Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
labbonito
BONITO - MS - CULTURA NO FESTIVAL

Intervenção de rua produz vídeo de grafiteiros, skatistas e rappers no Festival em Bonit

A atividade criativa que utiliza a linguagem audiovisual também está presente no 14º Festival de Inverno de Bonito

2 Ago 2013 - 06h50Por Notícias.MS

A atividade criativa que utiliza a linguagem audiovisual também está presente no 14º Festival de Inverno de Bonito. Dando espaço a três elementos do movimento do hip hop, grafiteiros, skatistas e rappers se apresentam ao lado da Praça da Liberdade fazendo manobras radicais, rimas e produzindo um painel com a arte do grafismo.

O trabalho integrado que está todo sendo gravado em vídeo vai fazer parte de uma mostra que retrata o passo-a-passo da criação de um painel de 12 metros que reúne grafite de quatro artistas. O trabalho é filmado, depois para por um processo de edição e postado na internet para mostrar o surgimento de uma nova linguagem audiovisual que vem crescendo.

O grafiteiro Rafael Mareco, 20 anos, que participa da Mostra R.U.A. (Mostra de Registros Urbanos Audiovisuais) responsável pela edição e ilustração editorial de vídeos, disse que pela primeira vez o grupo participa do Festival em Bonito e que foi convidado pela atuação no Festival América do Sul. “Nós já vínhamos registrando os grafites que estávamos fazendo desde o começo deste ano e apresentamos em Corumbá este trabalho. Estamos aqui para mostrar a arte de rua que temos feito”, relatou o grafiteiro.

A aceitação do movimento hip hop tem ganhado mais adeptos para Rafael Mareco. Para ele as pessoas têm visto um resultado nas produções. A ideia do projeto temático e de livre expressão criado para o Festival faz com que a população que frequenta a festa tenha um contato maior com a arte de rua. “O grafite hoje é mais reconhecido, com os vídeos mostrando as produções, as pessoas tem encarado esta arte como algo mais sério e estar neste Festival com um espaço dedicado à produção e arte da rua é muito gratificante”, ressaltou Rafael.

O painel reúne trabalho de quatro grafiteiros que através da livre expressão criaram imagens para o Festival utilizando somente tinta spray e latéx. “A nossa principal ideia é uma ‘pá de ideia’. Fizemos um personagem chamado de Seu Manuel para demostrar a diversidade que o Festival traz para Bonito com muitas tribos e muita arte diferente. Antes fazemos um esboço e na hora de fazer o trabalho vamos criando e combinando cores”, comentou o grafiteiro.

Mostra R.U.A

A Mostra R.U.A reúne profissionais que se dedicam à atividade criativa utilizando a linguagem audiovisual. Os videomakers também utilizam seu talento para registrar o que acontece nas cidades no âmbito sócio, artístico e cultural. Isso é observado nas redes sociais, nos festivais e mostras de cinema no mundo inteiro.

Em Mato Grosso do Sul coletivos, produtoras independentes e videomakers sempre estão nas ruas, com suas câmeras, registrando as experiências da Cultura Urbana. A intervenção proposta pelo Mostra R.U.A. traz para a programação do Festival performances dos graffiteiros Diego Verme, João Tatoo e Pedro Ópio; dos skatistas da Rema Board House e MCs do projeto Delta 9. Durante as intervenções os videomakers Rafael Torres e Rafael Mareco produzirão imagens ao vivo que farão parte de um filme que será exibido durante a programação do Festival no sábado (3).

Leia Também

Circuito Gastronômico é um marco de referência para os sabores do Cerrado gastronomia
Circuito Gastronômico é um marco de referência para os sabores do Cerrado
Programa de ensino técnico e emprego destinado para mulheres está com inscrições abertas Até 1° de Maio
Programa de ensino técnico e emprego destinado para mulheres está com inscrições abertas
Morre homem atropelado por caminhão em Mato Grosso do Sul Acidente fatal
Morre homem atropelado por caminhão em Mato Grosso do Sul
Boletim de saúde: MS já tem 6,5 mil casos de dengue confirmados neste ano Dengue
Boletim de saúde: MS já tem 6,5 mil casos de dengue confirmados neste ano
Prefeitura entrega primeira unidade habitacional do programa Moradia de Área de Risco em Bonito Investimento
Prefeitura entrega primeira unidade habitacional do programa Moradia de Área de Risco em Bonito
Tendo Danilinho, ex-Flu, como reforço, Juventus de Bonito, quer fazer "bonito" em campeonato. COPA BRASÍLIA AMARELA DE FUTEBOL AMADOR
Tendo Danilinho, ex-Flu, como reforço, Juventus de Bonito, quer fazer "bonito" em campeonato.
Assassino de garota de programa cita bíblia e diz que a matou por ser 'impura' Interrogatório
Assassino de garota de programa cita bíblia e diz que a matou por ser 'impura'
Em Bonito: audiência pública apresenta o primeiro Plano Municipal de Cultura Evento Importante
Em Bonito: audiência pública apresenta o primeiro Plano Municipal de Cultura
Evento
SEMA realiza atividade sobre povos originários e mandioca com alunos da Rede Municipal de Ensino
Veículos de transporte escolar passam por vistoria em Bonito Segurança
Veículos de transporte escolar passam por vistoria em Bonito
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.