Menu
BANNER ANNA
tera, 18 de fevereiro de 2020
Busca

CPTEC alerta para fortes chuvas nos próximos dias

3 Mar 2011 - 17h09Por Campo Grande News

 

O CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), órgão ligado ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) divulgou nesta quinta-feira um alerta máximo para Mato Grosso do Sul por conta da previsão de fortes chuvas para os próximos dias.

O alerta é válido para os municípios de Miranda, Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Sonora, Cassilândia, Água Clara e Três Lagoas. Nesses locais a chuva prevista poderá causar enchentes nos rios.

De acordo com estações meteorológicas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), nas últimas 24 horas a chuva acumula 12 milímetros em Rio Brilhante, 37 mm em Três Lagoas e 48 mm em Aquidauana.

Nessa situação, a possibilidade de alagamentos, enchentes e deslizamentos são constantes. Desde segunda-feira, Corumbá, na região oeste de Mato Grosso do Sul, sofre com a chuva, que já obrigou famílias a deixarem suas casas.

Pela previsão, a chuva continua nesta quinta-feira em todas as regiões do Estado, exceto no Sul. Para amanhã, as chuvas continuam concentradas em Mato Grosso do Sul. E no sábado, a quantidade mais significativa de chuva deve ser registrada na região centro-norte.

O fenômeno que causa o aumento das chuvas é chamado de Zona de Convergência do Atlântico Sul, que ocorre quando uma frente fria está estacionada na altura do litoral brasileiro e os ventos que saem da Amazônia transportam muita umidade para este sistema formando uma grande faixa de nuvens chamada de banda de nebulosidade.

Recomenda-se que a população residente em áreas de risco, como em encostas e regiões próximas a rios e córregos, sujeitas a deslizamento de terras e alagamentos, mantenha contato com a Defesa Civil.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ASSASSINATO
Após agredir esposa, policial mata sogro com tiro no peito em fazenda
MARACAJU - VAMOS AJUDAR
Em Maracaju, Mulher pede ajuda para realizar almoço beneficente para criança com paralisia cerebral
BONITO - MS - SAÚDE DE QUALIDADE
Ministério da Saúde entrega novos equipamentos para Bonito (MS)
TRÁFICO DE DROGAS
Trio é preso em ação para transportar mais de 1t de maconha
Educação
Alunos da Rede Estadual voltam às salas de aula nesta semana
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Está precisando de emprego? Loja Toda Chic está com vagas para vendedoras, em Bonito
Assassinato
Homem é morto com golpes de machado durante discussão por causa de short
Contrabando
Polícia apreende 50 mil maços de cigarros contrabandeados do Paraguai
Receptação
Homem é preso tentando levar carro roubado na Bahia à fronteira
CALOR
Semana começa quente e temperatura pode chegar aos 36°C, em Bonito (MS)