acontece amanhã na capital do país
Brasileira que caiu em trilha de vulcão na Indonésia é encontrada morta Triste
Brasileira que caiu em trilha de vulcão na Indonésia é encontrada morta
SES reforça qualificação de agentes com curso nacional sobre arboviroses Oportunidades
SES reforça qualificação de agentes com curso nacional sobre arboviroses
Judiciário de MS celebra doação de 1 milhão de pães produzidos por detentos Em MS
Judiciário de MS celebra doação de 1 milhão de pães produzidos por detentos
Idoso dá dinheiro para criança antes de estuprá-la em MS Caso de Polícia
Idoso dá dinheiro para criança antes de estuprá-la em MS
Intimação de medidas protetivas por WhatsApp intensifica ações de combate ao feminicídio Segurança
Intimação de medidas protetivas por WhatsApp intensifica ações de combate ao feminicídio
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.