Menu
BANNER ANNA
domingo, 12 de julho de 2020
Busca
BONITO AGUAS DE BONITO
BONITO - MS - SAÚDE DE QUALIDADE

Centro de Especialidades e Reabilitação recebe 40 cadeiras de rodas em Bonito (MS)

Centro de Especialidades e Reabilitação recebe 40 cadeiras de rodas em Bonito (MS)

3 Dez 2019 - 08h15Por BONITO INFORMA COM ASSESSORIA

O Centro de Especialidades e Reabilitação (CER) da Secretaria Municipal de Saúde recebeu, desde o mês de junho deste ano, 40 novas cadeiras de rodas para locomoção e banho que estão sendo entregues aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). A unidade recebeu também dezenas de muletas e bengalas.

As cadeiras foram obtidas por meio de convênio entre a prefeitura e o CER/APAE (Centro Especializado de Reabilitação da Apae), de Campo Grande, e são adequadas às condições de cada paciente, previamente inscrito, proporcionando-lhe mais conforto e maior mobilidade, com menor gasto de energia.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde as cadeiras recebidas reduziram em 80% a demanda existente.

COMO DEVE AGIR O PACIENTE QUE NECESSITA DE CADEIRA DE RODAS

De acordo com a fisioterapeuta Elaine da Silva Simões, coordenadora do Centro de Especialidades e Reabilitação, as pessoas que necessitam de atendimento são inicialmente submetidas a uma triagem feita por profissional especializado, e a seguir encaminhadas para realização do tratamento necessário.

Para inscrever-se para receber órteses, próteses, cadeira de rodas, muletas ou reabilitação o paciente (ou alguém responsável por ele) deverá levar ao CER o cartão SUS, cópia de documentos, de endereço e a receita médica emitida por um profissional da Rede SUS prescrevendo o uso do equipamento.

Equipe de atendimento foi ampliada em 2019 e atendimento melhorou. Foto: JabutyEquipe de atendimento foi ampliada em 2019 e atendimento melhorou. Foto: Jabuty

COMO FUNCIONA O CENTRO DE ESPECIALIDADES E REABILITAÇÃO

O Centro de Especialidades em Reabilitação (CER) é um órgão público municipal que tem como objetivo a reabilitação de pessoas com deficiência física, atuando por meio de equipe multiprofissional formada por 5 fisioterapeutas, 2 terapeutas ocupacionais, 1 fonoaudióloga, 1 psicóloga, 1 assistente social e 1 médico ortopedista (que atende quinzenalmente os pacientes), totalizando 15 funcionários.

No 2º quadrimestre de 2019 (de maio a agosto) foram realizadas 3322 consultas no CER. No local são realizados entre 800 e 850 atendimentos por mês

De acordo com a coordenadora Elaine Simões, os trabalhos desenvolvidos neste ano permitiram a redução do tempo de espera para as especialidades de terapia ocupacional e fisioterapia. "Os avanços são resultado de um novo sistema de gestão de fila de espera e do aumento no número de profissionais, com a inclusão de mais dois fisioterapeutas e de uma terapeuta ocupacional, aprovados no concurso, além de uma assistente social e um médico ortopedista", afirmou.

FUNCIONAMENTO DIÁRIO

O Centro de Especialidades em Reabilitação (CER) funciona na sede da Secretaria de Saúde, na Rua Dr. Conrado, na Vila Donária (prédio do antigo fórum). O horário de atendimento é de 07h00 às 18h00 (seis da tarde)

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (67)3255-2640.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BARBÁRIE
Homem assassina ex, atira em crianças e se mata no altar de igreja em MS
Trevo da MS-382 com a MS-178: Estado investe na melhoria da malha viária e liga a região à fronteira e ao Pantanal BONITO - MS - AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo executa tapa-buraco e projeta recapeamento na MS-382, acesso a cidade de Bonito
Daniani Lopes Alves, de 35 anos, estava na garupa da moto que era pilotada pelo seu primo Roni Wesley Lopes Bueno, de 34 anos. ACIDENTE FATAL
Acidente entre carreta e moto mata empresária e primo em MS
BONITO - MS - TRÁFICO DE DROGAS
Polícia Militar apreende mais de 600 quilos de maconha em Bonito (MS)
Caso é o segundo já registrado no Brasil - Bruno Henrique/Arquivo/Correio do Estado MAIS UM
Vírus com potencial pandêmico é detectado pela Fiocruz no Paraná
BOLETIM DESTE SÁBADO
SÓ HOJE: Mais 07 mortes são registradas e MS registra 708 casos novos de covid-19
COMBATE AO COVID-19
Pesquisadores recomendam lockdown em Dourados e mais 11 cidades
FATALIDADE
Jovem de 19 anos morre após ser atingido na cabeça por peça de elevador de 20kg
AÇÕES DA AL/MS
Calamidade pública chega a mais da metade das cidades sul-mato-grossenses, confira a lista
BONITO SEGURO - SEBRAE
BONITO SEGURO: Inscrições para consultoria de biossegurança do Sebrae dobram em uma semana