Menu
sexta, 26 de abril de 2024
Busca
FARMÁCIA EM BONITO
GERAL

Estão abertas as inscrições gratuitas para o Curso de Introdução à Arquivística

3 Jun 2019 - 13h11Por DA REDAÇÃO


 

O Arquivo Público Estadual de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Superintendência de Gestão Documental da SAD e UEMS, realiza o Curso de Introdução à Arquivística como parte da 3ª Semana Nacional de Arquivos, organizada pelo Arquivo Nacional em todo o País.

O curso acontece no dia 8 de junho de 2019, das 7h30 às 11h30, no Centro Cultural José Octávio Guizzo. Serão oferecidas 50 vagas. As inscrições estão abertas e são gratuitas. O curso atende demanda apresentada pela sociedade, por conta da carência de formações nesta área.

A arquivística ou arquivologia é uma ciência que estuda as funções do arquivo e também os princípios e técnicas a serem observados durante a atuação de um arquivista sobre os arquivos. Relaciona-se com a ciência da informação.

Trata-se de uma ciência e disciplina que objetiva gerenciar todas as informações que possam ser registradas em documentos de arquivos. Para tanto, utiliza-se de princípios, normas, técnicas e procedimentos diversos, que são aplicados nos processos de composição, coleta, análise, identificação, organização, processamento, desenvolvimento, utilização, publicação, fornecimento, circulação, armazenamento e recuperação de informações.

O curso vai abordar breve história da arquivística; pesquisa em acervos documentais; legislação documental; representação da informação – do analógico ao digital e valoração dos documentos – avaliação documental.

As ministrantes serão as professoras Dr.ª Kátia Cristina Nascimento Figueira (Historiadora, Professora do Mestrado ProfEduc/UEMS) e especialista Doralice Martins (Historiadora, Pós-Graduada em Gestão Pública, Superintendente de Gestão Documental/SAD).

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdaeXGPOLavP2mVipzs6L314Uugq2Cv1mSoGI-aTzzh9bxLsw/viewform É importante informar o endereço de e-mail correto para receber a confirmação de inscrição e materiais de apoio do curso, informações e lista de espera pelo e-mail arquivo@fcms.ms.gov.br

Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.