Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
CHIQUINHO SORVETES

MEC quer criar Programa Mais Professores

22 Ago 2013 - 11h30Por Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) quer levar professores a escolas onde faltam docentes em ação semelhante ao Mais Médicos. O Mais Professores faz parte do Compromisso Nacional pelo Ensino Médio, apresentado hoje (21) pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, na Câmara dos Deputados. A criação do programa já havia sido comentada antes pelo ministro, mas é a primeira vez que é apresentado em detalhes.

Segundo Mercadante, o compromisso ainda está em fase de desenvolvimento e depende do Orçamento disponível. Entre as ações do programa, está a proposta de levar professores a escolas de municípios com índices de desenvolvimento humano baixos ou muito baixos e que tenham um baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) - índice calculado a partir do fluxo escolar e o desempenhos dos estudantes em avaliações nacionais.

A intenção é que, mediante o pagamento de uma bolsa, professores se disponham a reforçar o quadro dessas escolas. Para as escolas com baixo rendimento, a pasta quer atrair bons professores para melhorar o ambiente acadêmico. Caso não haja professores disponíveis na rede, o MEC cogita a participação de professores aposentados que queiram voltar às salas de aula.

Segundo Mercadante, as áreas com as maiores carências de professores são matemática, física, química e inglês. O ministro diz que as disciplinas representam cerca de 3% das matrículas de ensino superior, índice que tem se mantido constante. O Mais Professores, esclarece o ministro, ainda é uma proposta em aberto.

Além de atrair professores para áreas carentes, o compromisso propõe o aperfeiçoamento da formação continuada dos docentes, com o desenvolvimento de material didático específico e a criação da Universidade do Professor, uma rede que vai concentrar todas as iniciativas voltadas para a formação docente. Pretende-se que em um mesmo portal o professor possa acessar todos os cursos e programas disponíveis.

O compromisso prevê também um redesenho curricular do ensino médio, para que as disciplinas ensinadas tenham uma maior integração entre si. Para que o ensino seja melhorado, a pasta aposta na educação integral. Para 2013, segundo o ministro, está prevista a adesão de 5 mil escolas no ensino de dois turnos. No ano que vem, serão 10 mil centros de ensino.

Faz parte do compromisso a ação Quero ser Professor, Quero ser Cientista, com a oferta de 100 mil bolsas de estudo para jovens que queiram ingressar na área de exatas. Além disso, o ministério desenvolveu, em conjunto com pesquisadores, um kit para estimular o interesse pelas ciências. "Vamos distribuir os kits de ciências para alunos de toda a rede. Ele vai poder manipular, usar. É inspirado em alguns brinquedos, mas mais sofisticado e barato", explicou Mercadante.

Mercadante diz que o ensino médio é uma fase que precisa de atenção. "Andamos muito nos anos iniciais [do ensino fundamental], melhoramos nos anos finais e simplesmente atingimos a meta [do Ideb] no ensino médio. O que é pouco. Ainda precisamos de um salto de qualidade", disse.

Em 2012, 8.376.852 alunos estavam matriculados regularmente e 1.345.864 cursavam o ensino médio pelo Educação de Jovens e Adultos (EJA), de acordo com o Censo Escolar. A maioria das matrículas do ensino médio está na rede estadual de ensino (84,9%). As escolas privadas ficam com 12,7% das matrículas, as escolas federais com 1,5% e as municipais com 0,9%.

A defasagem idade-série ainda é alta, segundo o MEC, em 2012, dos estudantes matriculados no período, 31,1% têm idade acima do esperado para a série que cursam.

Leia Também

Homem é encontrado morto com tiro na cabeça no Anel Rodoviário de Mato Grosso do Sul Caso a esclarecer
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça no Anel Rodoviário de Mato Grosso do Sul
Competição de Dança de Salão dá início aos Jogos da Melhor Idade de 2024 Disputa
Competição de Dança de Salão dá início aos Jogos da Melhor Idade de 2024
Maciel Corrêa e Ases do Pantanal convidam população para o 2º Festival de Pesca Sucesso
Maciel Corrêa e Ases do Pantanal convidam população para o 2º Festival de Pesca
Conheça o Pastel Bonito, agridoce, com carne de jacaré, molho de guavira e requeijão. Pastel Bonito
Conheça o Pastel Bonito, agridoce, com carne de jacaré, molho de guavira e requeijão.
Suspeitos de matar funcionária de boate de MS por engano são presos no Mato Grosso Homicídio
Suspeitos de matar funcionária de boate de MS por engano são presos no Mato Grosso
Motorista de aplicativo diz que idoso segurou porta do carro antes de chegar no banco Caso de polícia
Motorista de aplicativo diz que idoso segurou porta do carro antes de chegar no banco
Homem foge de abordagem, bate moto em carro e jovem fica ferida em MS Fuga
Homem foge de abordagem, bate moto em carro e jovem fica ferida em MS
PM de Bonito prende motorista dirigindo embriagado e em alta velocidade Prisão em flagrante
PM de Bonito prende motorista dirigindo embriagado e em alta velocidade
Novo sistema de cadastramento para o Programa Precoce MS já está em vigor Novidade
Novo sistema de cadastramento para o Programa Precoce MS já está em vigor
Ministério Público cita lei de Paulo Corrêa para exigir prescrição médica legível em MS Política
Ministério Público cita lei de Paulo Corrêa para exigir prescrição médica legível em MS
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.