Proprietários de veículos em Mato Grosso do Sul têm até o dia 5 de janeiro de 2026 para garantir o desconto de 15% para o pagamento à vista do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Os boletos começaram ontem (2) a ser distribuídos pelos Correios aos proprietários de cerca de 870 mil veículos e também estão disponíveis online.
O Governo do Estado manteve o desconto de 15% para pagamento à vista, segundo maior desconto do país. A média praticada pelos estados varia de 3% a 10%.
O benefício foi oficializado em decreto publicado no dia 12 de novembro no Diário Oficial do Estado, que também estabelece o calendário de pagamento do IPVA 2026, fixando o vencimento da cota única e da primeira parcela para o dia 5 de janeiro de 2026.
A política adotada em Mato Grosso do Sul beneficia diretamente os contribuintes que optam pela quitação antecipada, gerando economia imediata e reduzindo os índices de inadimplência.
Já para quem optar pelo parcelamento, as datas de vencimento foram fixadas em 30 de janeiro, 27 de fevereiro, 31 de março, 30 de abril e 29 de maio de 2026. O valor mínimo de cada parcela será de R$ 30,00 para motocicletas e R$ 55,00 para os demais veículos.
Além do desconto expressivo, o Estado mantém uma série de isenções e reduções de base de cálculo que consolidam sua política tributária como uma das mais abrangentes do país. Entre os benefícios, estão:
- Imunidades para veículos oficiais, entidades sociais, autarquias, fundações e templos de qualquer culto;
- - Isenções para tratores e máquinas agrícolas, aeronaves de uso agrícola, embarcações de pescadores profissionais, táxis, mototáxis, ambulâncias, veículos de bombeiros e diplomáticos, além de veículos com mais de 15 anos;
- - Desconto de 60% para Pessoas com Deficiência (PCD) e redução de alíquota para frotistas com 30 ou mais veículos;
- - Isenção total para veículos movidos a GNV, em estímulo às práticas sustentáveis;
- - Não incidência do imposto em casos de furto, roubo, perda total ou apropriação indébita.
O Governo também publicou em novembro o Decreto nº 16.693, que mantém a redução das alíquotas do IPVA para veículos de carga, transporte coletivo e utilitários, garantindo competitividade ao setor e equilíbrio às atividades produtivas.
A medida preserva os percentuais diferenciados de tributação, com redução de até 50% na base de cálculo para caminhões, ônibus e motorhomes, entre outras categorias.
O contribuinte pode acessar o boleto através do portal da Sefaz (www.sefaz.ms.gov.br), o que garante comodidade e agilidade.
Saiba Mais
Destaque
Agente Digital MS: novo app do Detran-MS facilita fiscalização e traz mais segurança ao trânsito
Destaque
Aplicativo e Portal Meu Detran começam a notificar sobre prazo de licenciamento de veículos em MS
Alerta
Digitar o site oficial do Detran de Mato Grosso do Sul no navegador web evita prejuízo com golpes
Leia Também
Destaque
Sebrae leva oito marcas autorais para passarelas do MS Fashion Week
Evento
Bonito recebe Tendél neste sábado com entrada gratuita
Destaque
Bonito conquista segundo maior índice provisório do ICMS Ecológico em Mato Grosso do Sul
Evento
Anastácio encerra atividades do JEPP com foco no desenvolvimento da cultura empreendedora
gastronomia de Bonito em destaque mundial
Bacuri de Bonito conquista prêmio internacional pelo segundo ano consecutivo
soluções que unem economia e qualidade.
Bonito Solar alerta para aumento do consumo de energia com a chegada do calor
Qualificação profissional
Estudantes de Bonito concluem curso do Senac voltado à comunicação e às vendas
Oportunidades
SEMEC abre Processos Seletivos: Inscrições abertas até 14 de outubro
Caso de Polícia
País confirmou 547 casos da doença rara que matou Lito
Atenção população


A média praticada pelos estados varia de 3% a 10% - Saul Schramm/Secom/Arquivo