Menu
segunda, 10 de agosto de 2020
BANNER ANNA
Busca
BANNER ECO TOUR

Encarar a vida de forma positiva pode levar a maior longevidade

3 Mar 2011 - 16h32Por Estadão.com

Uma revisão de mais de 160 estudos sobre a ligação entre um estado de espírito positivo e a saúde geral e longevidade encontrou "provas claras e convincentes" de que as pessoas mais felizes gozam de melhor saúde e vida mais longa.

De fato, evidências ligando uma perspectiva otimista e prazer de viver para uma saúde melhor e vida mais longa foram mais fortes ainda do que a ligação entre obesidade e longevidade reduzida, de acordo com a resenha publicada na terça-feira na revista Applied Psychology: Health and Well-Being.

"Eu estava quase em choque, e certamente surpreendido, ao ver a consistência dos dados", disse Ed Diener, professor emérito de psicologia da Universidade de Illinois, que liderou a revisão dos estudos.exertion

Enquanto Diener disse que alguns estudos que ele reviu apontavam para o oposto, a "esmagadora maioria ... Embasavam a conclusão de que a felicidade está associada à saúde e longevidade."

A revisão analisou oito tipos diferentes de estudos de longa duração e testes experimentais tanto em humanos como em animais. Por exemplo, 5 mil estudantes universitários analisados por mais de 40 anos mostraram evidências que os estudantes mais pessimistas tendiam a morrer mais jovens.

 Em laboratório, descobriu-se que o comportamento positivo reduzia hormônios ligados ao stress, além de aumenta as funções imunológicas do corpo e ajudar o coração a se recuperar do esforço.

 Animais que viviam em condições estressantes, como em gaiolas lotadas, tinham sistemas imunológicos mais fracos e maior suscetibilidade a doenças do coração, e morriam mais jovens do que aqueles que permaneciam com gaiolas menos cheias.

 Diener notou que enquanto editais e estudos sobre saúde focam em obesidade, fumo, hábitos alimentares e exercícios, "talvez seja hora de acrescentar 'seja feliz e evite stress e depressão crônicos' à lista".

Deixe seu Comentário

Leia Também

NOTA MS PREMIADA
SERÁ QUE FOI VOCÊ?, Ganhadores do Nota MS Premiada têm até dia 14 para fazer cadastramento
Saúde
Capital ativa mais 10 leitos no Hospital do Pênfigo e macrorregião tem 352 UTI’s-Covid
PANDEMIA
Quase 50% dos hospitalizados em Dourados com Covid são de outras cidades
VEM PRA BONITO - MS
Sugestão de Roteiro em Bonito MS!
COVID-19
Bonito confirma mais 4 novos casos de covid-19
Executado
Adolescente de 15 anos é assassinado em atentado na fronteira
RACHA
Racha termina com motociclista com perna dilacerada na BR 163
ESTUPRO
Mãe de adolescente de 12 anos é presa por permitir prática de estupro de vulnerável, em MS
Instituto de Desenvolvimento de Bonito
IDB INFORMA: Grutas de São Miguel é um lugar que guarda belezas e histórias
FATALIDADE
Jovem morre após sofrer acidente durante passeio de moto com amigos