Menu
terça, 14 de janeiro de 2025
Busca
CHIQUINHO SORVETES

Campinas abate capivaras para combater transmissão de doença

14 Mar 2011 - 14h27Por Folha.com

Mesmo com o protesto de ambientalistas, 16 capivaras foram mortas no sábado (12) por agentes da Prefeitura de Campinas (93 km de SP). Os animais estavam confinados no Lago do Café havia três anos.

As capivaras foram mortas por meio de eutanásia (aplicação de uma injeção letal). A prefeitura alegou que os animais tiveram de ser abatidos por causa do risco de transmissão da febre maculosa.

A prefeitura alega que os roedores representam risco à saúde, pois há suspeita de que fossem hospedeiros do carrapato-estrela --transmissor da febre maculosa (uma infecção aguda que pode levar à morte).

Entre 2008 e 2010, três funcionários da prefeitura morreram de febre maculosa após trabalharem no local, segundo o secretário da Saúde de Campinas, José Francisco Keer Saraiva.

Os animais foram sedados antes da aplicação da injeção. Todo o trabalho de abate durou cerca de quatro horas. Ao menos 20 técnicos participaram da ação.

Um grupo de ambientalistas protestou em frente ao Lago do Café. Eles realizaram um enterro simbólico com cruzes, flores e velas.

Depois do abate, os corpos dos animais receberam carrapaticida e foram enterrados em uma vala no aterro sanitário da cidade.

Na sexta-feira (11), a 2ª Vara Pública de Campinas negou o pedido de liminar feito pela Proesp (Associação Protetora da Diversidade das Espécies) e manteve o abate das capivaras.

A polêmica teve início no mês passado, depois que a prefeitura anunciou o abate dos animais.

A decisão de sexta-feira da Justiça de Campinas ratificou autorização dada pelo Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais), que autorizou em janeiro deste ano o abate dos animais.

As capivaras estavam separadas por sexo para evitar a procriação. O Lago do Café, uma área pública da cidade, está fechado à visitação desde 2008.

Os ambientalistas pediam que fossem realizados exames nos roedores para comprovar a infestação de carrapatos e a contaminação pela bactéria causadora da febre maculosa. Eles defendiam a adoção de outras medidas, como a remoção dos animais e a aplicação de carrapaticida no local.

Leia Também

Saúde discute estratégias para enfrentamento das arboviroses em Mato Grosso do Sul Política
Saúde discute estratégias para enfrentamento das arboviroses em Mato Grosso do Sul
Polícia Civil identifica e prende suspeito de furtos de bicicletas em MS e recupera objetos Caso de Polícia
Polícia Civil identifica e prende suspeito de furtos de bicicletas em MS e recupera objetos
Apenas 12 candidatos conseguem nota máxima; número é o menor em dez anos Enem 2024
Apenas 12 candidatos conseguem nota máxima; número é o menor em dez anos
Jovem é presa por tentar golpear sogra com facão  Em MS
Jovem é presa por tentar golpear sogra com facão
Barbosinha 'passa bastão' para Riedel e juntos já começam a planejar os desafios do Estado para 2025 Política
Barbosinha 'passa bastão' para Riedel e juntos já começam a planejar os desafios do Estado para 2025
Seleção complementar para o Exército Brasileiro acontece no CMU nos dias 4 e 5 de fevereiro Em Bonito
Seleção complementar para o Exército Brasileiro acontece no CMU nos dias 4 e 5 de fevereiro
Guarda Municipal fez a segurança da festa de Reis no distrito Águas do Miranda Segurança
Guarda Municipal fez a segurança da festa de Reis no distrito Águas do Miranda
Torneio de Reis no Distrito Águas do Miranda marca início do calendário esportivo 2025 Em Bonito
Torneio de Reis no Distrito Águas do Miranda marca início do calendário esportivo 2025
Motociclista bate em carro e tem perna amputada em MS Triste
Motociclista bate em carro e tem perna amputada em MS
Mulher morta em acidente é médica recém-formada em MS Triste
Mulher morta em acidente é médica recém-formada em MS
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.