Menu
segunda, 25 de outubro de 2021
Busca
BONITO ÁGUAS GREEN WEEK
BONITO - MS - EDUCAÇÃO - HISTÓRIA

Os 150 anos da Retirada da Laguna são vivenciados por alunos de escola estadual de BONITO

Conhecer a história do Brasil e de Mato Grosso do Sul por meio de experiências

26 Set 2016 - 14h40Por Portal da Educativa

Conhecer a história do Brasil e de Mato Grosso do Sul por meio de experiências práticas, onde os alunos tem a oportunidade de reviver acontecimentos marcantes, obtendo melhores resultados em seu desempenho escolar. Foi com esse objetivo que os alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes em Bonito (MS) participaram, na última quinta-feira (22), das comemorações dos 150 anos da Retirada da Laguna.

O evento, que reuniu instituições militares e civis, historiadores, pesquisadores e professores, tinha o objetivo de promover estudos e a divulgação do evento histórico ocorrido da Retirada da Laguna e das Operações Bélicas ocorridas na Província do Mato Grosso, durante a Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870), transcorrida entre os meses de maio e junho de 1867, durante as operações militares realizadas ao sul do Mato Grosso, que pretendiam investigar o que hoje é tido como monumentos, que lembram o episódio da Guerra do Paraguai.

O professor de história da escola e organizador do projeto “Viagem em Estudo”, Elton Teixeira explicou que foram trabalhadas diversas forma expressão relacionadas à temática para elucidar a história da “Retirada da Laguna”, como música, literatura, pintura e outros.

“O desdobra-se na metodologia destinada a elaboração de estudos, a ser cumprido na cidade de Bela Vista, Jardim e Nioaque, relacionado aos estudos desenvolvidos na disciplina de História como: Brasil Monárquico; 2º Reinado e Guerra do Paraguai e Retirada da Laguna, com alunos do 2º Ano do Ensino Médio, destinadas à abordagem de possibilidades diferenciadas de estudar História em ambiente não escolar”, destacou o educador.

O transporte dos alunos até a cidade de Jardim foi disponibilizado pela Secretaria de Educação do município, e contaram com o apoio da 4ª Cia Engenharia e Combate Mecanizada (Jardim).

Retirada da Laguna

A Retirada da Laguna, ocorrida entre 08 de maio e 11 de junho de 1867, durante a Guerra da Tríplice Aliança, teve início na fazenda Laguna, situada no Paraguai, e percorreu uma vasta área compreendida por municípios situados no atual Estado do Mato Grosso do Sul.14364844_1732003163728704_1124128742209311584_n

Poderia ser considerada apenas mais um dos muitos e esquecidos episódios da guerra, se entre os seus participantes não estivesse integrado como engenheiro militar o jovem Taunay, que registrou em livro a odisseia vivida na zona fronteiriça.

Em seu livro “A Retirada da Laguna”, Visconde de Taunay relata com detalhes o drama vivido pelos soldados brasileiros durante a perseguição sofrida pelo exército inimigo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BONITO - PRESENTE NO LANÇAMENTO
BONITO presente: Prefeito e secretária participam do Lançamento do Programa MS Alfabetiza
Bonito - Foto: Filipi Brites  Ascom
BONITO está há 07 dias sem registrar novos casos de Coronavírus
AÇÕES DO GOVERNO DE BONITO
BONITO: Parceria entre município e Fazenda U6 garante reforma da ponte sobre o Rio Ramada
Carro onde a vítima estava quando foi surpreendida pelo ex-marido ficou cheio de sangue. (Foto: Divulgação/Polícia Civil) FEMINICÍDIO
FEMINICÍDIO: Atingida por 4 tiros disparados pelo ex-marido, mulher não resistiu e morreu
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
JBS oferece mais de 80 vagas de emprego esta semana, confira como fazer
Texto e foto: Elaine Paes, SAD LEILÃO ONLINE
Interessados em participar de leilão de maquinários já podem apresentar os lances pela internet
Raquel dos Passos - Fundação de Turismo de MS TURISMO - A RETOMADA
Fundação de Turismo participa de ação promocional nos principais mercados emissores da Europa
BONITO - NOTA DE PESAR BONITO - MS - LUTO
BONITO: Prefeitura decreta luto oficial de 3 dias pela morte do ex-prefeito Odilson Soares
Foto: Bonitomais BONITO - MS - LUTO
Ex-prefeito de Bonito, Odilson Soares, morre aos 76 anos
De folga, socorrista morre após colisão entre carro e carreta em rodovia de MS  Foto: Redes sociais TRAGÁDIA NAS ESTRADAS
Homem que morreu em acidente era socorrista da CCR MS Via, ele estava de folga