Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
parque das cachoeiras
FESTIVAL DE BONITO

Festin Bonito: Túnel Lúdico terá 700 luas para contar lendas e história de amor

A ambientação que receberá os visitantes no 14º Festival de Inverno de Bonito promete surpreender.

16 Jul 2013 - 13h22Por Notícias MS

A ambientação que receberá os visitantes no 14º Festival de Inverno de Bonito promete surpreender. Um túnel de 110 metros no percurso entre a Praça da Liberdade e a Grande Tenda, na cor azul, terá como tema a Lenda regional das 700 Luas, entre outras da região.

Durante o trajeto será possível ler a cada pórtico frases que compõem uma linda história de amor, mas o mais surpreendente serão as 700 bolas brancas de dimensões diferentes, que representarão as luas e comporão um céu mágico e surreal. Também haverá uma iluminação especial, reforçada por luz negra que acenderá as bolas à noite e vasos com arbustos, que vão emoldurar os painéis com paisagens da região, onde se verá impressa toda a sequencia da lenda.

Em versões anteriores o Festival já tratou de temas como as águas de Bonito, sua flora e fauna, homenagens a Ney Matogrosso e Manoel de Barros. Mas este ano a ideia da curadoria do evento foi retratar a lenda local.

Segundo o cenógrafo do túnel, José Carlos Serroni, a intenção é que no final, durante a desmontagem do túnel, as crianças possam confraternizar no local. “E por que não levar uma lua de lembrança?”, propõe.

 

          

             A lenda das 700 Luas

Houve uma época em que toda a região da Serra da Bodoquena era habitada por um povo admirável e especial que acreditava que o Homem era um ser singular, criado por um Deus sábio, que colocara em cada um de nós entranhas com muita energia, livre arbítrio e sentimentos constantes. Esse povo formava a brava e poderosa nação Terena, livre, soberana e crente em suas tradições.

Entre os valores que cultuavam, um se sobressaia: o amor. E nada era mais importante, nada era mais verdadeiro, nem mais divino. Era parte da cultura, acreditar que pelo amor valia a pena viver ou, se necessário, morrer. Foi devido a essa crença, que toda a história acontece.

Cacai era a mais linda jovem de todas as terenas e pertencia a uma tribo localizada próxima a Gruta do Lago Azul, mas guerreiros de todas as tribos já tinham ouvido falar dela e de seus encantos. Havia muitos pretendentes e admiradores.

Um dia, um jovem cacique daquela tribo resolveu que chegara o momento de arrumar uma companheira e escolheu Cacai. Seguindo a tradição, convidou-a para o pacto das 700 luas, onde o noivo e a noiva faziam um trato de que durante 700 luas iriam se conhecer e em seguida decidiriam quanto às núpcias. A decisão era soberana e livre como cabia a todos os terenas - homem ou mulher.

A negativa era aceita com naturalidade e com respeito por toda a tribo e se a decisão fosse pelo casamento, o pacto era consumado num ritual de amor e fidelidade eterna. O ritual era realizado no interior da Gruta do Lago Azul, onde eram pronunciadas as palavras mágicas que só os velhos terenas conheciam. A decisão era a mais importante na vida de um terena. Não podia haver erro. A união era indissolúvel, nem a morte os separavam. Acreditava-se na existência de uma alma imortal.

Transcorria o namoro de Cacai com o jovem chefe da tribo, como era do costume daquela gente, mas o "Deus do destino", que coloca os sentimentos no coração das pessoas, tinha outros planos para Cacai.

Um certo dia, um estrangeiro virou prisioneiro da tribo. Ele tinha a pele clara e carregava nos olhos um brilho que Cacai jamais vira. Os seus cabelos castanhos apresentavam mechas brancas revelando que aquele guerreiro forte e ágil era quase um ancião. Cacai cuidou de seus ferimentos, ensinou-lhe a sua língua, conquistou a sua alma e descobriu o verdadeiro amor de sua vida.

Quando se passaram as 700 luas, a resposta de Cacai foi de que não se casaria com o chefe da tribo. E ele, inconformado e enfurecido, obrigou a realização do ritual, contrariando a sagrada tradição terena.

O pacto foi realizado e para desespero de Cacai, as palavras mágicas foram pronunciadas. Não havia mais esperanças para Cacai e seu amado. Qualquer mulher que quebrasse o sagrado juramento teria o seu coração transpassado por uma flecha terena. Cacai sabia disso, mas sabia também que devia obediência ao valor supremo do amor. Curvou-se a ele.

Naquele mesmo dia fugiram numa canoa, descendo o Rio Formoso.

O cacique reuniu seus guerreiros e cumpriu-se a maldição. O sangue de Cacai e seu amado foram tornando a água do Formoso cada vez mais limpa e a última gota foi derramada. Todo o rio e até seus afluentes estavam com a água cristalina e transparente como fora o coração de Cacai.

Naqueles dias em que parece que o vento parou e apenas uma leve brisa penetra a solidão e a flor do ipê fica mais colorida; quando a água sombria do Lago fica mais azul e se torna alegre com um pássaro solitário que vem refrescar suas penas e cortejar o perfume duma Cacai que nossos olhos não vêem, mas que lá está; num dia assim tão especial, quando o Poeta vem colher, numa canção, aquela outra messe que os campos produzem; nesses dias é possível ouvir os sussurros de amor de Cacai e seu amado imortal.

Está lá no fundo da gruta, está nas cachoeiras, no fundo das águas do rio, está em todo o lugar, é só prestar atenção.

Divulgação

Leia Também

Aquário de Bonito encerrará suas atividades após 16 anos de encanto subaquático
Turismo
Aquário de Bonito encerrará suas atividades após 16 anos de encanto subaquático
Oportunidade: Processo seletivo é aberto para motoristas de ônibus escolar e veículos pesados PROCESSO SELETIVO
Oportunidade: Processo seletivo é aberto para motoristas de ônibus escolar e veículos pesados
TRÁFICO: Com farol de carreta apagado, traficante levava R$ 60 milhões em cocaína TRÁFICO DE DROGAS
TRÁFICO: Com farol de carreta apagado, traficante levava R$ 60 milhões em cocaína
LUTO NA EDUCAÇÃO: Professora dedicada, Lucimara batalhou contra o câncer e fez história em escola LUTO NA EDUCAÇÃO
LUTO NA EDUCAÇÃO: Professora dedicada, Lucimara batalhou contra o câncer e fez história em escola
Procurado pela justiça é preso pela GMB no loteamento Rio Bonito BONITO - POLÍCIA
Procurado pela justiça é preso pela GMB no loteamento Rio Bonito
Trabalhador que morreu afogado na divisa com Goiás tinha 36 anos e era de MS Triste
Trabalhador que morreu afogado na divisa com Goiás tinha 36 anos e era de MS
Polícia Militar inicia o PROERD nas Escolas Estaduais em Bonito Segurança
Polícia Militar inicia o PROERD nas Escolas Estaduais em Bonito
Ex-militar que matou a esposa é condenado em novo julgamento a mais de 24 anos de prisão em MS Julgamento
Ex-militar que matou a esposa é condenado em novo julgamento a mais de 24 anos de prisão em MS
PMA inicia operação com foco na prevenção e repressão à pesca predatória Fiscalização
PMA inicia operação com foco na prevenção e repressão à pesca predatória
Ações ambientais em alusão ao Dia da Água envolvem a comunidade em Bonito Ação do bem
Ações ambientais em alusão ao Dia da Água envolvem a comunidade em Bonito
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.