O prefeito eleito de Dourados, Murilo Zauith (DEM), que toma posse na quarta-feira (23) decidiu invocar para si a responsabilidade pela escolha dos nomes que vão integrar o secretariado da futura Administração. “Cobrem de mim o resultado do trabalho de cada um, sou eu quem estou escolhendo meus auxiliares”, anunciou Murilo, em entrevista ontem na rádio Grande FM, confirmando o que já vinha pregando durante a campanha eleitoral.
O novo prefeito já recebeu algumas críticas quanto a escolha do professor universitário Valteir Luiz Bettoni para a Secretaria de Educação e a enfermeira de carreira do Município, Silvia Bosso, para a Saúde. Na Educação havia uma disputa interna no PT entre a professora Deumeires Moraes, ligada ao deputado federal Antonio Carlos Biffi e a atual secretária Margarida Gaigher, embora ex-petista, porém com a simpatia do senador Delcídio Amaral. Para a Saúde, o atual secretário David Infante Vieira era cogitado a permanecer na função. Murilo ignorou as manifestações e escolheu, segundo ele, pelo critério de “competência técnica”.
Anunciados oficialmente
Também estão confirmados, e já foram anunciados oficialmente pelo novo prefeito, os nomes de Walter Benedito Carneiro Júnior, que acompanha Murilo desde 2002, para a Secretaria de Finanças; José Jorge Leite Filho, o Zito, por muitos anos assessor do deputado Londres Machado, para o Governo; Marinisa Mizoguchi, ex-colaboradora do ex-prefeito Braz Melo em Dourados e Vagner Piantoni em Ponta Porã, para a Administração; Antonio Luiz Nogueira, ex-secretário de Obras de Braz Melo e da prefeita interina Délia Razuk, para o Planejamento; Neire Colman, atual diretora regional do Sebrae em Dourados, para a Agricultura, Indústria e Comércio, e Ledi Ferla, ex-secretária do ex-prefeito Laerte Tetila, para a Assistência Social.
Funced
O músico Carlos Fábio, que faz dupla com o cantor Nildo Pacito nas noites douradenses, intérprete da canção “Meu Mato Grosso do Sul”, que depois foi adaptada para se transformar em tema de campanha do candidato Murilo Zauith ao Senado, vai responder pelo comando da Funced (Fundação Cultural e de Esportes) até que a Câmara aprove a criação da Secretaria de Cultura, proposta apresentada pela atual prefeita Délia Razuk e que será viabilizada pelo novo prefeito nos primeiros dias de mandato.
Obras e Serviços Urbanos
Para a Secretaria de Obras, Murilo vai confirmar o nome do engenheiro Jorge Luiz De Lúcia, que já ocupou a função durante o mandato do ex-prefeito Laerte Tetila. Ele tem o aval dos deputados Londres Machado e Zé Teixeira.
Já o advogado e empresário do setor de combustíveis Luiz Roberto Martins de Araújo, conhecido como “Beto Catalão”, será o novo secretário de Serviços Urbanos. Ele foi secretário geral da diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (Aced) e é irmão do atual procurador-geral do Município, Sérgio Henrique.
Gabinete e Procon
O suplente de vereador e atual servidor da Sanesul em Dourados, Antonio Carlos de Araújo Cruz, o “Toninho Cruz”, pode assumir a chefia de Gabinete com a posse do novo prefeito a partir de quarta-feira. Ele foi vereador na gestão do ex-prefeito Braz Melo e depois coordenou as campanhas a vereador do atual vice-presidente da Câmara, Gino Ferreira e do deputado estadual reeleito Zé Teixeira.
Para a coordenação municipal do Procon, órgão de acompanhamento da política de defesa do consumidor, é aguardado o retorno do ex-diretor Rosemar de Mattos Souza.
Guarda e PGM
O major Tonny Audry Zerlotti, atual comandante da Guarda Municipal de Dourados, por indicação pessoal do governador André Puccinelli ainda durante a gestão do prefeito afastado Ari Artuzi, também deverá ser substituído. O novo prefeito está sendo convencido pela corporação a escolher alguém do quadro, que pode ser o ex-candidato a vereador José Rubens Barbosa.
Na Procuradoria-Geral do Município é aguardada a confirmação do servidor de carreira, advogado Adilson Josemar Puhl, professor universitário da Unigran e da UFGD e que já exerceu a função durante a interinidade do juiz Eduardo Machado Rocha na Prefeitura, em setembro do ano passado.