Uma nova parceria foi firmada entre a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e o governo federal. A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) já garantiu a Mato Grosso do Sul a realização de cinco edições do curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária para este ano.
A Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária, órgão responsável pela implantação e mobilização de ações da filosofia da Polícia Comunitária no Estado, dará continuidade ao cronograma de cursos a partir do mês de abril. Os cursos com 40 horas/aula serão realizados em Campo Grande, Dourados, Jardim, Ponta Porã e Três Lagoas. O primeiro município a receber a capacitação será Campo Grande, de 25 a 29 de abril.
Realizado no Estado desde agosto de 2007, o curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária já capacitou mais três mil operadores de segurança pública e lideranças comunitárias na filosofia de Polícia Comunitária, que tem como principal bandeira a aproximação dos órgãos de segurança e população, visando a melhoria da qualidade de vida de todos.
Durante as atividades do curso, serão abordados temas como: Direitos Humanos, Gestão pela Qualidade na Segurança Pública, Mediação de Conflitos, Mobilização Social e Estruturação dos Conselhos Comunitários de Segurança. As temáticas abordadas são consideradas instrumentos democráticos de participação da comunidade na discussão dos problemas de segurança pública.
Cada edição do curso é destinada a 50 (cinquenta) participantes, com vagas distribuídas entre os órgãos competentes da estrutura estadual de Segurança Pública e membros da comunidade, com o objetivo de implementar as ações afirmativas de Polícia Comunitária.
Para mais informações sobre os cursos acesse www.sejusp.ms.gov.br/polcomunitaria ou ligue 3318-6800.