Menu
sexta, 24 de setembro de 2021
Busca
BONITO AGUAS DE BONITO JUNHO
PARQUE DAS ARARAS

Esbanjando energia, seu Modesto, dono do Parque das Araras é uma aula de história ao ar livre

O Parque das Araras é um passeio certeiro para quem ama contemplar a beleza da natureza

6 Ago 2019 - 14h29Por Anna Gomes/Bonito Informa

Com um sorriso no rosto e esbanjando energia, Modesto Sampaio, de 78 anos, mais conhecido como o ‘Seu Modesto’ é uma figura. Alegre e sempre disposto a uma boa prosa, ele conta um pouco da história do Parque das Araras, o qual ele é proprietário há 23 anos.

A equipe de reportagem do Bonito Informa fez um passeio no parque na companhia do Seu Modesto, que modéstia parte, não poderia ter um nome melhor. Muito popular, todos que passavam por ele queriam tirar a famosa selfie. Sempre aberto a novas amizades, é uma delícia ouvir ‘os causos’ que já aconteceram no parque durante todos esses anos.

A equipe foi especialmente para contar sobre o passeio, mas a simpatia de Modesto foi tão grande que ele acabou roubando a cena. Atencioso e muito gentil, ele forneceu uma aula de história ao ar livre.

“Sou proprietário daqui há mais de 20 anos e nesse tempo todo conheci muitas pessoas. Turistas de todos os lugares fazem passeios aqui. Costumo brincar que não preciso sair de casa para conhecer o mundo”, disse bem-humorado.

(Modesto ao lado de turistas gaúchos. Foto: Anna Gomes)

Localizado na cidade de Jardim, o Parque das Araras recebe diariamente aproximadamente 70 visitantes por dia. Turistas do mundo, além de estudiosos, ficam encantados com o cenário e a quantidade de pássaros que tem no local.


Logo no começo do passeio, ainda na trilha, já era possível ouvir o canto das araras, que, aliás, são muitas. De acordo com Modesto, o local possui aproximadamente 120 araras, sendo 60 casais que voam de um lado para o outro na enorme cratera de arenito, uma formação geológica resultante do colapso de rochas que criam essa enorme cavidade de cerca de 500 metros de circunferência e 100 metros de profundidade.

 Localizada no meio do cerrado do Estado de Mato Grosso do Sul, Seu Modesto adianta que o parque abriga mais 150 espécies de pássaros diferentes.

“Aqui vêm vários estudiosos de pássaros do mundo todo. Além das araras, a propriedade também tem outros animais, como o lobos-guará, jacarés, corujas e até sucuris já foram vistas por aqui”, disse.

Modesto conta que antigamente o lugar era uma fazenda. Em 1912, andando pela propriedade, peões descobriram a enorme cratera, a qual abrigava várias araras e eles resolveram apelidar o lugar de ‘Buraco das Araras’.

“Com o tempo as aves sumiram, pois muitas pessoas atiravam nas araras. Quando virei o dono da propriedade resolvi fazer um trabalho para trazê-las novamente e consegui”, disse.

A beleza do lugar é tão grande que fica até difícil tentar mostrar apenas com fotos. Além das araras, a mata, as esculturas e o ótimo atendimento do local são pontos mais que positivos para quem deseja fazer um passeio de contemplação da natureza.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CRIME A ESCLARECER
Pedreiro é assassinado a tiros enquanto tomava tereré
BONITO - FERIADÃO DE OUTUBRO
BONITO: Feriado prolongado de outubro deve receber mais de 10 mil turistas e esgota reservas
Foto: Wagner Guimarães / Arquivo ALEMS DEPUTADO RENATO CÂMARA
ALEMS convida para Semana Estadual do Idoso com programação online
Os trabalhadores podem consultar a situação do benefício pelo aplicativo do auxílio emergencial ou pelo site auxilio.caixa.gov.br. AUXÍLIO EMERGENCIAL
Novo Auxílio de R$ 550 para trabalhadores, Veja quem pode receber
ENERGIA ENERGIA MAIS BARATA NO MS
Governo de MS sanciona lei que reduz ICMS da energia elétrica para 1 milhão de unidades consumidoras
CHUVA CHUVA CHEGANDO
Chuva chega no fim de semana, mas calor não vai dar trégua
BONITO - MS - VISITA DO PRESIDENTE
Bolsonaro cancela vinda ao MS, presidente iria passar dia 1º de outubro em Bonito
Chegada de vacinas em Mato Grosso do Sul - Bruno Henrique DOSES DE ESPERANÇA CHEGANDO
DOSES DE ESPERANÇA: MS recebe mais 71.760 doses de vacina contra a Covid-19 nesta sexta-feira
  Dica: antes de fazer flutuação nas águas cristalinas do destino, conheça as espécies de peixes no Aquário de Bonito. Fotos: Alexis Prappas VEM PRA BONITO?
VEM PRA BONITO MS?, O Aquário de Bonito é um passeio inesquecível para crianças e adultos
CONVOCAÇÃO
PM convoca 179 cabos para Curso de Formação de Sargentos e divulga lista de 51 aptos para concurso