Menu
quinta, 1 de maio de 2025
Busca
quintal pantaneiro
Investimento

Asfalto da Estrada do 21 é destaque no distrito Águas do Miranda

O distrito passa por um processo de transformação econômica com o asfalto

28 Fev 2024 - 07h21Por Silvio de Andrade, assessoria Rota Pantanal Bonito, com colaboração da FundturMS

A abertura da pesca esportiva em Mato Grosso do Sul, em 1º de março, abre um novo ciclo de expansão da modalidade com a presença do município de Bonito no segmento - destino consagrado de ecoturismo -, como uma opção da prática que atrai milhares de turistas ao Estado.

A pavimentação da MS-345, a Estrada do 21, obra mais de 95% concluída, potencializará o distrito bonitense de Águas do Miranda, distante 80 km da sede e 170 km de Campo Grande. A beleza cênica da estrada deverá despertar também o interesse ecoturístico pelo lugar.

Banhado pelo piscoso Rio Miranda, que limita Bonito com Anastácio, o distrito passa por um processo de transformação econômica com o asfalto. Era uma região sem perspectivas de crescimento e um turismo fragmentado e pouco divulgado até a chegada dos investimentos do Governo do Estado.

A pesca é uma das principais atividades que movimenta o comércio e gera emprego e renda na comunidade. A nova rota pela estrada reduz em 50 km a distância entre a Capital e Bonito e, a facilidade de acesso, pode fomentar ainda mais o turismo de pesca em Águas do Miranda. “Estamos trabalhando na reestruturação do distrito, não apenas do turismo, melhorando os serviços públicos, e qualificando a mão-de-obra em hospedaria, gastronomia e atendimento”, informa Juliane Salvadori, secretária de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito.

Para o diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS, Bruno Wendling, o acesso asfaltado é uma oportunidade para o desenvolvimento do turismo no distrito. “Espero que com o asfalto, o distrito de Águas do Miranda possa reposicionar sua oferta turística, que crie novos produtos com foco no turismo de natureza. Além disso, melhorias na infraestrutura, na oferta de serviços e qualificação de mão-de-obra podem contribuir para o aumento da permanência do turista que vai ou volta de Bonito, principal destino da região”, salienta Wendling.

Mais natureza

A reorganização do turismo local é um dos primeiros passos, segundo ela, visando oferecer serviços e produtos de qualidade a um público mais exigente, que é aquele que visita a Capital do Ecoturismo em busca de experiências em suas águas cristalinas, e não apenas ao pescador.

“Com o fácil acesso, quem visita Bonito terá mais uma opção de lazer, que é conhecer os atrativos do distrito e prolongar sua permanência em mais dois dias, o que vai agregar em muito à economia do município e movimentar toda a cadeia produtiva do turismo”, cita.
Para a secretária, o asfalto vai atrair um novo perfil de turista à Águas do Miranda – em busca de suas belezas naturais, como os vales, morraria, pontos de banho nos rios, cavalgadas, trilhas e o próprio sossego característico da comunidade. “Um turismo mais família”, observa.

Se preparando para as demandas, a prefeitura de Bonito está organizando um calendário de cursos nas diversas áreas do segmento, e um dos primeiros, Delícias do Anzol, em parceria com o Sebrae, será realizado em abril. Outro será destinado aos piloteiros, com apoio da Marinha. "Vamos inserir o distrito em nossa prateleira de produtos, incluindo a pesca como novo atrativo, mas, ao mesmo tempo, incentivando e qualificando os passeios aos atrativos de natureza justamente para atender a esse novo turista que visitará o lugar", explica Juliane Salvadori.

Festival de Pesca

A inclusão de Águas do Miranda no calendário de eventos é outra iniciativa da prefeitura, que já anunciou para 26 a 28 de abril a realização da segunda edição do Festival de Pesca Esportiva, que terá extensa programação gastronômica e de shows, além das provas embarcada e infantil.

O asfalto e o apoio do município animam o trade turístico, que conta com boa estrutura de serviços em vários níveis: são hotéis, pousadas, pesqueiros e ranchos, com áreas de camping, chalés, piscinas. Apostando nesse boom, os empresários estão investindo na melhoria do atendimento, reformulando seus espaços para oferecer mais conforto e comodidade.

O Cabana do Pescador, situado na beira do Miranda, por exemplo, investe R$ 1,5 milhão desde o ano passado na ampliação do hotel, novo deck, climatização e projeta a construção de suítes com hidromassagem. Operando há 50 anos é um dos empreendimentos pioneiros, com 50 leitos. “O asfalto já mudou muito, hoje praticamente estamos lotados para a pesca e esperando esse novo turista que virá de Bonito”, diz o gerente Renato Falcão. O Hotel-Fazenda Dona Terezinha, entre Bonito e o distrito, com 52 leitos, registra aumento de 30% nas reservas para este ano.

Os empreendimentos distantes da área urbana têm um diferencial: maior abundância de fauna e flora e as corredeiras do Rio Miranda, onde se pesca grandes exemplares de dourado, jau e pintado. “A água é mais cristalina”, relata John Lennon Oliveira, do Toca do Jacaré.

 

Saiba Mais

Equipe inicia etapa de concretagem da quadra coberta do Distrito Águas do Miranda Investimento
Equipe inicia etapa de concretagem da quadra coberta do Distrito Águas do Miranda
Criança desaparecida no Rio Miranda é encontrada morta em MS Afogamento
Criança desaparecida no Rio Miranda é encontrada morta em MS
Águas do Miranda inclui Bonito como polo de pesca esportiva Turismo em alta
Águas do Miranda inclui Bonito como polo de pesca esportiva

Leia Também

Vacinação segue com plantão especial no ESF-Centro em Bonito Saúde
Vacinação segue com plantão especial no ESF-Centro em Bonito
Declaração semestral dos rebanhos começa na quinta-feira e segue até 2 de junho Atenção produtores
Declaração semestral dos rebanhos começa na quinta-feira e segue até 2 de junho
Prefeitura reabre balneário municipal e pede atenção aos visitantes nesta quarta-feira Atenção população
Prefeitura reabre balneário municipal e pede atenção aos visitantes nesta quarta-feira
No coração do Pantanal, Governo de MS facilita acesso ao distrito de Porto Esperança com pontes Destaque
No coração do Pantanal, Governo de MS facilita acesso ao distrito de Porto Esperança com pontes
Com tecnologia e integração, Governo de MS atua para combater incêndios florestais no Pantanal Destaque
Com tecnologia e integração, Governo de MS atua para combater incêndios florestais no Pantanal
Bonito Brilha em Corrida Internacional em Bela Vista Esporte
Bonito Brilha em Corrida Internacional em Bela Vista
Prefeitura de Bonito antecipa e servidores já podem sacar salário de abril Destaque
Prefeitura de Bonito antecipa e servidores já podem sacar salário de abril
Casa da Saúde não terá atendimento ao público no feriado do Dia do Trabalhador Saúde
Casa da Saúde não terá atendimento ao público no feriado do Dia do Trabalhador
Bonito terá ponto facultativo nesta sexta-feira Atenção população
Bonito terá ponto facultativo nesta sexta-feira
Governo de MS institui Programa de Verticalização da Educação Profissional Técnica e Superior na REE Oportunidades
Governo de MS institui Programa de Verticalização da Educação Profissional Técnica e Superior na REE
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.