O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, formado pelos diretores e pelo presidente da autoridade monetária, se reuniu nesta quarta-feira (2) e decidiu subir a taxa básica de juros da economia brasileira de 11,25% para 11,75% ao ano.
A decisão, que confirmou a expectativa dos analistas do mercado financeiro, representa a segunda alta consecutiva: em janeiro, quando houve a primeira reunião sob o comando de Alexandre Tombini e do governo Dilma Rousseff, a taxa já havia sido elevada também em 0,50 ponto percentual.
Em 11,75% ao ano, a taxa foi fixada no patamar mais alto desde janeiro de 2009, quando estava em 12,75% ao ano. Trata-se, portanto, do maior valor para a taxa de juros em mais de dois anos.
A expectativa do mercado financeiro é de novos aumentos nos juros ainda em 2011. A previsão é de que a taxa termine 2011 em 12,50% ao ano.
Ao fim do encontro, o BC divulgou a seguinte frase: "Dando seguimento ao processo de ajuste das condições monetárias, o Copom decidiu, por unanimidade, elevar a taxa Selic para 11,75% ao ano, sem viés".
Campeão dos juros
Com a subida da taxa básica da economia para 11,75% ao ano, o Brasil subiu mais ainda na liderança isolada no ranking mundial de juros reais - que são calculados após o abatimento da inflação prevista para os próximos doze meses. Juros altos tendem a atrair capital para a economia brasileira e a pressionar para baixo o dólar.
De acordo com estudo do economista Jason Vieira, da corretora Cruzeiro do Sul, em parceria com Thiago Davino, analista de mercado da Weisul Agrícola, a taxa real de juros do Brasil avançou para 5,9% ao ano, quase o triplo do segundo colocado (Austrália, com 2% ao ano).
Novos diretores
Essa foi a primeira reunião do Copom com a presença
Leia Também

Estado implementa modelo que padroniza penalidades aplicadas pelo Procon

Homem é preso em flagrante por agredir companheira em Bonito

Mulher tem celular invadido após tentativa de compra de animal em Bonito

Bonito assina contratos para 114 novas moradias do programa Minha Casa, Minha Vida

Assistência Social de Bonito reforça ações e atende mais de 4 mil famílias no primeiro semestre

Mato Grosso do Sul define seleções escolares para os Jogos da Juventude em Brasília

Bonito CineSur 2025 divulga programação completa do Festival

Bonito é habilitado no PNAB Ciclo 2 e garante novos recursos para a cultura

"Redenção em Cristo: Um Novo Tempo em Bonito-MS"
