Menu
segunda, 26 de fevereiro de 2024
Busca
VOO DAS GARÇAS
PARQUE DAS ARARAS

Esbanjando energia, seu Modesto, dono do Parque das Araras é uma aula de história ao ar livre

O Parque das Araras é um passeio certeiro para quem ama contemplar a beleza da natureza

6 Ago 2019 - 14h29Por Anna Gomes/Bonito Informa

Com um sorriso no rosto e esbanjando energia, Modesto Sampaio, de 78 anos, mais conhecido como o ‘Seu Modesto’ é uma figura. Alegre e sempre disposto a uma boa prosa, ele conta um pouco da história do Parque das Araras, o qual ele é proprietário há 23 anos.

A equipe de reportagem do Bonito Informa fez um passeio no parque na companhia do Seu Modesto, que modéstia parte, não poderia ter um nome melhor. Muito popular, todos que passavam por ele queriam tirar a famosa selfie. Sempre aberto a novas amizades, é uma delícia ouvir ‘os causos’ que já aconteceram no parque durante todos esses anos.

A equipe foi especialmente para contar sobre o passeio, mas a simpatia de Modesto foi tão grande que ele acabou roubando a cena. Atencioso e muito gentil, ele forneceu uma aula de história ao ar livre.

“Sou proprietário daqui há mais de 20 anos e nesse tempo todo conheci muitas pessoas. Turistas de todos os lugares fazem passeios aqui. Costumo brincar que não preciso sair de casa para conhecer o mundo”, disse bem-humorado.

(Modesto ao lado de turistas gaúchos. Foto: Anna Gomes)

Localizado na cidade de Jardim, o Parque das Araras recebe diariamente aproximadamente 70 visitantes por dia. Turistas do mundo, além de estudiosos, ficam encantados com o cenário e a quantidade de pássaros que tem no local.


Logo no começo do passeio, ainda na trilha, já era possível ouvir o canto das araras, que, aliás, são muitas. De acordo com Modesto, o local possui aproximadamente 120 araras, sendo 60 casais que voam de um lado para o outro na enorme cratera de arenito, uma formação geológica resultante do colapso de rochas que criam essa enorme cavidade de cerca de 500 metros de circunferência e 100 metros de profundidade.

 Localizada no meio do cerrado do Estado de Mato Grosso do Sul, Seu Modesto adianta que o parque abriga mais 150 espécies de pássaros diferentes.

“Aqui vêm vários estudiosos de pássaros do mundo todo. Além das araras, a propriedade também tem outros animais, como o lobos-guará, jacarés, corujas e até sucuris já foram vistas por aqui”, disse.

Modesto conta que antigamente o lugar era uma fazenda. Em 1912, andando pela propriedade, peões descobriram a enorme cratera, a qual abrigava várias araras e eles resolveram apelidar o lugar de ‘Buraco das Araras’.

“Com o tempo as aves sumiram, pois muitas pessoas atiravam nas araras. Quando virei o dono da propriedade resolvi fazer um trabalho para trazê-las novamente e consegui”, disse.

A beleza do lugar é tão grande que fica até difícil tentar mostrar apenas com fotos. Além das araras, a mata, as esculturas e o ótimo atendimento do local são pontos mais que positivos para quem deseja fazer um passeio de contemplação da natureza.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CASSEMS - FOTO: Tathiane Panziera CASSEMS - ENCONTRO
Cassems realiza Encontros Regionais em Aquidauana e Jardim nos dias 27 e 28 de fevereiro
A cerimônia de abertura contou com a apresentação da Banda Municipal de Bonito, sob a regência do Maestro David Felizardo e a benção do Pastor Morel da Igreja ICP de Bonito Disputa
Torneio entre equipes marca abertura do Campeonato Municipal de Futebol
Foram catalogadas as demandas daquela localidade ao momento em que foi estimulada a participação efetiva da comunidade junto ao policiamento comunitário Trabalhdo com a sociedade
Reunião do projeto Polícia no seu Bairro foi realizada no Tarumã em Bonito
A criança segue internada no hospital, tratando os piolhos e as lêndeas Caso de polícia
Criança vai parar no hospital com piolhos e larvas na cabeça em MS
A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que pode progredir para quadros graves e não existe, até o momento, um medicamento específico para tratamento Saúde
Governo de MS amplia a oferta de vacinação contra dengue para crianças e adolescentes entre 10 e 14
O horário estendido começa hoje Atenção população
Equipe oferece vacinação durante o período noturno a partir de hoje em Bonito
Na caminhonete foram encontrados facões e vários pertences da vítima, como carteira, R$ 225 em dinheiro, R$ 844 em cheque, e um relógio Homicídio
Por vingança, funcionários demitidos matam fazendeiro a golpes de faca em MS
Bruno foi levado para a Santa Casa, porém chegou no hospital sem vida Homicídio Simples
Jovem é morto após brigar em boate de Mato Grosso do Sul
A ocorrência mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros Militar Acidente fatal
Motorista teve corpo carbonizado em acidente na MS-276
As oportunidades estão disponíveis em várias cidades do Estado Oportunidades
Funtrab começa mais uma semana oferecendo quase 4 mil vagas de emprego em Mato Grosso do Sul