O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) descobriu esquema de fraude na comercialização de forrageiras – plantas utilizadas na alimentação de animais de criação – e suspendeu o comércio de 432 sementes de pastagem.
As 432 toneladas de semente da espécie Brachiaria humidícola estavam prontas para comercialização em vários municípios sul-mato-grossenses e foram apreendidas pela SFA (Superintendência Federal da Agricultura em Mato Grosso do Sul).
No esquema de fraude, os produtores inscreviam um campo de produção de sementes de forrageiras e exploravam irregularmente vários outros em localidades diferentes do informado.
Em alguns casos, a área era muito menor que a colhida, deixando de recolher a taxa referente à inscrição dos campos de sementes.
Todo o estoque de sementes foi lacrado e os responsáveis foram notificados para que apresentem a documentação sobre a exploração dos campos de sementes. Caso os documentos não sejam apresentados, a carga pode ser apreendida definitivamente e os infratores multados.
No último ano o preço das sementes de forrageiras de clima tropical tiveram um aumento médio de 300%.