prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes (PSDB) declarou situação de emergência, pelo prazo de 180 dias, nas áreas do município afetadas pela inundação do rio Paraguai. O decreto foi publicado nesta quinta-feira, dia 24, do Diário Oficial da cidade. A decisão foi tomada com base no parecer técnico da Agência Municipal de Proteção e Defesa Civil e no laudo técnico da Embrapa Pantanal.
De acordo com o laudo da Embrapa Pantanal, “trata-se de uma cheia rigorosa e deverá apresentar um hidroperíodo longo, de cerca de 170 dias”. Já o laudo da Defesa Civil relata que “a ocorrência desse desastre é favorável à declaração de situação de emergência”. O decreto considerou ainda que às 10 horas do dia 23 de maio de 2018, o nível do rio Paraguai atingiu a marca de 5,20 metros, ou seja, 3,18 metros acima de seu nível de redução.
No decreto a prefeitura aponta que a inundação está atingindo comunidades ribeirinhas desde a localidade denominada Barra do São Lourenço, passando pelas localidades, do Amolar, Chané, São Pedro, Bonfim, Coqueiro, São Francisco, Mato Grande, Baía Vermelha, Paraguai Mirim, Ilha Verde, Castelo, Domingos Ramos, Capim Gordura, Piuval e Tuiuiú.
Segundo o município, essas comunidades estão distribuídas ao longo das margens do rio, em uma extensão em torno de 300 Km em direção à jusante do rio Paraguai, até próximo à zona urbana do município.
Leia Também

Prazo para submissão de trabalhos científicos está aberto

Primeira noite do 3º Festival de Cerveja esquentou a cidade de Bonito

Bonito terá ponto facultativo nesta sexta-feira

Trecho da rodovia BonitoTrês Morros às Grutas está liberado em Bonito

Vacinação segue com plantão especial no ESF-Centro em Bonito

Declaração semestral dos rebanhos começa na quinta-feira e segue até 2 de junho

Prefeitura reabre balneário municipal e pede atenção aos visitantes nesta quarta-feira

No coração do Pantanal, Governo de MS facilita acesso ao distrito de Porto Esperança com pontes

Com tecnologia e integração, Governo de MS atua para combater incêndios florestais no Pantanal
