O novo substitutivo do Projeto de Lei Geral da Copa (PL 2.330/11) exclui os indígenas do direito à meia-entrada nos jogos da competição, que será disputada no Brasil em 2014. Pelo novo texto, os idosos, estudantes e participantes do Programa Bolsa Família dependerão de sorteio para ter direito aos ingressos da Categoria 4, com desconto de 50%, para a Copa do Mundo e a das Confederações, marcada para 2013. A previsão anterior era que esses ingressos custariam R$ 50.
O parecer com as alterações ao texto anterior foi entregue ontem (27) pelo relator, deputado Vicente Cândido (PT-SP), e será votado hoje (28) na Comissão Especial da Câmara encarregada de examinar o projeto.
De acordo com o substitutivo, a Fifa colocará à disposição do público, nas diversas fases de venda, ao menos, 300 mil ingressos da Categoria 4 para os jogos da Copa do Mundo e 50 mil para os da Copa das Confederações. Nass outras três categorias de ingressos que serão oferecidos para as duas competições não haverá desconto.
Os índios perderam o direito à meia-entrada na nova versão do substitutivo, assim como os proprietários de armas de fogo que aderirem à campanha do desarmamento, entregando suas armas ao governo. Pela versão apresentada ontem, os ingressos para eles “serão objeto de acordo entre o Poder Público e a Fifa”.
Os deficientes físicos também não foram beneficiados com os ingressos da Categoria 4. Sobre eles, no Parágrafo 5º, o substitutivo diz apenas que “os entes federados e a Fifa poderão celebrar acordos para viabilizar o acesso e a venda de ingressos para pessoas portadoras de deficiência, considerada a existência de instalações adequadas e específicas nos locais oficiais de competição”.
A comprovação da condição de estudante, para a compra dos ingressos com desconto é obrigatória e se dará mediante a apresentação da Carteira de Identificação Estudantil, conforme modelo único nacionalmente padronizado pelas entidades nacionais estudantis, com certificação digital.
Leia Também

Venha Viver um Contato Singular com a Natureza na Nascente Azul em Bonito - MS

Documentário sobre fé, doçura e resistência no Pantanal terá premiere no Festival América do Sul

Novo regramento ambiental e monitoramento via satélite ajudam a reduzir supressão vegetal no Pantana

Onça-pintada capturada no Pantanal é transferida para área específica de fauna silvestre em SP

Denúncias e reclamações sobre terrenos baldios devem ser feitas pelo número da Vigilância Ambiental

Prefeitura de Bonito homenageia profissionais da limpeza urbana no Dia do Gari

Prefeitura de Bonito convoca moradores para definir melhorias no bairro Solar dos Lagos

Governo de MS publica revisão anual dos salários dos servidores estaduais

Perseguição termina com apreensão de 200 kg de maconha e antena Starlink em MS
