Menu
BANNER ANNA
tera, 25 de fevereiro de 2020
Busca

Inmetro alerta sobre o perigo do uso de óculos escuros

15 Mar 2011 - 08h14Por Douradosnews

Independente da idade, do sexo ou da época do ano, os óculos de sol já se tornaram parte do vestuário das pessoas, representam modernidade e beleza.

Mas, além de ser um ícone de moda, o acessório também é importante como instrumento de proteção contra os efeitos nocivos do sol - sobretudo num país como o Brasil, em que os índices de radiação atingem altos níveis. 


Segundo especialistas do Instituto Nacional de Metrologia e Normalização Industrial (Inmetro), é exatamente por esta última função que eles devem ser usados com muito critério. 

No artigo, "Óculos escuros - acessórios essenciais e ícones da moda", publicado ano passado no site da instituição, os especialistas explicam que as lentes funcionam como uma blindagem evitando que raios luminosos nocivos incidam na retina. Esses raios, segundo eles, da mesma forma que podem aumentar o índice de doenças de pele, podem elevar a incidência de doenças oculares como a catarata e doenças degenerativas de retina. 

Eles explicam também que a escuridão proporcionada pelas lentes inibe alguns mecanismos de defesa naturais que o olho humano possui contra a luminosidade. A pupila, por exemplo, que automaticamente se fecharia diante da luminosidade, mantém-se dilatada quando se utiliza lentes escuras. Ou seja, a reação natural do ser humano de fechar os olhos é comprometida pela utilização dos óculos de sol.

Portanto, se as lentes não protegem, os raios ultravioletas passam e afetam a retina de forma mais severa do que se não fosse usado nenhum tipo de proteção. 

Além disso, eles alertam que a utilização dos óculos de sol não deve escurecer de tal forma a visão, a ponto de prejudicar a capacidade do usuário de distinguir as cores - sobretudo as cores dos sinais de trânsito. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

LUTO NO MS
Governo de MS decreta luto de três dias por conta da morte de ex-prefeito
NÃO RESISTIU
Ex-prefeito de Amambai e secretário especial da Casa Civil não resiste e morre no Hospital
ASSASSINATO - FEMINICÍDIO
Mulher é assassinada pelo namorado com mais de 20 facadas na frente da filha em MS
ATENTADO
Ex-prefeito e secretário especial da Casa Civil sofre atentado em fazenda
Geral
Homem morre em foguete ao tentar provar que a Terra é plana
Cidades
Motorista sai da pista, derruba muro e invade quintal de residência
CORONAVÍRUS
Itália confirma terceira morte causada por coronavírus
ESFAQUEADO
Homem é encontrado caído com facada no pescoço em Campo Grande
BUSCAS
Bombeiros buscam por mulher desaparecida em rio de MS
Colisão
Batida entre carro e caminhonete deixa vítima presa às ferragens na MS-134