Menu
sábado, 8 de fevereiro de 2025
Busca
Planejado

Decisão do TJ-MS mantém em segredo as contas da Assembléia

15 Mar 2011 - 16h03Por Midiamax

Graças a uma liminar concedida pela 2ª Seção Cível do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), a Assembleia Legislativa não precisa revelar suas movimentações financeiras ao Ministério Público Estadual. Cabe recurso.

A decisão foi anunciada ontem à noite pelo relator do caso, o desembargador Joenildo de Souza Chaves. A liminar foi impulsionada pela interpretação do magistrado: para ele o MPE não tem “competência constitucional para requisitar documentos sigilosos” da Assembleia Legislativa “sem autorização judicial para instrução de inquérito civil”.

O MPE, que ainda não se manifestou quanto à liminar por não ter sido comunicado oficialmente, quis saber detalhes das operações financeiras da AL-MS desde o ano passado, quando o Poder Legislativo sul-mato-grossense virou foco de um dos maiores escândalos políticos que se tem notícia por aqui.

O ex-deputado estadual Ari Rigo, do PSDB, sem saber que sua conversa era gravada com equipamentos e orientação da Polícia Federal, disse que a Assembleia Legislativa pagava um mensalão a autoridades estaduais, entre as quais o governador André Puccinelli, do PMDB e representantes do TJ-MS, MPE.

Pelo suposto esquema, os deputados estaduais também recebiam uma graúda quantia mensal.

Desembargadores e o MPE interpelaram o parlamentar e o caso é tratado pela corte estadual. Já o suposto mensalão é apurado tanto pela esfera judicial do Estado quanto federal.

O mandado de segurança que evitou que a Assembleia abrisse suas contas ao MPE foi preparado pelo advogado Renê Siufi, um dos mais renomados da cidade.

Para defender a causa, o advogado foi contratado pela Assembleia, poder que possui em seus quadros uma junta jurídica.

Leia Também

Polícia Militar cumpre mandado de prisão em Bonito Caso de Polícia
Polícia Militar cumpre mandado de prisão em Bonito
Prefeitura alerta sobre inconsistências na consulta ao abono referente ao ano base 2023 Destaque
Prefeitura alerta sobre inconsistências na consulta ao abono referente ao ano base 2023
Prefeito participa de reunião com a comandante do Corpo de Bombeiros de Bonito Destaque
Prefeito participa de reunião com a comandante do Corpo de Bombeiros de Bonito
PM prende dois homens por perturbação de sossego e apreende entorpecente em Bodoquena Caso de Polícia
PM prende dois homens por perturbação de sossego e apreende entorpecente em Bodoquena
Bebê ferida em explosão de chapa morre em hospital em MS Caso de Polícia
Bebê ferida em explosão de chapa morre em hospital em MS
Tatuador cegado pela ex é detido por violência doméstica em MS Caso de Polícia
Tatuador cegado pela ex é detido por violência doméstica em MS
Governo regulamenta padronização oficial dos uniformes da Polícia Penal de MS Destaque
Governo regulamenta padronização oficial dos uniformes da Polícia Penal de MS
Anta morre atropelada e caminhonete fica com frente destruída em MS Triste
Anta morre atropelada e caminhonete fica com frente destruída em MS
Governador reúne secretários para assinatura dos contratos de gestão Resultado e eficiência
Governador reúne secretários para assinatura dos contratos de gestão
Criança que morreu após ingerir remédios pegou medicação no armário enquanto pai dormia Em MS
Criança que morreu após ingerir remédios pegou medicação no armário enquanto pai dormia
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.