A companhia aérea alemã Lufthansa anunciou que vai redirecionar os voos de Tóquio devido aos atrasos no principal aeroporto internacional da cidade. A Air China também tomou a decisão de cancelar os voos de Pequim e Xangai para a capital do Japão, nesta terça-feira.
A British Airways, Air France, Swiss and Alitalia informaram que os voos para Tóquio estão operando dentro do programado, mas a situação no país está sendo monitorada de perto pelas companhias. Elas também sugerem aos passageiros que chequem se o voo está confirmado antes de ir para o aeroporto.
O voo diário da Lufthansa de Frankfurt para Tóquio será redirecionado para Nagoya e os voos de Munique irão para Osaka, pelo menos até domingo, informou o porta-voz da empresa Thomas Jachnow.
O voo de Frankfurt para Tóquio normalmente é feito no super jumbo A380, mas a companhia passou a usar uma aeronave menor, o A340-600, com capacidade para cerca de 400 passageiros. Esse avião transporte 120 pessoas a menos que a anterior. Mas o representante da empresa disse que nesse momento é o suficiente para atender a demanda.
Os dois voos que deveriam voltar para a Alemanha nesta terça-feira estão atrasados, em função de atrasos e outros problemas logísticos no aeroporto de Narita, em Tóquio. "Nós poderemos oferecer uma escala horários de voos mais estável das outras cidades, o que é também uma medida preventiva", disse Jachnow.
O aeroporto internacional de Tóquio está a 65 quilômetros a nordeste do centro da cidade, próximo a uma área atingida pelo tsunami que se seguiu ao terremoto de magnitude 9.0 na última sexta-feira.
RADIAÇÃO
No fim de semana, a Lufthansa começou a checar os níveis de radiação de voos vindos de Tóquio, mas nenhum detectou níveis excessivos.
A British Airways disse que monitora a situação no Japão e que pessoas com passagens de ida com data anterior a 19 de março poderão mudar a data da viagem ou o destino.
As agências de turismo da França anunciaram nesta terça-feira que estão congelando viagens ao Japão entre 20 de março e 31 de março. A Air France informou que continua com os voos para Narita duas vezes por dia. A italiana Alitalia mantém voos para Tóquio e Osaka, mas informa que passageiros marcados até 31 de março podem remarcar a viagens sem pagar taxas extras.
Os voos da Air China foram cancelados para esta terça e quarta-feira, de acordo com o site da companhia. Representantes da empresa não informaram os motivos dos cancelamentos. Uma das razões apresentadas era que a empresa não quer deixar suas aeronaves em solo japonês durante a noite.
Leia Também

Homem esquece chave, tenta entrar pela janela e morre preso nas grades

Governo de MS disponibiliza Painel de Brucelose para fortalecer vigilância integrada em MS

Mostra em saúde pública aborda trajetórias de cuidados no SUS com ênfase no vício em jogos

Mato Grosso do Sul registra queda em roubos e furtos no primeiro semestre de 2025

MS reforça compromisso com o turismo de observação de aves na Global Birdfair 2025

Mulher cai em golpe ao tentar contratar carona para levar mãe a consulta médica

Aeroporto de Bonito-MS se consolida como porta de entrada para o ecoturismo no Brasil

Corpo de Bombeiros convoca candidatos para teste de aptidão física

Semana Intensiva de Treinamento define seleção de Mato Grosso do Sul para os Jogos da Juventude
