Menu
sexta, 17 de maio de 2024
Busca
labbonito
Protegendo a natureza

EM Bonito: reunião com corretores, promotoria e prefeitura aborda venda de terrenos irregulares

A reunião foi realizada ontem na cidade

6 Fev 2024 - 07h48Por Redação/ Bonito Informa

A Prefeitura de Bonito, com apoio da Promotoria Pública e participação da Câmara Municipal, realizou ontem (5), uma reunião com os corretores de imóveis que atuam no município, para falar sobre a venda de imóveis/terrenos ilegais, principalmente as margens do Rio Formoso.

O objetivo da reunião é reforçar as leis vigentes, que determinam as faixas de proteção dos rios de Bonito, as atividades permitidas nessa faixa, bem como o módulo rural mínimo para venda de imóveis, determinado em legislação federal.

Entre as leis abordadas estão a Lei Municipal nº 989, de 9 de dezembro de 2003 – Lei dos Rios Cênicos Formoso, Prata e Peixe – que determina uma faixa mínima de proteção ambiental de 100 metros de extensão da testada dos rios; bem como proíbe qualquer tipo de pesca e a divisão de lotes com módulo rural menor do que 4 hectares, seja em forma de condomínio, loteamento ou desmembramento, também não sendo autorizado a construção de mais do que um deck de acesso ao rio dentro de cada módulo.

Veja a lei completa:

“Infelizmente sabemos que essa lei não foi respeitada e que temos diversas propriedades, com menos de 4 hectares as margens desses rios, mas essa prática é ilegal e tem contribuído também para o turvamento das águas, porque sobrecarrega o rio, seja com excesso de decks, como de pessoas, sem um estudo prévio de capacidade de carga desses locais. Então hoje o objetivo dessa reunião é dizer que a partir de agora a fiscalização será intensificada. Como deve ser de conhecimento de todos, o Governo do Estado montou um dos grupo de trabalho para atuar na preservação do Rio Formoso, com a participação de diversas instituições públicas e privadas, e um pontos colocados como prioritários é justamente a venda dos lotes”, detalhou o promotor Alexandre Estuque Junior.

Também foi citada a Lei Estadual nº 1871 de 15 de julho de 1998 – Lei das Águas Cristalinas – de autoria do deputado Paulo Correa, que criou uma faixa de proteção de 300 metros de largura (150 metros de cada lado) nas margens dos rios da Prata, Formoso e seus afluentes, limitando as atividades nessa faixa a ecoturismo; pecuária e apicultura e o CECA nº 52, que suspende a isenção de licenciamento ambiental para atividades, estruturas e empreendimentos inseridos em área de contribuição das bacias dos rios Betione, Formoso, da Prata e Salobra, entre os quais estão:

Do anexo V (Resolução Semade n. 09, de 13 de maio de 2015.)
Código 5.1.0 Rancho de Lazer, com comercialização ou não de serviços turísticos;
Código 5.2.0 Rancho Pesqueiro Particulares (Estrutura para apoio a pesca próxima a curso hídrico);
Código 5.5.0 Decks e passarelas, para acesso a cursos hídricos, com fins de evitar pisoteio e processos erosivos – limitado até 03 (três) metros de largura para intervenção em áreas de APP e observada a conservação de solo;
Código 5.18.1 Hotel, pousada, rancho pesqueiro, camping, balneário (capacidade até 25 hóspedes ou usuários) Código 5.21.1 Passeios ecológicos terrestres com fins comerciais (ex: trilhas, cavalgada, quadriciclo). “em área rural”.

Veja a resolução completa:

Deliberacao

Na ocasião também foram abordados loteamentos urbanos irregulares, lembrando que os corretores podem ser responsabilizados, caso o comprador acione a Justiça. “Nós temos vários loteamentos irregulares aqui, como exemplo do Misael, que hoje para regularizar a situação foi necessário assinar um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), envolver promotoria e ainda sim está enrolado, porque ainda não conseguimos acertar o esgoto com a Sanesul, então eu peço por favor, não comercializem terrenos em loteamentos ilegais, porque nós estamos fiscalizando e vamos derrubar qualquer construção que seja feita de forma ilegal”.

Leia Também

Café da manhã especial marca o Dia do Gari em Bonito, com entrega de novos uniformes Homenagem
Café da manhã especial marca o Dia do Gari em Bonito, com entrega de novos uniformes
Bonito realizou o envio de doações ao Rio Grande do Sul nesta quinta-feira Ajuda ao próximo
Bonito realizou o envio de doações ao Rio Grande do Sul nesta quinta-feira
Pacientes devem usar sacolas reutilizáveis para pegar remédios na Farmácia Municipal de Bonito Atenção população
Pacientes devem usar sacolas reutilizáveis para pegar remédios na Farmácia Municipal de Bonito
Boletim Epidemiológico: Mato Grosso do Sul registra 8.677 casos confirmados de dengue Saúde
Boletim Epidemiológico: Mato Grosso do Sul registra 8.677 casos confirmados de dengue
Bonito realiza imunização dos colaboradores de empresas privadas do município Saúde
Bonito realiza imunização dos colaboradores de empresas privadas do município
Narrador esportivo Silvio Luiz morre aos 89 anos Luto
Narrador esportivo Silvio Luiz morre aos 89 anos
Polícia Militar prende três homens acusados de furto em Bonito Prisões
Polícia Militar prende três homens acusados de furto em Bonito
Sebrae realiza Semana do Mei em Bonito Evento
Sebrae realiza Semana do Mei em Bonito
Prefeito de Bonito visita sede da Guarda Municipal Visita Especial
Prefeito de Bonito visita sede da Guarda Municipal
Turismo de MS promove evento de imersão sobre seus destinos turísticos em SP Destaque
Turismo de MS promove evento de imersão sobre seus destinos turísticos em SP
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.