Menu
sexta, 26 de abril de 2024
Busca
MANIA PET
GERAL

Identidade Digital poderá ser emitida para todos os cidadãos cadastrados no ICN

Antes documento seria fornecido apenas para quem tinha cadastro na Justiça Eleitoral

9 Abr 2019 - 09h27Por DA REDAÇÃO

O DNI (Documento Nacional de Identidade) – Identidade Digital – poderá ser emitida também para os cidadão não individualizados – aqueles não cadastrados na Justiça Eleitoral. A emissão do documento tem previsão para começar no segundo semestre de 2019.

 

De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a Identidade Digital, antes poderia ser emitida para os eleitores cadastrados na base de dados da Justiça Eleitoral, mas o programa ICN (Identificação Civil Nacional) irá coletar as informações biométricas dos cidadãos que não são cadastrados no sistema eleitoral.

Conhecido na legislação como DNI, o documento no primeiro momento será lançado apenas para tablets e smartphones. Em seguida será incorporado aos documentos de identidade expedidos pelos estados.

 

Ainda conforma o TSE, a Identidade Digital contará com um número de identificação – interno e individual para cada cidadão – que terá nove dígitos, e também exibirá a numeração de outros documentos, como a do CPF.

 

Segurança

 

A Identidade Digital, substituirá qualquer outro documento. O documento garantirá que ninguém tente se passar por outra pessoa na hora da identificação em qualquer instituição pública ou privada. Isso só será possível porque o DNI utilizará dados biométricos que são únicos em cada cidadão.

A nova identidade obedecerá a padrões, procedimentos e elementos de proteção, com o objetivo de garantir a integridade e a autenticidade de seu conteúdo. O documento será gerado e poderá ser autenticado mediante processo de verificação de chaves de segurança em um servidor protegido.

Os dados que aparecerão nos dispositivos móveis aos cidadãos serão criptografados, o que também aumenta o resguardo da informação. Esses dados em “códigos” só podem ser corretamente lidos por quem possui uma espécie de “chave” para o segredo.

O aplicativo apresentará ainda um QR Code, que será criado de forma dinâmica a cada novo acesso, mantendo os dados de validação vinculados à data e à hora de sua geração. Além disso, o DNI mostrará no canto superior direito, como marca d’água, um código de verificação contendo 20 caracteres, precedido da data e da hora em que foi gerado.

 

Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.