Menu
segunda, 26 de fevereiro de 2024
Busca
parque das cachoeiras
COTIDIANO

Presidente da OAB-MS defende ação sem mandado contra indígenas

2 Ago 2019 - 13h00Por DA REDAÇÃO

O presidente da OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de MS), Elias Mansour Karmouche, afirmou nesta sexta-feira (2) que a entidade não apoia invasão de terras. A afirmação está relacionada à expulsão de indígenas da etnia Kinikinau após ocupação da fazenda Água Branca, em Aquidauana (135 km de Campo Grande) na tarde da quinta-feira (1º).

Segundo Mansour, utilização de aparato policial é procedimento padrão a que invasores de terra estão sujeitos. A reportagem questionou se o rito legal não seria determinação judicial para a desocupação por meio de cumprimento de mandado de reintegração de posse. Mansour afirmou, no entanto, que o procedimento adotado é previsto em lei.

ca, a meu ver, houve uma ação de segurança pública no sentido de evitar a prática de crimes ou reprimir aqueles que estejam em flagrância, tal como o é em todas as cidades e bairros, não sendo uma ação ilegítima, e sim uma ação legitima para garantir paz social. Como houve a prevenção, entendemos não ter ocorrido nenhuma situação irregular nessa circunstância”, detalhou Scapinelli que destacou, ainda, que casos em que ocorrem excessos são apurados individualmente.

Sem ordem judicial

Até esta manhã, a informação que havia era de que a expulsão dos indígenas Kinikinau atendia a uma “ordem de Brasília”. A Funai (Fundação Nacional do Índio) em MS, que acompanhou o procedimento, negou existência de mandado de reintegração de posse. Lideranças indígenas consideram, portanto, que a ação policial atendeu a interesses políticos, visto que fazendeiros da região estariam pressionando autoridades pela expulsão dos indígenas

Nesta sexta-feira, a Sejusp emitiu nota na qual afirma que a operação, que envolveu cerca de 130 policiais militares, não foi cumprimento de reintegração de posse e destacou que a ação ocorreu com “objetivo de combater crimes de ameaça, furto qualificado, danos e crimes ambientais que estavam sendo praticados na propriedade rural pelos índios da etnia Kinikinauas”.

Indígenas com ferimento de bala de borrachaIndígenas com ferimento na cabeça após disparo de bala de borracha | Foto: Divulgação/WhatsApp

A Sejusp destacou, ainda, que “o foco das ações foram no sentido de combater delitos de competência da segurança pública e evitar confronto entre produtores e índios. Por esse motivo as forças policiais permanecem na região” e que há ordem de identificar e prender autores de eventuais delitos, “pois estão em flagrante”.

A Sejusp não informou, até o momento, se houve presos. A ação na quinta-feira, no entanto, deixou feridos, sendo considerada violenta e desproporcional por lideranças e entidades.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

CASSEMS - FOTO: Tathiane Panziera CASSEMS - ENCONTRO
Cassems realiza Encontros Regionais em Aquidauana e Jardim nos dias 27 e 28 de fevereiro
A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que pode progredir para quadros graves e não existe, até o momento, um medicamento específico para tratamento Saúde
Governo de MS amplia a oferta de vacinação contra dengue para crianças e adolescentes entre 10 e 14
O horário estendido começa hoje Atenção população
Equipe oferece vacinação durante o período noturno a partir de hoje em Bonito
As oportunidades estão disponíveis em várias cidades do Estado Oportunidades
Funtrab começa mais uma semana oferecendo quase 4 mil vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
Imagens: José Almir Portela - Nova News TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Vítimas fatais são identificadas do trágico acidente entre 03 carretas e 01 carro de passeio
A pesca é uma das principais atividades que movimenta o comércio e gera emprego e renda na comunidade Turismo em alta
Águas do Miranda inclui Bonito como polo de pesca esportiva
Os aparelhos serão instalados nas escolas Agradecimento
Prefeito de Bonito agradece Fecomércio e SESC por doação de ares-condicionados
 O horário estendido começa na próxima segunda-feira Saúde
Equipe oferece vacinação durante o período noturno a partir de segunda-feira em Bonito
O reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho, ressalta que a universidade tem o orgulho de realizar este que é o maior evento de tecnologia da região pantaneira Atenção população
UEMS e Governo de MS realizam Pantanal Tech MS em junho; evento será em Aquidauana
Fotos: Saul Schramm AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Miranda recebe pacote de obras do Governo de MS com escola, creche e Corpo de Bombeiros; VEJA FOTOS