Menu
sábado, 18 de julho de 2026
Busca
RESERVAS
INÉDITO

Em cirurgia inédita em MS, dedo indicador vira polegar na mão de criança

O procedimento vai permitir que o garotinho faça o movimento de pinça, essencial para pegar e segurar objetos, além de escrever

14 Jan 2020 - 14h03Por Redação

Em cirurgia realizada pela primeira vez em Mato Grosso do Sul, um paciente de 4 anos teve o dedo indicador transformado em polegar. O procedimento, chamado de policização do indicador, vai permitir que o garotinho faça o movimento de pinça, essencial para pegar e segurar objetos, além de escrever.

 

A cirurgia inédita vai garantir que o menino, que nasceu com a deformidade, recupere 70% dos movimentos da mão, embora continue com quatro dedos. No reino animal, somente os primatas (humanos, macacos, lêmures) possuem o “dedão”, que durante o processo evolutivo tornou estes mamíferos capazes de habilidades únicas.

A operação, comandada pelo médico ortopedista Felipe Roth, foi realizada na Santa Casa no sábado (11) e durou cerca de três horas. O procedimento consiste em transplantar o dedo indicador com tendões, ossos, músculos e sistemas de vascularização e inervação para a posição do polegar.

A criança teve alta nessa segunda-feira (13) e precisará usar uma órtese (aparelho de imobilização) por até oito semanas. Depois, passará a fazer fisioterapia e terapia ocupacional para recuperar as funções motoras dos dedos. Serão ao todo 4 meses de acompanhamento.

Além de Roth, participaram da cirurgia os ortopedistas Ana Tereza de Alcântara e Celso Hirakawa, a instrumentadora Cassiana de Quadros, além da equipe de enfermagem e demais profissionais do centro cirúrgico.

 

*Com informações do site Campo Grande News

Leia Também

 Morte da professora Eleuza Galeano gera comoção e centenas de homenagens em Bonito Legado de amor à educação:
Morte da professora Eleuza Galeano gera comoção e centenas de homenagens em Bonito
Beijo das Aduelas marca momento histórico e une Brasil e Paraguai na Ponte da Rota Bioceânica Um momento que ficará para a história
Beijo das Aduelas marca momento histórico e une Brasil e Paraguai na Ponte da Rota Bioceânica
Campanha solidária busca arrecadar R$ 840 para exame de criança em tratamento de doença respiratória família pede ajuda para realizar exame
Campanha solidária busca arrecadar R$ 840 para exame de criança em tratamento de doença respiratória
Homem passa mal durante caminhada, cai e morre horas depois Policial
Homem passa mal durante caminhada, cai e morre horas depois
Jovem é acusado de 'dar em cima' de adolescente e tem dente quebrado Caso de Polícia
Jovem é acusado de 'dar em cima' de adolescente e tem dente quebrado
Mulher ameaça beber sangue de vítima por dívida de perfumes em MS Caso de Polícia
Mulher ameaça beber sangue de vítima por dívida de perfumes em MS
FFMS tem rodada cheia em Mato Grosso do Sul mesmo com clima de decisão da Copa do Mundo Esporte
FFMS tem rodada cheia em Mato Grosso do Sul mesmo com clima de decisão da Copa do Mundo
Cohab recebe força-tarefa de limpeza e manutenção Investimento
Cohab recebe força-tarefa de limpeza e manutenção
Prefeito acompanha manutenção de estradas rurais na região da Cheyenne e Furna Dourada Investimento
Prefeito acompanha manutenção de estradas rurais na região da Cheyenne e Furna Dourada
Taveirópolis e Sete de Setembro abrem rodada da Série B Estadual nesta sexta Esporte
Taveirópolis e Sete de Setembro abrem rodada da Série B Estadual nesta sexta
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.