Menu
terça, 14 de janeiro de 2025
Busca
Barbearia

Parlamentares querem maior participação da mulher na política

4 Mar 2011 - 13h01Por Boni Miranda / Bonito Informa - com informações da Agência Câmara

Em sessão solene realizada nesta semana no Congresso em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que acontecerá no dia 8, terça-feira de Carnaval, deputadas e senadoras presentes reivindicaram maior participação efetiva das mulheres nas decisões políticas do País.

As parlamentares defenderam uma reforma política que inclua a mulher nos espaços de decisão. “Queremos uma lista (partidária) em que haja mulheres e homens, divididos meio a meio. Defendemos que o financiamento seja público e os partidos cumpram a decisão da minirreforma eleitoral que destina 5% do fundo partidário para a formação de novas lideranças femininas”, afirmou a coordenadora da bancada feminina na Câmara, deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP).

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) também apontou o voto em lista como a forma mais rápida de aumentar a presença feminina no Parlamento. “Não podemos considerar que há uma democracia efetiva em um País que tem metade das eleitoras mulheres, mas uma sub-representação feminina na política”, disse Grazziotin.

Apesar da desvantagem numérica, Grazziotin citou, entre as conquistas recentes no campo político, a eleição da presidente Dilma Rousseff e a escolha da deputada Rose de Freitas (PMDB-ES) para a 1ª vice-presidência da Câmara.

Leia Também

Saúde discute estratégias para enfrentamento das arboviroses em Mato Grosso do Sul Política
Saúde discute estratégias para enfrentamento das arboviroses em Mato Grosso do Sul
Polícia Civil identifica e prende suspeito de furtos de bicicletas em MS e recupera objetos Caso de Polícia
Polícia Civil identifica e prende suspeito de furtos de bicicletas em MS e recupera objetos
Apenas 12 candidatos conseguem nota máxima; número é o menor em dez anos Enem 2024
Apenas 12 candidatos conseguem nota máxima; número é o menor em dez anos
Jovem é presa por tentar golpear sogra com facão  Em MS
Jovem é presa por tentar golpear sogra com facão
Barbosinha 'passa bastão' para Riedel e juntos já começam a planejar os desafios do Estado para 2025 Política
Barbosinha 'passa bastão' para Riedel e juntos já começam a planejar os desafios do Estado para 2025
Seleção complementar para o Exército Brasileiro acontece no CMU nos dias 4 e 5 de fevereiro Em Bonito
Seleção complementar para o Exército Brasileiro acontece no CMU nos dias 4 e 5 de fevereiro
Guarda Municipal fez a segurança da festa de Reis no distrito Águas do Miranda Segurança
Guarda Municipal fez a segurança da festa de Reis no distrito Águas do Miranda
Torneio de Reis no Distrito Águas do Miranda marca início do calendário esportivo 2025 Em Bonito
Torneio de Reis no Distrito Águas do Miranda marca início do calendário esportivo 2025
Motociclista bate em carro e tem perna amputada em MS Triste
Motociclista bate em carro e tem perna amputada em MS
Mulher morta em acidente é médica recém-formada em MS Triste
Mulher morta em acidente é médica recém-formada em MS
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.