Mais de 2% dos prefeitos que foram eleitos em 2008 e tomaram posse em 2009 não estão mais no exercício do mandato, aponta um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) em todo o país. Dos 5.563 Municípios brasileiros, 126 tiveram troca de prefeito até fevereiro deste ano. Em Mato Grosso do Sul, dos 79 prefeitos, 3 foram afastados.
O principal motivo para as mudanças foi a cassação de mandato: 65,6% dos casos, o equivalente a 84 dos 128 casos registrados pela CNM. As cassações por infração à legislação eleitoral correspondem a 36,9% dos casos, e os atos por improbidade administrativa, a 38,1%.
Em 19 municípios o prefeito eleito faleceu – quatro foram assassinados, três morreram em acidentes e 12 faleceram por causas naturais. A renúncia para concorrer a outros cargos afastou 13 prefeitos e outros dois afastaram-se por problemas de doença.
Se a análise for feita por Estado, o Acre, em termos proporcionais, é o local onde houve a maior troca de prefeitos: 13,6%. Amazonas, Espírito Santo, Piauí e Mato Grosso do Sul completam a lista dos cinco primeiros.
O levantamento da CNM foi realizado a partir de dados da Justiça eleitoral, das associações estaduais de municípios e de uma pesquisa direta nas prefeituras, onde foram buscadas informações sobre os motivos de afastamento de cada prefeito. Até o fechamento do estudo, não houve de troca de prefeitos no Amapá, Alagoas e Roraima.
Metodologia
O levantamento da CNM foi feito a partir de dados da Justiça Eleitoral, das associações estaduais de Municípios e de uma pesquisa direta nas prefeituras, onde foram buscadas informações sobre os motivos de afastamento de cada prefeito.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Ações de enfrentamento ao coronavírus serão realizadas nesta semana em Bonito (MS)

Governo de MS distribui 2º lote da vacina contra COVID, veja quantas doses cada município recebeu

População de Miranda recebe alerta da Defesa Civil que rio Miranda atingiu cota de emergência

COLOCANDO A MÃO NA MASSA: Prefeito participa de mutirão de limpeza no Balneário Municipal de Bonito

BORA TRABALHAR: Funtrab oferta 2,6 mil vagas de emprego em 23 municípios de MS, confira aqui

FEMINICÍDIO: Homem mata esposa com 17 tiros após churrasco em fazenda de MS

Prefeito vê de perto a situação das famílias afetadas no Águas do Miranda e presta ajuda em Bonito

Governo investe R$ 3,6 mi em itens de prevenção à Covid-19 para a volta às aulas na Rede Estadual

VÍDEO: Recanto Ecológico Rio da Prata vira destaque no Jornal Nacional
