Menu
sexta, 5 de junho de 2026
Busca
praia parque cachoeiras
Avaliação positiva

Casa da Saúde de MS é aprovada pela população em pesquisa de campo da CGE

O local escolhido para dar início ao projeto foi a Casa da Saúde, onde entre os dias 23 e 29 de maio foram aplicadas 404 entrevistas

16 Jul 2025 - 14h45Por Thalita Vieira, Comunicação CGE/Helton Davis, Comunicação SES

Fazer bem-feito para fazer dar certo é o slogan que define uma das premissas da gestão pública do Governo de Mato Grosso do Sul: entregar o melhor serviço para a população. E tal oferta de qualidade foi comprovada em pesquisa de campo realizada pela CGE (Controladoria-Geral do Estado) na Casa da Saúde, onde a avaliação final dos usuários foi bastante positiva.

A iniciativa-piloto da CGE faz parte do projeto Ouvidoria Itinerante, que coloca em prática uma abordagem proativa com o objetivo de medir a satisfação dos cidadãos com os serviços públicos. O local escolhido para dar início ao projeto foi a Casa da Saúde, onde entre os dias 23 e 29 de maio foram aplicadas 404 entrevistas presenciais.

"Avalio os serviços como muito bons. Principalmente agora, o acesso está bem mais facilitado. Antigamente era muito cheio, mas agora, com as melhorias, o acesso para a população está muito melhor", opina Lina Maria de Arruda, moradora da Vila Albuquerque.

Ela utiliza os serviços da Casa da Saúde para retirar três medicamentos essenciais para o tratamento de artrite reumatoide, de fibromialgia e de problemas pulmonares. "Consigo pegar meus remédios direitinho. A gente só precisa seguir as orientações corretamente para não ter nenhum erro. O atendimento é muito bom, todos são simpáticos e atenciosos", elogia.

Outro cidadão que usa o serviço, Itamir dos Santos, afirma que é a segunda vez que vai à Casa da Saúde buscar medicamentos. Ele faz tratamento para doença cardíaca. "O atendimento é muito bom, o pessoal me atende bem e sempre consigo pegar meu remédio sem burocracia", frisa.

Satisfação e pontos identificados

Servidora da CGE, Laura, entrevista seu Itamar para coletar os dados da pesquisa

A média geral de satisfação obtida pela Casa da Saúde ficou em 4,61, em uma escala de 1 a 5. A pesquisa também coletou dados que geraram destaques pontuais, pontos positivos e sugestões de melhorias identificados. Todos eles foram apresentados para a SES (Secretaria de Estado de Saúde) na semana passada pelo coordenador da Ouvidoria Itinerante, Reinaldo Feitosa.

"Esta primeira edição foi fundamental para ouvirmos diretamente a população, entender suas necessidades e fortalecer o vínculo entre o cidadão e os serviços de saúde", explicou durante a apresentação dos índices, sempre acima da média 4 na escala até 5.

Entre os pontos de maior média de satisfação, está o programa Remédio em Casa, que atingiu nota 4,94, comprovando ser eficaz e que sua implementação obteve êxito no objetivo, que é entregar um serviço público de qualidade à população. Já entre as sugestões de melhora, foram apontadas necessidades como reforço na sinalização do local e adoção de uma comunicação mais clara sobre documentos exigidos, questões que já estão sendo solucionadas.

"Ficamos satisfeitos com o retorno da população sobre os serviços. Isso mostra que o nosso trabalho está no caminho certo", destaca o secretário de Saúde, Maurício Simões, após a apresentação dos resultados. "É uma satisfação sermos o projeto piloto da CGE, que avalia sob a ótica do usuário – no nosso caso, do paciente e cidadão", comenta a gerente de Assistência Farmacêutica Especializada da SES, Alessandra Salvatori.

A gerente completa que os resultados são bastante promissores. "Temos recebido pontos positivos por parte dos usuários em relação aos serviços da Casa da Saúde, o que nos indica uma boa aceitação dos serviços ofertados. Essa iniciativa vem para fortalecer nossas condutas de atendimento e a execução da assistência farmacêutica".

Secretário de Saúde durante a apresentação dos dados da CGE para a SES

Importância da escuta ativa

Ouvidor-Geral do Estado, Álvaro Carneiro de Oliveira Neto, destaca que a importância de se realizar ações de escuta ativa para avaliar a qualidade dos serviços públicos em Mato Grosso do Sul, sendo o projeto Ouvidoria Itinerante um marco na gestão participativa.

"Levarmos a escuta ativa até o cidadão é uma forma de garantir que as políticas públicas estejam alinhadas com as reais demandas da sociedade", sugere o ouvidor, enquanto a controladora-adjunta da CGE, Marina Hiraoka, ressalta que "iniciativas como essa consolidam a visão de uma gestão pública moderna, que se pauta na eficiência e transparência".

Assistente da CGE, Laura Carlota é a servidora que aplicou a pesquisa na Casa da Saúde e também destaca a importância da escuta ativa. "Este projeto é fundamental para entendermos as necessidades dos nossos usuários dos serviços públicos do Estado, e consequentemente promovermos melhorias significativas nos nossos serviços", conclui.


 

Leia Também

MS mantém estabilidade nos índices de obesidade infantil e reforça ações de prevenção Atenção população
MS mantém estabilidade nos índices de obesidade infantil e reforça ações de prevenção
Novo sistema de portarias do Detran-MS amplia transparência e facilita acesso à legislação Atenção população
Novo sistema de portarias do Detran-MS amplia transparência e facilita acesso à legislação
Após  celebrações de Corpus Christi, Secretaria de Obras realiza a limpeza das ruas Limpeza Total
Após celebrações de Corpus Christi, Secretaria de Obras realiza a limpeza das ruas
SEBRAE recebe uma tarde de oficinas no dia 9 de junho em Bonito Atenção população
SEBRAE recebe uma tarde de oficinas no dia 9 de junho em Bonito
Decreto de emergência ambiental reforça preparação para enfrentamento a incêndios f Atenção população
Decreto de emergência ambiental reforça preparação para enfrentamento a incêndios f
Não retire madeiras da obra do Anel Viário Atenção população
Não retire madeiras da obra do Anel Viário
Licenciamento 2026 começa com nova opção de parcelamento digital no Portal Meu Detran Atenção população
Licenciamento 2026 começa com nova opção de parcelamento digital no Portal Meu Detran
Jornalistas e estudantes têm até 8 de junho para participar do Prêmio Sebrae de Jornalismo Destaque
Jornalistas e estudantes têm até 8 de junho para participar do Prêmio Sebrae de Jornalismo
De resíduos a oportunidades: Sustentabilidade impulsiona negócios em Bonito Oportunidades
De resíduos a oportunidades: Sustentabilidade impulsiona negócios em Bonito
Curso inédito fortalece qualificação de condutores de ecoturismo e turismo de aventura em Bonito Destaque
Curso inédito fortalece qualificação de condutores de ecoturismo e turismo de aventura em Bonito
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.