Menu
tera, 11 de agosto de 2020
BANNER ANNA
Busca
ZAP INFORMÁTICA

Nobel da Paz de 2011 tem número recorde de candidatos

2 Mar 2011 - 11h05Por Veja

O comitê do prêmio Nobel anunciou nesta terça-feira que há 241 candidatos ao Nobel da Paz de 2011, um número recorde na história do prêmio. Dos indicados, 188 são pessoas e 53, organizações. O anterior recorde havia sido registrado em 2010, quando 237 indicados disputaram o prêmio. Na lista de concorrentes de 2011 estão o site WikiLeaks, um dissidente político cubano e líderes das revoltas nos países árabes. 

O regulamento do Nobel estabelece o prêmio da Paz pode ser disputado por autoridades e líderes sociais e políticos. Entre os aspirantes à honraria deste ano estão, além do WikiLeaks de Julian Assange, a organização católica Comunidade de Sant'Egidio, a presidente liberiana Ellen Johnson-Sirleaf, o ativista cubano Oswaldo Payá e o ex-chanceler alemão Helmut Kohl, além de Svetlana Gannushkina, que comanda uma ONG russa de defesa dos direitos humanos. 

Um deputado norueguês anunciou ter proposto o WikiLeaks para o Nobel por considerar que o site criado pelo australiano Assange permitiu denunciar "a corrupção, os crimes de guerra e a tortura". Também figuram na lista dos indicados três homens considerados os criadores da internet - os americanos Larry Roberts e Vint Cerf e o britânico Tim Berners-Lee. Em 2010, o vencedor foi o ativista chinês Liu Xiabo, defensor dos direitos humanos em seu país 

O Nobel da Paz será entregue em Oslo em 10 de dezembro. O anúncio do ganhador sai em outubro. A lista de pretendentes não é exibida publicamente - os nomes revelados à imprensa são divulgados pelas pessoas que fizeram as indicações. Mas o porta-voz do Instituto, Geir Lundestad, adiantou que a edição 2011 será influenciada pelas revoltas no mundo árabe. "Recebemos várias propostas que refletem a situação que se observa na Tunísia, Egito e Líbia", explicou ele. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

HORÓSCOPO DO DIA
Horóscopo do dia: desta quarta-feira 12 de agosto de 2020
VÍTIMA CORONAVÍRUS
CORONAVÍRUS: Médica de 29 anos perde a vida para a covid-19 após ficar quase 30 dias da UTI
AÇÕES DO GOVERNO DO MS
Governo divulga resultado preliminar de processo seletivo para área da saúde
Turismo seguro
Bonito e região: saiba como o turismo está lidando com a covid-19
CRUELDADE
CRUELDADE: Grávida leva 22 facadas do marido e perde bebê
COVID-19
SÃO 16: Secretaria Municipal diz que Bonito teve um caso de Covid-19 duplicado
COVID-19
Bonito confirma mais 17 novos casos de covid-19; até ontem 119 pessoas já estavam curadas
BONITO - MS - BARREIRAS SANITÁRIAS
Barreiras Sanitárias começam nesta terça-feira nas duas entradas em Bonito (MS)
Instituto de Desenvolvimento de Bonito
IDB INFORMA: conheça o Pantanal com a segurança que precisa; desfrute da Fazenda San Francisco
Sorteio
Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 11 milhões nesta terça-feira