Menu
tera, 3 de agosto de 2021
Busca
BONITO AGUAS DE BONITO JUNHO
Mato Grosso do Sul

Mundo Novo, Naviraí e Ponta Porã recebem a Caravana da Memória esta semana

24 Out 2013 - 09h44Por Assomasul

O Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Fundação de Cultura do governo do Estado, realiza nesta quinta e sexta-feira, em Mundo Novo e Naviraí, o ciclo de palestras do projeto Caravana da Memória, cujo objetivo é orientar nos municípios do interior políticas públicas voltadas para a valorização e a divulgação da história, da literatura e do patrimônio sul-mato-grosensse. 

Nesta quinta, a Caravana da Memória inicia sua trajetória deste mês deslocando-se para Mundo Novo. A palestra está marcada para às 13h30 no auditório da Câmara Municipal, que fica na avenida Adjalmo Saldanha, s/n, Centro. 

No mesmo dia, a Caravana segue rumo ao município de Naviraí, com evento marcado para às 19 horas no auditório da Câmara Municipal, na rua Bataguassu, s/n, Centro. 

Seguindo a rota, na, sexta, a Caravana da Memória instala-se em Ponta Porã, realizando palestra às 14 horas no auditório do Paço Municipal, na rua Guia Lopes, 663. 

A Caravana da Memória é um movimento que busca conscientização e reconhecimento da cultura, da memória, da história e da arte, fazendo uma reflexão sobre os valores e talentos artísticos, históricos e literários existentes no local. 

Mundo Novo 

A terra situada na fronteira do Brasil com o Paraguai começou a ser desmembrada em 1955 pelo fazendeiro Adjalmo Saldanha, que vendia lotes às famílias de São Paulo interessadas em residir nessa região. Assim começou o desmatamento do lugarejo que passou a ser conhecido por Tapui-Porã. 

Com a construção da estrada de Iguatemi às margens do rio Paraná o povoado começou a prosperar. Com a emancipação política de Iguatemi, em 1964, desmembrado de Amambai, Mundo Novo, eleva-se à categoria de distrito.

Em 1970 foram autorizadas as primeiras construções urbanas e no dia 13 de maio de 1976, através da lei n° 3696, é criado o município de Mundo Novo. Atualmente possui, aproximadamente, 20 mil habitantes. 


Naviraí é considerado o 5° município do Estado. Foi elevado a município pela lei estadual n° 4944, de 11/11/1963. De acordo com os dados do IBGE, Naviraí possui população estimada em 2012 de 47.899 habitantes. 


Antes da Guerra do Paraguai Ponta Porã era parte do país vizinho e habitada por índios Nhandevas e os Caiuás, descendentes do povo Guarani. A região era também local de parada de carreteiros que faziam transporte da erva-mate. Em 1900 torna-se distrito de Bela Vista.

Em 18 de junho de 1912 foi criado o município de Ponta Porã. No ano seguinte foi instalado o município, tomando posse seu primeiro prefeito, Ponciano de Matos Pereira.

Em 1915 o governador de Mato Grosso, Caetano de Albuquerque, eleva o município à categoria de Comarca e toma posse o primeiro juiz de direito, Possidônio de Souza Guimarães.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BONITO - AÇÃO CONJUNTA DAS POLÍCIAS
Polícia Militar e Guarda Municipal acaba com 'festinha' na pandemia e perturbar vizinhança em Bonito
Foto: Filipi Brites  (Ascom). BONITO - COM RECURSOS PRÓPRIOS
Prefeito entrega novo caminhão compactador hidráulico para coleta de lixo em Bonito (MS)
ROSE E PEDRINHO DA MARAMBAIA BONITO - MS - TRABALHO DO VEREADOR
Parceria Pedrinho da Marambaia e Rose Modesto já somam mais de R$ 1,6 milhão para Bonito
BONITO - VACINAÇÃO CONTINUA
BONITO vacina Covid pessoas a partir de 28 anos nesta quarta-feira, veja horário e local
FUNTRAB BORA TRABALHAR
BORA TRABALHAR: Semana começa com 1,3 mil vagas de empregos em 28 cidades de MS
PREVISÃO PARA AGOSTO
Frio intenso e em dobro com chuva e geada, é o que promete o mês de Agosto, confira a previsão
AULAS EM MS VOLTA ÀS AULAS NO MS
Aulas presenciais retornam nesta segunda-feira, veja perguntas e respostas sobre presença dos alunos
Crédito: Divulgação/Prefeitura de Dourados VACINA CONTRA COVID-19
Prefeitura informa novo recorde de vacinação com 7,6 mil doses em 24h
Maria agarrando jacaré sem medo de ser mordida. Foto: Kisie Ainoã) - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS LUTO - CIDADES
Após queda em casa, Maria do Jacaré morre aos 55 anos
POLÍCIA
Após ser estuprada, jovem de 18 anos precisa passar por cirurgia e está na UTI