Localizado na cidade de Bodoquena, a 55 km do centro de Bonito, o atrativo é um dos mais procurados por quem quer conhecer as mais lindas cachoeiras da região.
O passeio, que fica bem na Serra da Bodoquena e é mundialmente conhecido, agora tem uma novidade: a ‘Trilha Discovery’ que vai proporcionar pura adrenalina e encanto com a natureza ao longo dos seus 6,5 quilômetros de extensão. Durante o percurso, o visitante vai ter 15 pontos de contemplação e 9 de banho. A famosa Escada do Paredão com os 886 degraus não fará parte do percurso da nova trilha.
O trajeto já existe desde 2003 e foi utilizado uma única vez, em 2007, por quase quatro semanas devido uma seca muito forte na região de Bonito. Desde então, a trilha ficou intacta, escondida, esperando o momento de ser novamente descoberta para poder então mostrar sua infinita beleza.
CONHEÇA O PASSEIO
Chegando à fazenda, o visitante é recepcionado com um delicioso café da manhã, em seguida, é apresentado ao seu guia de turismo. O profissional mostra um vídeo e explica sobre as informações relevantes do passeio.
Ao longo da nova trilha, o visitante vai ter acesso a 15 pontos de contemplação, entre cachoeiras e quedas d´água, sendo 9 pontos para banho: Recanto da Lontra, Laje do Piau, Estreito do Curimba, Cachoeira da Fonte, Cachoeira Boca da Onça, Praia da Boca da Onça, Garganta da Arara, Poço da Lontra e o irresistível Buraco do Macaco. Vale ressaltar que todo passeio é acompanhado por guias de turismo experientes.
Uma das paradas para contemplação e banho é a famosa cachoeira Boca da Onça, que com 156 metros, é considerada a mais alta de todo Estado. O lugar é muito bonito, com uma enorme queda d’ água caindo em uma piscina natural.
Depois, os visitantes seguem o trajeto e realizam diversas paradas para banho em diferentes e maravilhosos rios e cachoeiras. A cada parada você se encanta ainda mais com o visual do lugar. Algumas cachoeiras são proibidas para banho para conservação dos frágeis travertinos e tufas calcárias. Essas belas esculturas resultam da solidificação de material orgânico, como folhas e galhos através da ação da água e do depósito de calcário.
Um dos locais mais interessantes é a cachoeira Buraco do Macaco. O lugar, como o próprio nome diz é um buraco, formando uma espécie de "panela" por onde a água escorre para dentro da caverna. O visual é indescritível!
Durante o passeio, o visitante tem acesso a um centro de apoio, onde você pode comprar água, bebidas e lanchinhos. Neste ponto, é possível encerrar a caminhada, caso prefira. Alguns visitantes decidem voltar para a sede da fazenda, já outros, continuam o percurso. Quem estiver com receio de fazer todo o passeio devido ao trajeto, não precisa se preocupar: o centro de apoio aciona veículos para levar o visitante até o receptivo.
No trajeto você pode encontrar animais e aves silvestres, como tucanos, araras, garças, seriemas e diversos macacos, tamanduás e antas. Os guias também apresentam as árvores e plantas nativas. O passeio pode durar entre 4 a 5h. Ao finalizar o passeio, um saboroso almoço de fazenda aguarda os visitantes e já está incluso no pacote.
MAIOR RAPEL DE PLATAFORMA SUSPENSA DO BRASIL
Como se não bastasse toda beleza do passeio, o atrativo também fornece ao visitante uma descida de 90 metros de altura no penhasco de um dos rios mais límpidos de Mato Grosso do Sul.
O rapel de plataforma suspensa da Boca da Onça é considerado o maior do Brasil. Sua estrutura metálica tem 34 metros de comprimento e avança 15 metros sobre o paredão do cânion do rio Salobra. É uma opção atraente para turistas que gostam de admirar belezas naturais com grandes doses de adrenalina.
SUA SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR
As medidas de segurança adotadas no empreendimento incluem sistema de rádio comunicação, com uma estação repetidora na borda do maciço, acima do canion/vale do rio Salobra; caixas contendo maca, ataduras e rádio em pontos estratégicos da trilha (plataforma de rapel e ponto de apoio) para que o atendimento a possíveis acidentes seja o mais ágil possível. A via de remoção de possíveis acidentados vai depender do local onde porventura ocorrer o sinistro, podendo ser no estacionamento da trilha, estacionamento do rapel ou da via acesso ao quiosque.
Será feito um seguro de vida e para acidentes cobrindo todos os visitantes que estiverem nas dependências do atrativo.
AÇÕES SOCIAIS
A Boca da Onça através de sua proprietária apoia projetos de apoio a comunidade e por conta disso recebe alunos carentes de escolas da rede pública de Bodoquena e também de Bonito, bem como associações como a Pestalozzi, por exemplo.
Nessas ações, as crianças tomam café da manhã, almoçam, fazem o passeio completo de trilha com cachoeiras, sem custo algum.
Para tal ação, o passeio recebe o apoio dos guias de turismo que se tornam voluntários nesse projeto. E, através de uma pequena palestra, tentam mostrar para as crianças que é possível unir o turismo com a pecuária e ainda buscar através de ações sustentáveis, a conservação ambiental.
Leia Também

Governo de MS realiza leilão para concessão da Rota da Celulose na próxima quinta-feira

Ensino Médio da rede estadual conquista o melhor resultado de proficiência da história de MS

Bonito sorteia dos blocos e apartamentos do programa Minha Casa, Minha Vida

Acusado de esfaquear professora é localizado e preso em MS

Rapaz conhecido por cativar a todos morre em MS

Motociclista fica ferida após colisão com carro no centro de Bonito

Seis jogos fecharam a primeira fase do Campeonato Estadual Sub-13

Prefeitura faz alerta em Bonito sobre prevenção de HIV

Prefeito recebe diretores Geraldo Marques Filho e Cristalvo Freitas
