Menu
segunda, 18 de janeiro de 2021
Busca
BONITO AGUAS DE BONITO JANEIRO

Brasil e Estados Unidos formalizam dez acordos e deixam de fora alguns polêmicos

19 Mar 2011 - 13h26Por Agência Brasil

Os governos dos Estados Unidos e do Brasil assinaram hoje (19), no Palácio Itamaraty, dez acordos de cooperação. Os textos envolvem áreas estratégicas que vão desde economia e comércio até ciência e tecnologia. No total, são dez textos em setores como comércio e cooperação econômica; transporte aéreo; uso pacífico do espaço exterior; apoio à organização de grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas; pesquisas em biodiversidade; desenvolvimento de biocombustíveis de aviação e cooperação técnica em outros países.

Entre os temas de destaque estão o Tratado Econômico e Comercial (Teca), que estabelece contatos entre os governos nas negociações para acelerar eventuais articulações, e o apoio para a realização de eventos como a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016.

Porém, temas polêmicos, como o fim de vistos para brasileiros que viajam aos Estados Unidos e um acordo previdenciário ficaram para uma próxima etapa de negociações. Nesta fase de articulações, os assessores dos presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e Dilma Rousseff não conseguiram consenso nesses temas.

Na área de comércio, foi criada Comissão Brasil-Estados Unidos para Relações Econômicas e Comerciais. O objetivo desse grupo é promover a cooperação econômica e comercial bilateral. A comissão vai desenvolver um programa para facilitar a liberação do comércio e de investimentos bilaterais e examinará temas que estão sempre em pauta entre as duas nações, como direitos de propriedade intelectual.

Na área agropecuária, serão analisadas medidas sanitárias e fitossanitárias, barreiras técnicas ao comércio e a cooperação no Comitê Consultivo Agrícola Brasil Estados Unidos. Os empresários brasileiros se queixam das restrições impostas pelos EUA aos produtos brasileiros. Nos últimos dias, 14 dos 50 estados norte-americanos abriram concessões ao Brasil.

Deixe seu Comentário

Leia Também

IPVA 2021
IPVA à vista, com 15% de desconto vence dia 29
BORA TRABALHAR
BORA TRABALHAR: MS começa semana com 2.394 vagas de emprego, só em Miranda são 496 vagas disponíveis
VOLTA ÀS AULAS NO MS
Começa nesta segunda-feira (18) o 2º período de Efetivação das Matrículas na Rede Estadual de Ensino
VACINA NO MS - CORONAVÍRUS
Mato Grosso do Sul recebe 97 mil doses de vacina contra Covid-19 e vacinação começa na quarta-feira
TRAGÉDIA
TRAGÉDIA: Homem morre após sofrer descarga elétrica em MS
BOLSA FAMÍLIA BOLSA FAMÍLIA 2021
Bolsa Família volta a ser pago nesta segunda com novos valores, confira o calendário
ETAPAS DA VACINA EM MS
Confira como será as primeiras fases da campanha de vacinação contra o coronavírus em MS
Geraldo Resende irá buscar vacinas em São Paulo - Foto: Álvaro Rezende / Arquivo / Correio do Estado VACINA NO MS - CORONAVÍRUS
VACINA NO MS: Geraldo Resende embarca para buscar vacinas contra a Covid em São Paulo
VACINA PELA VIDA
Enfermeira da linha de frente é a primeira pessoa ser vacinada contra Covid-19 no Brasil
VACINAS APROVADAS
Anvisa aprova uso emergencial de vacina de Oxford e da Coronavac