Menu
quinta, 5 de agosto de 2021
Busca
BONITO AGUAS DE BONITO JUNHO
BONITO - MS - CULTURA NO FESTIVAL

Intervenção de rua produz vídeo de grafiteiros, skatistas e rappers no Festival em Bonit

A atividade criativa que utiliza a linguagem audiovisual também está presente no 14º Festival de Inverno de Bonito

2 Ago 2013 - 06h50Por Notícias.MS

A atividade criativa que utiliza a linguagem audiovisual também está presente no 14º Festival de Inverno de Bonito. Dando espaço a três elementos do movimento do hip hop, grafiteiros, skatistas e rappers se apresentam ao lado da Praça da Liberdade fazendo manobras radicais, rimas e produzindo um painel com a arte do grafismo.

O trabalho integrado que está todo sendo gravado em vídeo vai fazer parte de uma mostra que retrata o passo-a-passo da criação de um painel de 12 metros que reúne grafite de quatro artistas. O trabalho é filmado, depois para por um processo de edição e postado na internet para mostrar o surgimento de uma nova linguagem audiovisual que vem crescendo.

O grafiteiro Rafael Mareco, 20 anos, que participa da Mostra R.U.A. (Mostra de Registros Urbanos Audiovisuais) responsável pela edição e ilustração editorial de vídeos, disse que pela primeira vez o grupo participa do Festival em Bonito e que foi convidado pela atuação no Festival América do Sul. “Nós já vínhamos registrando os grafites que estávamos fazendo desde o começo deste ano e apresentamos em Corumbá este trabalho. Estamos aqui para mostrar a arte de rua que temos feito”, relatou o grafiteiro.

A aceitação do movimento hip hop tem ganhado mais adeptos para Rafael Mareco. Para ele as pessoas têm visto um resultado nas produções. A ideia do projeto temático e de livre expressão criado para o Festival faz com que a população que frequenta a festa tenha um contato maior com a arte de rua. “O grafite hoje é mais reconhecido, com os vídeos mostrando as produções, as pessoas tem encarado esta arte como algo mais sério e estar neste Festival com um espaço dedicado à produção e arte da rua é muito gratificante”, ressaltou Rafael.

O painel reúne trabalho de quatro grafiteiros que através da livre expressão criaram imagens para o Festival utilizando somente tinta spray e latéx. “A nossa principal ideia é uma ‘pá de ideia’. Fizemos um personagem chamado de Seu Manuel para demostrar a diversidade que o Festival traz para Bonito com muitas tribos e muita arte diferente. Antes fazemos um esboço e na hora de fazer o trabalho vamos criando e combinando cores”, comentou o grafiteiro.

Mostra R.U.A

A Mostra R.U.A reúne profissionais que se dedicam à atividade criativa utilizando a linguagem audiovisual. Os videomakers também utilizam seu talento para registrar o que acontece nas cidades no âmbito sócio, artístico e cultural. Isso é observado nas redes sociais, nos festivais e mostras de cinema no mundo inteiro.

Em Mato Grosso do Sul coletivos, produtoras independentes e videomakers sempre estão nas ruas, com suas câmeras, registrando as experiências da Cultura Urbana. A intervenção proposta pelo Mostra R.U.A. traz para a programação do Festival performances dos graffiteiros Diego Verme, João Tatoo e Pedro Ópio; dos skatistas da Rema Board House e MCs do projeto Delta 9. Durante as intervenções os videomakers Rafael Torres e Rafael Mareco produzirão imagens ao vivo que farão parte de um filme que será exibido durante a programação do Festival no sábado (3).

Deixe seu Comentário

Leia Também

Câmara Municipal de Bonito - Sessão Ordinária BONITO - TRABALHO LEGISLATIVO
Confira o trabalho do seu vereador durante a sessão ordinária da Câmara de Bonito (MS)
BONITO - VACINAÇÃO COVID-19 BONITO - VACINA NO BRAÇO
BONITO vacina pessoas a partir de 24 anos nesta sexta-feira, veja horário e local
BONITO - MS - PARCERIA UFMS
Prefeitura estabelece parceria com a UFMS para cessão de uso de espaço físico da unidade de Bonito
BONITO - AÇÃO DA GUARDA MUNICIPAL
Guarda Municipal combate mais de 20 focos de incêndio só no mês de julho em Bonito
BORA PRA BONITO - MS
Águas de Bonito oferece muito conforto para seus melhores momentos na hospedagem em Bonito (MS)
TCHAU FRIO!!!
TCHAU FRIO: Nova onda de calor deve chegar na próxima semana, confira a previsão
Bombeiros controlam incêndio no carro do motorista de aplicativo  Foto: José Aparecido/TV Morena POR POUCO
Motorista de aplicativo sequestrado é tirado de porta-malas antes de carro ser tomado por chamas
POLÍCIA
Homem é encontrado durante a madrugada por garota de programa todo ensanguentado em MS
ESPORTE
Inscrições abertas para a 1ª Corrida Virtual de MOUNTAIN BIKE em cidade de MS, veja como participar
VACINA BONITO - MAIS VACINAS
Confira quantas doses do lote de 62 mil vacinas contra Covid BONITO e cidades do MS recebe