Menu
domingo, 25 de julho de 2021
Busca
BONITO AGUAS DE BONITO JUNHO
ENEM 2013

Na semana da realização das provas, 99,98% dos cartões foram entregues

22 Out 2013 - 09h16Por MEC

A menos de uma semana da realização da edição 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 99,98% dos cartões de confirmação de inscrição já foram entregues aos candidatos. A informação foi dada pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, nesta segunda-feira, 21. O Enem recebeu este ano a inscrição de 7.173.574 candidatos. 

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 53.551 cartões de confirmação foram devolvidos. O principal motivo constatado pelos correios é que de o número indicado no endereço não existe. Foi enviado um e-mail com o cartão de confirmação digital para todos os 53.551 que não receberam o cartão físico. Deste total, 97% recebeu mensagem SMS, no entanto 1.863 candidatos – 3% do total – não cadastraram celular, e desses 795 já acessaram o sistema pela internet. 

O ministro fez um apelo para os 1.068 candidatos que não receberam o SMS e não acessaram o sistema entrem no sistema online e imprimam o comprovante. 

As provas do Enem serão aplicadas nos dias 26 (sábado) e 27 (domingo) próximos, com início às 13 horas (de Brasília). Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13 horas, também de acordo com o horário de Brasília. Será impedido o acesso do participante que se apresentar após o fechamento dos portões.

No primeiro dia, os participantes terão quatro horas e meia para fazer as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, cada uma com 45 questões. No segundo dia, serão cinco horas e meia para as provas de redação, linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. As duas últimas também terão 45 questões cada uma.

Cores – Os cadernos de prova são apresentados nas cores azul, amarelo, branco, rosa e cinza. Assim, inicialmente, o participante deve ler as instruções contidas na capa do caderno de prova e verificar se este contém a mesma quantidade de questões indicada no cartão de respostas. Antes de iniciar a prova, é preciso marcar, nesse cartão, a opção correspondente à cor da capa do caderno de prova. O candidato deve ainda transcrever no cartão a frase apresentada na capa do caderno. A frase serve apenas como identificação do tipo de caderno apresentado ao candidato. Não é considerada para fins de correção. O mesmo vale para as folhas de rascunho e marcações assinaladas no caderno.

Por fim, enquanto estiver fazendo a prova, o candidato precisa planejar o tempo e reservar pelo menos 30 minutos para o preenchimento do cartão de respostas. Manter a concentração pode fazer diferença, já que eventuais rasuras e a marcação de mais de um item por questão não serão admitidas na hora da correção.

Lembrete – Os estudantes que farão as provas do Enem 2013 devem estar atentos ao tipo de caneta permitido. Para fazer as provas e a redação e preencher o cartão de respostas, o candidato terá de usar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. Outra cor de tinta impossibilitará a leitura óptica do cartão de respostas.

Todo o material que o candidato levar para a sala de provas, como lápis, lapiseira e borracha, deve ser colocado na embalagem porta-objetos a ser distribuída a todos os participantes na entrada da sala e depositado na parte inferior da carteira. Depois da prova, o estudante deve levar para casa a embalagem com os objetos. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Laine de Jesus Alves, 14 anos, tem diabetes e foi imunizada em Itaporã. (Foto: Arquivo Pessoal) - VACINAÇÃO COVID EM MS
Governo de MS estuda vacinar adolescentes de 12 a 17 anos para manter volta às aulas segura
DOURADOS - VESTIBULAR UNIGRAN
FARMÁCIA NA UNIGRAN: Curso prepara o aluno para assumir mais de 70 subáreas dentro da profissão
VOLTA ÀS AULAS NO MS
Aulas presenciais: Bandeiras do Prosseguir vão determinar quantidade de alunos em sala de aula
VOLTA ÀS AULAS EM MS VOLTA ÀS AULAS NO MS
Aulas presenciais com quantidade de alunos nas salas dependerá do Prosseguir
BONITO - VAMOS AJUDAR PARA DOAR
Quer um agasalho?, ou fazer uma doação entre em contato com o Projeto Movimente-se em Bonito (MS)
VOLTA ÀS AULAS EM MS
Volta às aulas será em agosto na Rede Estadual de Ensino de acordo com a cor da bandeira, veja
Alfa Naiara tinha 37 e ficou intubada na UTI do hospital onde trabalhava - Reprodução/redes sociais COVID E SUAS VÍTIMAS
Coronavírus tira o sonho de estudante de 37 anos de ser médica, ela cursava medicina
1º Lugar: Luisa Yuba Trujillo BONITO - MS - GANHADORES
IASB divulga ganhadores e desenho que ficou 1º lugar será exposto em um outdoor em Bonito (MS)
BONITO - MS - NOVO DECRETO
NOVO DECRETO: Toque de Recolher e outras medidas, veja o que vai poder funcionar em Bonito (MS)
BONITO - MS - PARCERIA
Parceria entre Prefeitura e IFMS ofertará curso preparatório para o ENEM 2021 via internet em Bonito