Reunindo turismo, aventura, consciência ambiental e esporte será realizado no mês de outubro deste ano, pela primeira vez em MS e no país, a Caravana Binacional Pantaneira 2011, com a participação de motocicletas e quadriciclos. O evento é órganizado pelos mesmos organizadores da Caravana Andino Amazônica, da Bolívia.
Buscando reviver a histórica travessia do pantanal pelas "comitivas" , em que os peões pantaneiros retiravam o gado das propriedades rurais alagadas pelas chuvas anuais o evento terá como ponto de partida a cidade de Corumbá, fronteira com a Bolívia, seguindo pelo local chamado Lampião Aceso, Estrada Parque, Porto da Manga, Curva do Leque, Passo do Lontra e Nabileque.
Saindo das áreas alagadas do pantanal a caravana seguirá pelas morrarias e chapadas da Serra de Maracaju, passando pela Aldeia Bodoquena, Bonito e Aquidauana, sempre seguindo por estradas vicinais e trechos radicais, selecionados pela equipe de logística da Caravana. A reta de chegada será a cidade de Campo Grande.
Durante o trajeto os motociclistas e "quadriciclistas" poderão, além de apreciar a paisagem com sua exuberante fauna e flora, fazer contato com as inúmeras atrações culturais do pantanal, incluindo as pousadas, a culinária regional, apresentações de violeiros, trovadores e poetas, revivendo as noites de pouso das comitivas.
A idéia surgiu em 1997, na Bolívia, com o nome de Caravana Andino- Amazônica e contou com a participação de oito aventureiros praticantes do motociclismo de duas e quatro rodas, que tinham como objetivo resgatar as belezas turísticas localizadas em lugares distantes e de difícil acesso em território boliviano. Outras informações podem ser obtidas no site www.caravan-atv.com.br.