Menu
domingo, 25 de julho de 2021
Busca
BONITO AGUAS DE BONITO JUNHO

Presidenta assina o milionésimo contrato do Financiamento Estudantil

26 Ago 2013 - 10h00Por MEC

A presidenta da República, Dilma Rousseff, participou na última quinta-feira, 22, em São Paulo, da cerimônia que celebrou a assinatura de 1 milhão de contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O programa financia de 50% a 100% dos encargos educacionais do estudante, de acordo com sua renda familiar mensal bruta e do comprometimento dessa renda com os custos da mensalidade.

Para a presidenta Dilma Rousseff, o Fies representa para muitas pessoas a realização do sonho de fazer um curso superior. “As pessoas estão buscando e estão tendo a oportunidade de conseguir uma situação melhor no mercado de trabalho”, disse a presidenta.

De acordo com Mercadante, a expansão da oferta de vagas na educação superior é uma conquista para o país. “O Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] abriu as portas da universidade federal por meio do Sistema de Seleção Unificada, inclusive com as cotas”, disse. O Enem registrou em 2013 mais de 7 milhões de inscritos, enquanto são oferecidas 1,2 milhões de vagas no ensino superior. “O sistema precisa continuar se ampliando, precisamos de mais ProUni [Programa Universidade para Todos], mais Fies, mais verba para educação para atender essa demanda imensa”, concluiu.

Entre as principais mudanças realizadas no Fies, estabelecidas a partir de 2010, estão a redução dos juros para 3,4% ao ano, o aumento do prazo de carência para 18 meses, contados a partir da conclusão do curso, e a ampliação do prazo de quitação do financiamento, agora de três vezes o período financiado, acrescido de 12 meses. No caso de um curso com duração de quatro anos, por exemplo, após a carência, o aluno terá 13 anos para amortizar a dívida.

Podem requerer o financiamento estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação não gratuitos com boa conceituação no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), oferecidos por instituições de educação superior participantes do Fies.

Durante o período em que estiver cursando a faculdade e até o término da fase de carência do financiamento, o estudante pagará apenas prestações trimestrais de R$ 50,00. Professores e médicos que se formaram com o apoio do Fies poderão abater 1% da dívida por mês de trabalho.
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Foto: Mycchel Legnaghi - São Joaquim online FRIO INTENSO
Maior frio do ano? Temperaturas negativas, geada e até neve!
FOTO: NOTÍCIAS E CONCURSOS BOLSA FAMÍLIA 2021
Novo Bolsa Família de R$ 300 pode ser financiado; veja como
MACONHA BOI MACONHA
BOI MACONHA: Mais de 02 toneladas de maconha é apreendido em caminhão boiadeiro
HEMOSUL HEMOSUL
VAMOS DOAR: Hemosul Coordenador abre neste sábado das 7h às 17h para repor estoques de sangue
FRIO FRIO INTENSO
Frio chega com força e pode ser o mais intenso do século no Brasil
PANTERA EM AÇÃO BONITO - MS - VEREADO EM AÇÃO
Pantera destaca o atendimento ao pequeno produtor durante visita ao departamento em Bonito (MS)
BONITO - MS - A RETOMADA
Depois de um ano de desafios e restrições, turismo já dá sinais de retomada em Bonito (MS)
BONITO - PMA BONITO - NOVA SEDE PMA
PMA ganha terreno de 4.000 m² e terá nova Sede ampla com 630 metros quadrados em Bonito (MS)
VACINA CORONAVÍRUS EM MS
ALERTA: Não é momento de descuidar, taxa de contágio tem leve aumento em MS
CASO DE POLÍCIA
Ladrão causa curto-circuito ao furtar fios de um poste de energia em MS