Menu
segunda, 17 de maio de 2021
Busca
BONITO AGUAS DE BONITO JANEIRO

População da Região Sudeste é a que menos confia na polícia, diz estudo

30 Mar 2011 - 13h13Por Estadão.com

O Sistema de Indicadores de Percepção Social (Sips) sobre segurança pública, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), aponta que os habitantes da Região Sudeste são os que menos confiam nas polícias de seus Estados. Somente 3% dos entrevistados afirmaram ter muita confiança nas polícias Militar e Civil. Segundo a pesquisa, divulgada nesta quarta-feira, 30, 75,15% disseram confiar pouco ou não confiar na atuação das polícias.

No Nordeste, o grau de alta confiança nas polícias estaduais chega a 5,8%, o mais elevado entre as cinco regiões brasileiras. Já o índice de baixa confiança chega a 70,15%.

No Sul, o percentual dos que confiam muito no trabalho policial é 3,4%, inferior à média nacional (4,19%). A região tem 228 policiais para cada grupo de 100 mil habitantes, abaixo da média nacional (273 policiais por 100 mil habitantes).

No Norte, apenas 4,45% dos entrevistados disseram confiar muito na atuação das polícias. Na Região Centro-Oeste, o grau de alta confiança nas polícias é 4,5%. Em todo o país, a região tem a maior média de policiais por habitante (quase 600 por 100 mil moradores).

A pesquisa do Ipea também avaliou os serviços comumente prestados pelas instituições policiais. Na Região Sul, a cada mil cidadãos que precisaram acionar a polícia por algum motivo, 496 avaliaram o atendimento como bom ou ótimo. A média nacional é 435.

Na Região Centro-Oeste, cerca de 400 usuários declaram aprovar o serviço prestado, em cada grupo de mil que precisaram entrar em contato com a polícia ao menos uma vez. No Sudeste, a média dos que avaliaram bem os atendimentos feitos pelas polícias chega a 424 por mil usuários.

O estudo aponta que na Região Norte a população não faz uma boa avaliação dos atendimentos policiais, com uma taxa de aprovação dos atendimentos de apenas 354 por mil usuários, a menor do país. No Nordeste, a avaliação só não é tão positiva quanto a feita pela população da Região Sul. São 463 avaliações favoráveis em cada mil atendimentos

Deixe seu Comentário

Leia Também

BONITO - GARIS FAZENDO BONITO
Garis do 'Programa Fazendo Bonito' também recebem cestas básicas em homenagem da SAS
VACINA + VACINAS
Mato Grosso do Sul recebe novo lote com 141.690 doses da vacina contra Covid-19
Bonito Seguro: Em maio, agentes do Sebrae voltam a visitar empresas do município BONITO SEGURO
Bonito Seguro volta em 2021 com ações em biossegurança e sustentabilidade
BONITO É OURO E BRONZE
BONITO conquista medalha de ouro e bronze em Campeonato Estadual de Jiu-Jitsu
VEJA COMO PARTICIPAR
Detran leiloa 180 veículos aptos para circulação com lances a partir de R$ 550, veja como participar
FEMINICÍDIO NO MS
Mulher é assassinada com facada no pescoço em MS
PROCESSO SELETIVO
Processo seletivo terá salários de até R$ 8,5 mil na prefeitura de Maracaju
PREVISÃO PARA SEMANA
PREVISÃO PARA SEMANA: Tempo firme, temperaturas em elevação e queda na umidade do ar
ACIDENTE NAS ESTRADAS
Veículo com cerca de 2 mil vacinas bate em carreta em MS
FUNTRAB BORA TRABALHAR
Em busca de emprego? Semana começa com 1.076 vagas disponíveis em 25 cidades de MS