Menu
domingo, 25 de julho de 2021
Busca
BONITO AGUAS DE BONITO JUNHO
BONITO - MS - MUITA ARTE NO PAVILHÃO DO FEST

Pavilhão das Artes integra artesãos de todo canto do Brasil no Festival de Inverno em Bo

O Pavilhão das Artes recebe desde a noite de quarta-feira (31) o público do Festival que quer conhecer – e

2 Ago 2013 - 06h55Por Notícias.MS

O Pavilhão das Artes recebe desde a noite de quarta-feira (31) o público do Festival que quer conhecer – e comprar – peças produzidas por mãos hábeis e mentes criativas. Espaço dedicado ao artesanato feito das mais diversas formas, o pavilhão é um lugar de integração entre artesãos de Bonito, de outros cantos de Mato Grosso do Sul e de diversos lugares do Brasil.

Para decorar o quarto, a sala, a varanda? Tem muita coisa. Peças funcionais – como um calendário, um relógio de parede, um cabideiro – bem originais, que só você tem e vai fazer sucesso entre os amigos? Também tem. Bijuterias? Aos montes. E outras lindas produções que parecem ter sido feitas especialmente para saírem de Bonito embaladas como presente.

Também tem novidades que a cada ano chegam em diferentes propostas, e sucessos de público que retornam para atender o gosto dos visitantes do Festival. Direto do Espírito Santo, do bairro de Goiabeiras – que abriga a produção das legítimas panelas de barro capixabas – dona Lucilina Lucidato de Carvalho veio pela primeira vez. As famosas panelas já foram sucesso de vendas entre o público do Festival nas duas outras edições, mas a “mestra”, como ela faz questão de definir seu trabalho, está conhecendo Mato Grosso do Sul. E, apesar da longa viagem e de ter sido pega de surpresa pelo frio, diz que valeu a pena. A produção da paneleira está à mostra e à venda no estande dedicado ao Espírito Santo, junto a dezenas de outras peças de artesãos daquele Estado.

“Eu faço panela de barro praticamente desde que nasci. Sou da quarta geração de paneleiras. Minha bisavó fazia panelas, minha avó, minha mãe. Filha de paneleira já nasce fazendo. Quando a gente é pequena, faz as panelas pequenininhas”, conta, entusiasmada. No estande, no momento da venda, a mestra ensina ao comprador o uso correto do utensílio: “tem que esquentar, colocar duas colheres de óleo só no meio, e depois untar”. Aí, é utilizar, sem medo. As panelas originais, ela garante, não racham como outras, que são feitas de forma diferente da tradição original ou com barro que não o especial só existente naquele lugar.

Minas Gerais é outro Estado que mandou para Bonito uma mostra do talento de seus artesãos. Com ateliê em sua cidade Natal, Soledade de Minas, Marcelo Simões produz em madeira jogos e brinquedos educativos que despertam a curiosidade de crianças e adultos. São peças que fazem esquecer a tecnologia de tablets e celulares para pôr graça em jogos de manuseio e de estímulo ao raciocínio. “E uma das coisas interessantes é que é madeira ecológica, é tudo feito com painel de teca, que é produzido a partir de madeira de poda de árvores”, destaca o artista.

Pela primeira vez no Festival de Inverno de Bonito, o artesão mineiro se anima com a oportunidade de interagir com representantes de diversos lugares. “São muitos contatos que fazemos. Vim de uma exposição em Recife onde fechei com três clientes, e aqui mesmo em Bonito já tem um lojista que vem para conhecer o trabalho”, conta.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Foto: Prefeitura de Bonito BONITO - MS - VANDALISMO NA PRAÇA
Vandalismo na Praça desperta indignação e prefeitura desenvolverá ações de fiscalização em Bonito
Mulheres forma mortas a tiros e motivação pode ser religiosa. (Foto: Ponta Porã News) CRIME EM MS
Mãe e menina de 11 anos são mortas durante atentado em MS
HORÁRIO DE VERÃO
HORÁRIO DE VERÃO: Setores fazem pressão para voltar após dois anos de extinção
Partes do carro ficaram jogadas na rodovia - Crédito: Gustavo Porto/EPTV ACIDENTE FATAL
Família em carro com placas de MS morre em grave acidente no interior de SP
FOI MULTADO?
Você foi multado? Saiba que pode ter até 40% de desconto no pagamento pelo Aplicativo, VEJA
MS CONTRATA AÇÕES DO GOVERNO DE MS
MS Contrata + abre pré-cadastro para programa de Microcrédito com juro zero
Foto: Mycchel Legnaghi - São Joaquim online FRIO INTENSO
Maior frio do ano? Temperaturas negativas, geada e até neve!
FOTO: NOTÍCIAS E CONCURSOS BOLSA FAMÍLIA 2021
Novo Bolsa Família de R$ 300 pode ser financiado; veja como
MACONHA BOI MACONHA
BOI MACONHA: Mais de 02 toneladas de maconha é apreendido em caminhão boiadeiro
HEMOSUL HEMOSUL
VAMOS DOAR: Hemosul Coordenador abre neste sábado das 7h às 17h para repor estoques de sangue