Menu
sábado, 4 de maio de 2024
Busca
labbonito
BONITO - MS - AUDIÊNCIA NA CÂMARA - TAXA DO L

Com ampla explanação, Executivo apresenta cálculo base para taxa de lixo em Bonito (MS)

Com ampla explanação, Executivo apresenta cálculo base para taxa de lixo em Bonito (MS)

7 Ago 2018 - 15h32Por KEMILA PELLIN / PORTAL DA EDUCATIVA

A Prefeitura de Bonito, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente, apresentou em audiência pública realizada na Câmara dos Vereadores nesta segunda-feira (6), o cálculo base para formulação dos valores que cada contribuinte deverá pagar pela taxa de Coleta, Tratamento e Disposição Final de Resíduos Sólidos domiciliares.

O município aprovou, em novembro do ano passado, a transferência da cobrança da taxa do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) para a fatura mensal de água. O cálculo leva em consideração a área construída do imóvel, conforme cadastro imobiliário, categoria de consumo e frequência de coleta.

A taxa de lixo foi instituída em Bonito em 2013 pela Lei Complementar nº 102 e alteração da cobrança para a fatura mensal de água, assegurada pela  Lei Complementar Nº 8, leva em conta a inadimplência no IPTU, uma vez que o município terá que encerrar o descarte no aterro local e começar a transportar o lixo até aterro sanitário de Jardim, devido a um acordo assinado com o Ministério Público e Tribunal de Contas, com participação do Cidema (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Integrado das Bacias Miranda e Apa) e esse processo poderá ter um custo mensal de até R$ 200 mil, dependendo da quantidade de lixo que for transportada.

Exemplo fictício de cálculo de um imóvel de 100 metros² de área construída, com frequência de coleta de 3 vezes semanais e categoria B, o que equivale a uma residencia de padrão médio.

“A população precisa entender que a separação do lixo reciclável é um fator decisivo para variação desses valores. Porque nós pagaremos por tonelada de lixo que entra no Aterro de Jardim e atualmente geramos de 15 a 40 toneladas de lixo por dia, dependo da temporada, e esse custo será divido entre todos. Então se a gente separar o lixo, realizar a coleta seletiva da forma certa e ainda se esforçar para reaproveitar o orgânico, o que vai sobrar para o caminhão compactador recolher é muito pouco e com isso diminuiremos os custos e isso será repassado a cada um com revisões nas tarifas. Da mesma forma acontece para a produção exagerada”, detalhou Alexandre Ferro, secretário de Meio Ambiente.

Já o prefeito Odilson Soares destacou que o Executivo está buscando alternativas para melhorar e ampliar a coleta seletiva, de forma que fique acessível a toda comunidade. “Nós entendemos que esse esforço também é responsabilidade da Prefeitura e queremos assumir isso. Nós precisamos trabalhar juntos para conseguir um resultado positivo para todos”, afirmou.

Ainda segundo o prefeito, a previsão para que o novo valor comece a ser cobrado é outubro. “Foi feito um trabalho muito grande de atualização dos imóveis. Para se ter uma noção, quando começamos esse levantamento tínhamos registrados 9 mil e quando terminamos foram contabilizados 14 mil imóveis no município, ou seja, uma quantidade absurda de propriedades irregulares. São 400 mil/m² sem registro na cidade, que antes, pelo IPTU, não pagavam pela taxa de lixo e agora, com a cobrança na fatura mensal de água, terão que contribuir”, afirmou.

Também foi apresentada uma Tarifa Social, no valor de R$ 2,64 mensal que deverá incluir pessoas com benefícios comprovados, como aposentadoria, bolsa família, entre outros.

A nova lei também dá autonomia para o contribuinte escolher se deseja pagar o valor na conta de água dividido em 12 vezes, ou em uma única parcela, por um boleto semelhante ao IPTU e também pedir a revisão da taxa, caso se senta lesado no cálculo.

O Aterro Sanitário Consorciado de Jardim vai atender os sete municípios da região sudoeste de MS que fazem parte do Cidema (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Integrado das Bacias dos Rios Miranda e Apa). São eles: Bonito, Jardim, Guia Lopes da Laguna, Bela Vista, Caracol e Nioaque e Porto Murtinho. A implantação conjunta foi a solução encontrada para viabilizar os altos custos da construção, da operação, manutenção e administração do aterro, que já está concluído e aguarda apenas autorização do Imasul para entrar em funcionamento.

Leia Também

Vamos ajudar? família da pequena Alice faz rifa por remédio caríssimo para doença rara em MS Ajuda ao próximo
Vamos ajudar? família da pequena Alice faz rifa por remédio caríssimo para doença rara em MS
MS representa o Brasil como destino de ecoturismo em evento internacional no Equador MS em destaque
MS representa o Brasil como destino de ecoturismo em evento internacional no Equador
Motorista que atropelou e matou jovens em MS parou caminhão para procurar vestígios  Caso de polícia
Motorista que atropelou e matou jovens em MS parou caminhão para procurar vestígios
Governo envia primeira equipe de bombeiros militares para ajudar no salvamento de vítimas no RS Ajuda ao próximo
Governo envia primeira equipe de bombeiros militares para ajudar no salvamento de vítimas no RS
Governo adia 'Enem dos Concursos' por conta dos problemas no Rio Grande do Sul Atenção população
Governo adia 'Enem dos Concursos' por conta dos problemas no Rio Grande do Sul
Ladrão que quase matou jovem por celular é preso escondido debaixo da cama em MS Caso de polícia
Ladrão que quase matou jovem por celular é preso escondido debaixo da cama em MS
Tempestade: cheia do Guaíba alaga centros de treinamento de Grêmio e Inter Triste
Tempestade: cheia do Guaíba alaga centros de treinamento de Grêmio e Inter
Ladrão de carro morre após trocar tiros com a PM em MS Confronto
Ladrão de carro morre após trocar tiros com a PM em MS
Procurada pelo crime de furto é presa pela GMB na vila Marambaia.
Ações GMB
Procurada pelo crime de furto é presa pela GMB na vila Marambaia.
Fundação de Cultura abre inscrições gratuitas para oficina de percussão Oportunidades
Fundação de Cultura abre inscrições gratuitas para oficina de percussão
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.