Menu
sexta, 22 de outubro de 2021
Busca
BONITO ÁGUAS GREEN WEEK
CATA GUAVIRA - BONITO - MS

BONITO: Edição 2016 do Cata Guavira destaca gastronomia e turismo de MS

Edição 2016 do Cata Guavira destaca gastronomia e turismo de MS

8 Nov 2016 - 15h40Por MIDIA MAX

A edição 2016 do tradicional Cata Guavira, que valoriza a guavira na culinária sul-mato-grossense, acontece nos dias 25,26 e 27 de novembro, em Bonito, a 300 quilômetros de Campo Grande. O festival tem como objetivo divulgar, promover, valorizar e expandir a gastronomia regional, a comunidade produtora, bem como o aprimoramento de técnicas de cozinha, utilizando produtos regionais. 

O evento objetiva propiciar a troca de experiências e fomentar a relação entre produtor e consumidor, fortalecendo todo o setor da gastronomia que envolve o trade turístico: a rede hoteleira, os passeios, os restaurantes e fornecedores de alimentos, conveniências, supermercados e produtores rurais. 

A cidade de Bonito é reconhecida mundo afora por suas belezas naturais e pela forma sustentável do modelo de ecoturismo desenvolvido da região. Nos últimos anos, a gastronomia também tem ganhado espaço nesse universo turístico regional, aumentando a exigência da qualidade e o investimento em capacitação profissional e melhorias neste processo.

A FRUTA

A guavira também deve ser vista como elemento transformador da realidade social da população local, de modo que venha a ser utilizada cada vez mais pela gastronomia, pois além de sua polpa incrivelmente doce, sua casca e semente podem ser usadas como especiarias em doces ou salgados, o que deve ser explorado no Brasil mundo afora. 

O evento pretende apresentar o conceito de gastronomia para os estudantes das escolas públicas e particulares de todo o estado, explicando a importância da profissão do cozinheiro e do chef de cozinha para a sociedade. O setor de turismo e gastronomia hoje movimentam a economia do Mato Grosso do Sul principalmente na região do Pantanal, Corumbá, Serra da Bodoquena e na cidade de Bonito. 

Dessa forma, precisam ter cada vez mais qualifcação na mão de obra empregada. Entendemos que através da vinda desses profissionais com o_cinas, palestras e compartilhando suas experiências, será uma oportunidade única para o despertar dessa carreira. Turistas interessados em conhecer o paraíso ecológico poderão também ter uma grande experiência gastronômica com a fruta que é símbolo da cultura local.

Em 2016 o evento apresentará palestras de gastronomia, O_cina Educação do Gosto e também outras o_cinas para crianças promovidas pelo Slow Food de Bonito e de Campo Grande.  Acontecerá uma feira popular onde os chefes apresentarão comidinhas a valores populares na Praça da Liberdade, durante as atividades do Festival da Guavira.

O Cata Guavira 2016 reúne grandes chefs, cozinheiros, produtores, empreendedores e visitantes para experimentar menus especiais e conhecer a relevância cultural e econômica da gastronomia brasileira, sul-matogrossense e latinoamericana. Serão três dias de programação que mesclarão o_cinas, palestras e degustações.

Os chefs convidados desta edição são: a paulista Mara Salles, o colombiano Dagoberto Torres, a paulista Vivi, o corumbaense Edu Rejala, o padrinho do Cata Guavira,  Paulo Machado, entre outros. 

O evento torna-se uma oportunidade de reunir profissionais do setor, ótimo momento para apresentação de produtos e serviços. É também excelente oportunidade para fomentar a relação entre clientes e empresas, promovendo negócios entre produtor e consumidor, fortalecendo todo o setor.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Tempestade de areia pode retornar a Mato Grosso do Sul - Crédito: Silas Lima TEMPESTADA DE AREIA
ALERTA: Nova tempestade de areia pode chegar no domingo a MS
Em entrevista à CBN Campo Grande, candidato à presidência da OAB-MS ressaltou que instituição deve ser apartidária e atuar em defesa da coletividade ELEIÇÕES NA OAB-MS
OAB não deve estar ligada a partido político, diz Bitto Pereira
PREVISÃO DO TEMPO
Frente fria chega no fim de semana com chuvas e frio de 13ºC, confira a previsão
BONITO - AÇÃO DA GUARDA MUNICIPAL
Homem embriagado invade escola, perturba alunos e funcionários e acaba preso pela GM em Bonito
BONITO - MS - OBRAS TRABALHANDO
Trabalhos são acompanhados de perto em fechamento de cratera em estrada vicinal em Bonito
PROCESSO SELETIVO EM MS
PRORROGADO às Inscrições para processo seletivo com 250 vagas para estagiários, veja
ASSUSTADOR - VÍDEO
Novo vídeo mostra momento em que árvore cai sobre veículo onde estava adolescente, em MS
ELEIÇÕES NA OAB-MS
OAB-MS: Comissão eleitoral suspende pesquisa sem registro da chapa de Magrini
BONITO - FORTALECIMENTO NO ESPORTE
BONITO: Prefeito assina convênios da reforma do Ginásio de Esportes e instalação de arena esportiva
Texto e foto: Lucas Castro, Fundesporte BONITO NOS JOGOS ESCOLARES
BONITO integra lista dos 400 atletas que vão disputar coletivas de 15 a 17 anos dos Jogos Escolares