Menu
domingo, 19 de setembro de 2021
Busca
BONITO AGUAS DE BONITO JUNHO
BOCA DA ONÇA

ESPECIAL IDB: conheça a maior cachoeira do Estado e a nova trilha do passeio Boca da Onça Ecotour

Um dos passeios mais famosos na região de Bonito, Boca da Onça Ecotour, vai proporcionar um dia de contato intenso com a natureza, trilhas e muitas cachoeiras, dentre elas a própria Cachoeira Boca da Onça, a mais alta do Mato Grosso do Sul.

9 Dez 2019 - 10h18Por Anna Gomes/Bonito Informa

Localizado na cidade de Bodoquena, a 55 km do centro de Bonito, o atrativo é um dos mais procurados por quem quer conhecer as mais lindas cachoeiras da região.

O passeio, que fica bem na Serra da Bodoquena e é mundialmente conhecido, agora tem uma novidade: a ‘Trilha Discovery’ que vai proporcionar pura adrenalina e encanto com a natureza ao longo dos seus 6,5 quilômetros de extensão. Durante o percurso, o visitante vai ter 15 pontos de contemplação e 9 de banho. A famosa Escada do Paredão com os 886 degraus não fará parte do percurso da nova trilha.

O trajeto já existe desde 2003 e foi utilizado uma única vez, em 2007, por quase quatro semanas devido uma seca muito forte na região de Bonito. Desde então, a trilha ficou intacta, escondida, esperando o momento de ser novamente descoberta para poder então mostrar sua infinita beleza.


CONHEÇA O PASSEIO

Chegando à fazenda, o visitante é recepcionado com um delicioso café da manhã, em seguida, é apresentado ao seu guia de turismo. O profissional mostra um vídeo e explica sobre as informações relevantes do passeio.


Ao longo da nova trilha, o visitante vai ter acesso a 15 pontos de contemplação, entre cachoeiras e quedas d´água, sendo 9 pontos para banho: Recanto da Lontra, Laje do Piau, Estreito do Curimba, Cachoeira da Fonte, Cachoeira Boca da Onça, Praia da Boca da Onça, Garganta da Arara, Poço da Lontra e o irresistível Buraco do Macaco. Vale ressaltar que todo passeio é acompanhado por guias de turismo experientes.


Uma das paradas para contemplação e banho é a famosa cachoeira Boca da Onça, que com 156 metros, é considerada a mais alta de todo Estado. O lugar é muito bonito, com uma enorme queda d’ água caindo em uma piscina natural.


Depois, os visitantes seguem o trajeto e realizam diversas paradas para banho em diferentes e maravilhosos rios e cachoeiras. A cada parada você se encanta ainda mais com o visual do lugar. Algumas cachoeiras são proibidas para banho para conservação dos frágeis travertinos e tufas calcárias. Essas belas esculturas resultam da solidificação de material orgânico, como folhas e galhos através da ação da água e do depósito de calcário.

Um dos locais mais interessantes é a cachoeira Buraco do Macaco. O lugar, como o próprio nome diz é um buraco, formando uma espécie de "panela" por onde a água escorre para dentro da caverna. O visual é indescritível!


Durante o passeio, o visitante tem acesso a um centro de apoio, onde você pode comprar água, bebidas e lanchinhos. Neste ponto, é possível encerrar a caminhada, caso prefira. Alguns visitantes decidem voltar para a sede da fazenda, já outros, continuam o percurso. Quem estiver com receio de fazer todo o passeio devido ao trajeto, não precisa se preocupar: o centro de apoio aciona veículos para levar o visitante até o receptivo.


No trajeto você pode encontrar animais e aves silvestres, como tucanos, araras, garças, seriemas e diversos macacos, tamanduás e antas. Os guias também apresentam as  árvores e plantas nativas. O passeio pode durar entre 4 a 5h. Ao finalizar o passeio, um saboroso almoço de fazenda aguarda os visitantes e já está incluso no pacote.


MAIOR RAPEL DE PLATAFORMA SUSPENSA DO BRASIL

Como se não bastasse toda beleza do passeio, o atrativo também fornece ao visitante uma descida de 90 metros de altura no penhasco de um dos rios mais límpidos de Mato Grosso do Sul.

O rapel de plataforma suspensa da Boca da Onça é considerado o maior do Brasil. Sua estrutura metálica tem 34 metros de comprimento e avança 15 metros sobre o paredão do cânion do rio Salobra. É uma opção atraente para turistas que gostam de admirar belezas naturais com grandes doses de adrenalina.

SUA SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR

As medidas de segurança adotadas no empreendimento incluem sistema de rádio comunicação, com uma estação repetidora na borda do maciço, acima do canion/vale do rio Salobra; caixas contendo maca, ataduras e rádio em pontos estratégicos da trilha (plataforma de rapel e ponto de apoio) para que o atendimento a possíveis acidentes seja o mais ágil possível. A via de remoção de possíveis acidentados vai depender do local onde porventura ocorrer o sinistro, podendo ser no estacionamento da trilha, estacionamento do rapel ou da via acesso ao quiosque.

Será feito um seguro de vida e para acidentes cobrindo todos os visitantes que estiverem nas dependências do atrativo.

AÇÕES SOCIAIS

A Boca da Onça através de sua proprietária apoia projetos de apoio a comunidade e por conta disso recebe alunos carentes de escolas da rede pública de Bodoquena e também de Bonito, bem como associações como a Pestalozzi, por exemplo.

Nessas ações, as crianças tomam café da manhã, almoçam, fazem o passeio completo de trilha com cachoeiras, sem custo algum.

Para tal ação, o passeio recebe o apoio dos guias de turismo que se tornam voluntários nesse projeto. E, através de uma pequena palestra, tentam mostrar para as crianças que é possível unir o turismo com a pecuária e ainda buscar através de ações sustentáveis, a conservação ambiental.

Deixe seu Comentário

Leia Também

VISITA EM BONITO
Durante visita, Ministro de Turismo é agraciado com o Prêmio Piraputanga em Bonito (MS)
BONITO - MS - REVITALIZAÇÕES
BONITO: Prefeito acompanha serviços de revitalização que serão entregues no aniversário, CONFIRA
BONITO - MS - BORA VACINAR
BONITO vacina com 1ª, 2ª e 3ª dose da AstraZenca, Pfizer e Coronavac nesta segunda-feira
Foto: Polícia Militar de Bonito AÇÃO CONJUNTA DAS POLÍCIAS
Ação conjunta das Polícias predem autores pelos crimes de cárcere privado e roubo na forma tentada
MAUS TRATOS AOS ANIMAIS
MAUS TRATOS: Chow Chow fica sem água e comida e comerciante é multado em R$ 3 mil
AÇÃO DA PMA
PMA do Distrito de Águas do Miranda resgata curicaca de linha de anzol, 3ª só esse mês
AUXÍLIO EMERGENCIAL
AUXÍLIO EMERGENCIAL: Confira as datas oficiais de pagamentos
Chegada de vacinas em Mato Grosso do Sul - Bruno Henrique DOSES DE ESPERANÇA
CHEGOU mais 106,8 mil doses de vacina da Coronavac em Mato Grosso do Sul
AUXÍLIO BOLSA ATLETA E TÉCNICO
Governo amplia em 45,9% o número de auxílios do Bolsa Atleta e Bolsa Técnico
Foto: Ponta Porã News ALERTA AO CORAÇÃO
Idoso de 68 anos toma o tal 'azulzinho' e morre em motel