Em tempos de COP-26, quando todos discutem como moldar o mundo num novo paradigma baseado na sustentabilidade e carbono neutro, é reconfortante descobrir no Mato Grosso do Sul um lugar único como o Projeto Salobra, onde a natureza conservada, diversa e exuberante é encontrada e encanta os olhos e renova nossos corações de esperança. Localizado no município de Miranda (Mato Grosso do Sul, Brasil), o Projeto Salobra já conquista o visitante pelo atendimento amigável e acolhedor. Você se sente, literalmente, em casa.
As refeições são um capítulo a parte: são tão deliciosas que você repensa a necessidades de manter qualquer dieta que esteja fazendo. Uma verdadeira tentação!
Os guias preparados informam e chamam atenção para cada detalhe de vida selvagem presente no ambiente.
O passeio no Rio Salobra é surpreendente. Você escolhe ir de barco até a primeira parada, uma praia de areia branca, ou faz uma trilha por meio da mata ciliar, onde é possível ouvir cantos de diversos pássaros imediatamente identificados pelo guia, às vezes da pra ver a ave camuflada na mata.
No passeio de barco você encontra um rio preservado, totalmente limpo, sem vestigios da existência humana e muitas, mas muitas aves, algumas eu nunca tinha visto, como a garça real e o pato selvagem.
A grande expectativa era de ver a majestosa onça-pintada, tão capturada pelas imagens das armadilhas fotográficas do Projeto Salobra. A sensação é de que ela está lá, nos observando entre os arbustos e árvores. Mas ela é a rainha da mata, não aparece assim só por que a gente quer. Ela é a dona do pedaço!
Mas é tanto detalhe, tanto flagrante de vida selvagem, que é difícil registrar tudo: jacarés, biguás, garças, garça real, pato selvagem, cafezinhos, curicacas, jacutingas, mutum, bugio, ufa!... e elas, as maravilhosas araras-azuis, que chegaram no final do passeio para rivalizar com a beleza do pôr do sol.
Pra quem gosta de natureza: uma verdadeira celebração da vida.
Pra quem não conhece: uma oportunidade para se encantar e se surpreender com uma porção tão espetacular do tão judiado planeta terra.
(*) Ricardo Senna, corumbaense radicado em Campo Grande, visitou o Projeto Salobra com a família
Nota da Redação
O Projeto Salobra Ecologia e Turismo é um dos novos e mais visitados atrativos da cidade de Miranda, situada no Pantanal e distante 200 km de Campo Grande, com acesso pela BR-262. Opera com sistema day-use e oferece um passeio contemplativo e uma incrível experiência pelo cênico Rio Salobra. Com três horários de passeios (safari fluvial, trilha na mata e observação de pássaros), o período integral inclui almoço tipicamente pantaneiro. O atrativo fica distante 15 km de Miranda. Contato: 67 99983.4906. Saiba mais: https://projeto-salobra.negocio.site/
Deixe seu Comentário
Leia Também

IPVA 2024 poderá ser pago com Pix; novo portal garante segurança para contribuintes

Marcha para Jesus 2023 terá show com a Banda Amém sexta-feira em Bonito

Governo inicia pesquisa socioassistencial em Bonito

Funtrab promove Feirão da Empregabilidade nesta terça com 584 vagas para contratação imediata

Defensoria de MS apresenta relatório sobre as boas práticas de atenção ao parto humanizado em Bonito

Guarda Civil de Bonito registra presença do prefeito na 9ª edição do Bonito

Gestão inclusiva: governo publica lei que aumenta valor do Mais Social para R$ 450,00

Lançamento do III Natal Mais Bonito foi realizado na Praça da Liberdade

Prefeitura convoca beneficiários que ainda não realizaram a última pesagem em Bonito
