Menu
sábado, 27 de abril de 2024
Busca
AROEIRA 02
DICAS SOBRE O ENEM 2019

Vai fazer o Enem? Veja dicas e saiba o que é permitido e proibido no Exame

Vai fazer o Enem? Veja dicas e saiba o que é permitido e proibido no Exame

30 Out 2019 - 20h04Por Correio do Estado

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado nos dois próximos domingos, dias 3 e 10 de novembro. Com a aproximação do Exame, é comum que aumente a ansiedade por parte dos estudantes inscritos e, por isto, é importante ficar atento as regras e informações sobre o Exame antes da prova. Para ajudar e tirar dúvidas aos inscritos, Correio do Estado elaborou um guia com as principais informações que você precisa saber antes, durante e depois da prova.

Em Mato Grosso do Sul, 70.396 pessoas se inscreveram para fazer o Enem, que serve como critério de admissão em universidades públicas do País, seja entrada direta ou por meio do ProUni, Sistema Unificado de Seleção (Sisu) ou Fies.

Além disso, o resultado da prova também pode ser utilizado para dar acesso a universidades portuguesas conveniadas ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) ou a faculdades brasileiras privadas.

Confira dicas e principais informações que você precisa saber sobre o Enem 2019:

ANTES DA PROVA

- Devido ao fuso horário, o candidato deve ficar atento aos horários de fechamento dos portões. No Estado, portões dos locais de prova serão abertos às 11h e fechados ao meio-dia. Início das provas será às 12h30 e término às 18h. Neste ano não há horário de verão e após o fechamento dos portões, não é permitida a entrada de nenhum candidato.

- O candidato deve conferir atentamente todas as informações que constas no cartão de confirmação do Enem, além das divulgadas previamente pelo Inep. O cartão está disponível na página do participante e nele constam o local de prova, com endereço da escola, nímero da sala e demais informações prestadas no ato da inscrição, como opção de língua estrangeira e se o candidato precisa de algum tipo de atendimento específico.

-Em MS, o Enem será aplicado em 41 municípios, com 155 locais de prova e 2.683 salas. Os locais são informados apenas aos candidatos e não são divulgados por questões de segurança.

- Com a informação sobre qual o local de prova, é importante verificar com antecedêcia a logística e trajeto até o local. Caso vá de ônibus, verificar as linhas que atendem a região e horários. Calcule o tempo de trajeto e saia de casa com bastante antecedência no dia da prova para evitar imprevistos.

- O cronograma de estudo varia para cada participante, mas faltando pouco para o exame, a dica é apenas revisar o conteúdo para estar com a mente descansada e ter maior concentração no dia da prova. 

NO DIA DA PROVA

O Enem tem regras específicas quanto aos materiais permitidos e documentos que permitem ao candidato acessar o local de prova e é importante ficar atento para evitar desclassificação.

- É obrigatório que o candidato apresente documento oficial de identificação com foto, que pode ser RG, passaporte, carteira nacional de habilitaçaõ ou outros documentos que constam no edital. O documento deve ser apresentado em seu original e não serão aceitas cópia autenticada ou versão eletrônica.

- O candidato pode levar celular, mas o uso é proibido durante o teste e equipamento, assim como outros pertences que o estudante levar devem ser guardados em envelope porta-objetos que ele receberá antes de entrar na sala de aplicação do exame. Os equipamentos eletrônicos devem ser guardados desligados e, caso haja qualquer sinal de funcionamento, o candidato é excluído. O envelope será lacrado, identificado e mantido sob a carteira até a saída definitiva da avaliação.

- Para fazer a prova, é permitido apenas o uso de caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Caso o gabarito seja preenchido com caneta de outra cor, o candidato é eliminado. Isto porque o leitor que faz a correção da prova reconhece apenas a cor preta. Quanto ao material transparente, é medida para evitar que o candidato guarde colas no tubo da caneta.

- Apesar de ser permitido apenas o uso de caneta preta, não há limitação no número de canetas que o candidato pode levar e é recomendado levar uma ou mais de reserva para evitar problemas por conta de falhas, por exemplo.

- Inep recomenda ainda que o candidato imprima e leve o Cartão de Confirmação da Inscrição nos dois dias de provas, para facilitar a localização do local e sala de prova. No entanto, não é obrigatório levar o cartão.

- Na sala de provas, não é permitido que o candidato porte ou use boné, fones de ouvido, relógio, óculos escuros, calculadoras, pen drive, livros, folha de rascunho, chaves, lápis, corretivo, borracha, armas de qualquer espécie, entre outros.

- Lanches e bebidas são permitidos para consumo durante a prova, mas todos os alimentos passam por avaliação do aplicador do exame.

- Assim que receber o cartão de provas, é imprescindivel se concentrar para fazer o exame e preencher tudo corretamente. Leia as questões com atenção e tenha atenção redobrada ao passar as respostas do rascunho para o gabarito. Não são permitidas rasuras. Faça a prova no seu tempo, mas fique atento ao tempo de duração para não correr o risco de não conseguir terminar.

- No primeiro dia, é aplicada a prova de Linguagens, Redação e Ciências Humanas. Já no segundo domingo, é a vez de Matemática e Ciências da Natureza.

- Após o primeiro domingo de provas, o candidato tem duas preocupaçõs: se foi bem na primeira parte do Exame e a expectativa pelo segundo. Ansiedade e preocupação são comuns, mas especialistas recomendam que os candidatos se desprendam que questões que fogem do controle, como o desempenho na primeira prova, e se concentrem na etapa que está por vir. Cada pessoa tem um cronograma de estudo, mas orientação é tirar um tempo para descansar a mente.

DEPOIS DA PROVA

Passadas as duas etapas do Exame, resta aguardar os resultados.

- Gabarito oficial será divulgado pelo Inep no dia 13 de novembro, no site e aplicativo do Enem e no Portal do Inep.

- Resultados individuais serão divulgados em janeiro de 2020. Para acessar, é necessário o CPF do candidato.

Leia Também

LUTO NA EDUCAÇÃO: Professora dedicada, Lucimara batalhou contra o câncer e fez história em escola LUTO NA EDUCAÇÃO
LUTO NA EDUCAÇÃO: Professora dedicada, Lucimara batalhou contra o câncer e fez história em escola
Prefeito e deputado discutem o lançamento de cursos de qualificação de idiomas aos guias de turismo BONITO NA CAPITAL DE MS
Prefeito e deputado discutem o lançamento de cursos de qualificação de idiomas aos guias de turismo
Rede Estadual de Ensino de MS segue com pré-matrículas abertas até o início de janeiro VOLTA ÀS AULAS
Rede Estadual de Ensino de MS segue com pré-matrículas abertas até o início de janeiro
Encontro Internacional de Observação de Aves em Bonito reforça referência de MS no segmento BONITO - EVENTO
Encontro Internacional de Observação de Aves em Bonito reforça referência de MS no segmento
UEMS de Jardim faz o primeiro Tribunal do Júri Simulado realizado pelo Curso de Direito UEMS DE JARDIM
UEMS de Jardim faz o primeiro Tribunal do Júri Simulado realizado pelo Curso de Direito
Prefeitura licita empresa para construção de quadra coberta na escola rural no Águas do Miranda BONITO - DISTRITO ÁGUAS DO MIRANDA
Prefeitura licita empresa para construção de quadra coberta na escola rural no Águas do Miranda
Dira Paes impressiona com boa forma durante banho de cachoeira meio à natureza em Bonito BOA FORMA AOS 54 ANOS
Dira Paes impressiona com boa forma durante banho de cachoeira meio à natureza em Bonito
O futuro brilhante começa com a escolha certa. Seja Funlec! Educação
O futuro brilhante começa com a escolha certa. Seja Funlec!
Lançamento! HJ Funlec Bonito esta com vagas de tempo integral na Ed. Infantil estagio 2.
Educação
Lançamento! HJ Funlec Bonito esta com vagas de tempo integral na Ed. Infantil estagio 2.
Festival de cinema leva produções de alta qualidade a Bonito (MS) BONITO - MS - CINEMA
Festival de cinema leva produções de alta qualidade a Bonito (MS)
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.