A Prefeitura de Bonito, por meio da atuação integrada da Secretaria Municipal de Obras, da Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária, e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), vem desenvolvendo um importante trabalho de recolhimento, armazenamento e destinação ambientalmente adequada de pneus inservíveis, contribuindo diretamente para a proteção da saúde pública e a preservação ambiental.
O descarte irregular de pneus é considerado um dos principais desafios ambientais e sanitários enfrentados pelos municípios brasileiros. Quando abandonados em terrenos baldios, áreas urbanas ou rurais, esses materiais podem acumular água da chuva, tornando-se criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Além disso, a disposição inadequada desses resíduos causa impactos ambientais significativos, comprometendo a paisagem urbana e podendo gerar danos ao solo e aos recursos naturais.
Em Bonito, a Vigilância Sanitária realiza ações permanentes de fiscalização, orientação e recolhimento de pneus descartados de forma irregular. Após a coleta, os materiais são encaminhados para um depósito específico localizado na Secretaria Municipal de Obras, onde permanecem armazenados de maneira segura e organizada até a destinação final.
A etapa seguinte do processo é coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), responsável por articular junto à RECICLANIP a retirada dos pneus e seu encaminhamento para reciclagem e reaproveitamento ambientalmente correto. A entidade é referência nacional na logística reversa de pneus inservíveis, garantindo que esses resíduos recebam tratamento adequado e sustentável.
A iniciativa está alinhada à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal nº 12.305/2010), que estabelece a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e incentiva a adoção de mecanismos de logística reversa para resíduos de difícil destinação.
A união entre as secretarias municipais reforça o compromisso da administração pública com a promoção da saúde preventiva, o combate aos vetores de doenças, a preservação ambiental e a gestão sustentável dos resíduos sólidos. Mais do que uma ação operacional, o recolhimento e a destinação correta dos pneus representam um investimento na qualidade de vida da população e na conservação dos recursos naturais que fazem de Bonito uma referência nacional em sustentabilidade e turismo ambiental.
Saiba Mais
Destaque
Prefeitura de Bonito repudia descarte irregular de lixo na MS-178
Atenção população
Prefeitura de Bonito reforça fiscalização após novo descarte irregular de lixo e restos de animais
Atenção população
Prefeitura emite novo alerta sobre descarte irregular de lixo e tem telefone para denúncias
Leia Também
Atenção população
Balneário Municipal terá o horário de funcionamento alterado devido à realização de um treinamento
Evento
Prefeito de Bonito participa da Festa de São João
Cuidando da cidade
Prefeito vistoria reforma da Ponte do Hormínio
Tudo pronto
FLIB 2026: veja a programação da feira literária que celebra 10 anos de história
Triste
Sob aplausos e emoção, MS se despede do radialista Edson José da Silva
Conveniência Calisto
Jogo do Brasil? Conveniência Calisto se prepara para receber a torcida
Destaque
Bombeiros de MS se preparam para temporada de incêndios florestais com treinamentos e ações em campo
Destaque
Obras avançam e ponte sobre o Rio Miranda terá novas interdições
Atenção população
Detran-MS instala novo gerador e serviços digitais poderão ficar temporariamente indisponíveis neste
Atenção Motoristas


A união entre as secretarias municipais reforça o compromisso da administração pública com a promoção da saúde preventiva - Divulgação/Prefeitura de Bonito
