Menu
segunda, 19 de abril de 2021
Busca
BONITO AGUAS DE BONITO JANEIRO

Encarar a vida de forma positiva pode levar a maior longevidade

3 Mar 2011 - 16h32Por Estadão.com

Uma revisão de mais de 160 estudos sobre a ligação entre um estado de espírito positivo e a saúde geral e longevidade encontrou "provas claras e convincentes" de que as pessoas mais felizes gozam de melhor saúde e vida mais longa.

De fato, evidências ligando uma perspectiva otimista e prazer de viver para uma saúde melhor e vida mais longa foram mais fortes ainda do que a ligação entre obesidade e longevidade reduzida, de acordo com a resenha publicada na terça-feira na revista Applied Psychology: Health and Well-Being.

"Eu estava quase em choque, e certamente surpreendido, ao ver a consistência dos dados", disse Ed Diener, professor emérito de psicologia da Universidade de Illinois, que liderou a revisão dos estudos.exertion

Enquanto Diener disse que alguns estudos que ele reviu apontavam para o oposto, a "esmagadora maioria ... Embasavam a conclusão de que a felicidade está associada à saúde e longevidade."

A revisão analisou oito tipos diferentes de estudos de longa duração e testes experimentais tanto em humanos como em animais. Por exemplo, 5 mil estudantes universitários analisados por mais de 40 anos mostraram evidências que os estudantes mais pessimistas tendiam a morrer mais jovens.

 Em laboratório, descobriu-se que o comportamento positivo reduzia hormônios ligados ao stress, além de aumenta as funções imunológicas do corpo e ajudar o coração a se recuperar do esforço.

 Animais que viviam em condições estressantes, como em gaiolas lotadas, tinham sistemas imunológicos mais fracos e maior suscetibilidade a doenças do coração, e morriam mais jovens do que aqueles que permaneciam com gaiolas menos cheias.

 Diener notou que enquanto editais e estudos sobre saúde focam em obesidade, fumo, hábitos alimentares e exercícios, "talvez seja hora de acrescentar 'seja feliz e evite stress e depressão crônicos' à lista".

Deixe seu Comentário

Leia Também

BONITO - MS - LUTO
BONITENSE: Polícia investiga morte de paciente com covid que teve traqueia perfurada em intubação
NOVA VARIANTE EM MS
Bonito, Jardim, Guia Lopes tem casos com nova variante coronavírus, veja todas as cidades de MS
BONITO - MS - BOLETIM COVID-19
Mulher de 35 anos é mais uma vítima da Covid que chega a triste marca de 40 óbitos em Bonito
BONITO - MS - TRABALHOS NÃO PARAM
Mutirão de limpeza e outras ações são realizados na área urbana e nos assentamentos em Bonito (MS)
Geraldo saiu para pegar a caminhonete que estava na frente da casa. (Foto: Kisie Ainoã) - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS CRIME EM MS
Homem é executado com mais de 60 tiros de fuzil na porta de casa em MS
AÇÃO DA PMA
Homem é multado por maus-tratos, ele deixou o cavalo morrer dentro de valeta em MS
BONITO - MS - MÚSICA AO VIVO
Música ao vivo é liberada em bares e restaurantes, respeitando protocolos de biossegurança em Bonito
ATENÇÃO DOADORES
ATENÇÃO DOADORES: Hemosul atende das 7h as 12h e precisa de sangue O- e O+
UEMS
UEMS oferta 78 bolsas no valor de R$ 400 para Projetos de Ensino
PREVISÃO DO TEMPO
Frente fria muda o tempo em boa parte do centro-sul do País, fim de semana pode ser chuvoso em MS