Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
VOO DAS GARÇAS
T.20, em Londres

Turismo discute em Londres como aumentar conexões aéreas

6 Nov 2013 - 08h11Por Ascom

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, disse nesta segunda-feira (4), em Londres, que aumentar as ligações aéreas entre os países é tão importante quanto facilitar os vistos para ampliar o turismo no mundo, e pediu esforços da comunidade internacional em ambos os sentidos. 
 
As declarações foram dadas durante a 5a reunião do T.20, o fórum de ministros do turismo do G20, que se reúne na capital britânica para avaliar a implementação das políticas de facilitação de viagens no grupo das 20 maiores economias do mundo. Juntos, os países do T.20 respondem por 75% das chegadas de turistas no planeta.
 
Segundo a OMT (Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas), o mundo tem ficado mais aberto ao turismo nos últimos anos, com os países emergentes liderando essa abertura por meio da eliminação de vistos de turismo e negócios.

Um estudo publicado pela entidade afirma que a facilitação de vistos pode ajudar a criar 5,1 milhões de empregos adicionais no setor de turismo e gerar US$ 260 bilhões em receita adicional. 
 
Hoje, apenas 15% da população mundial não é afetada por políticas de visto. Nos países do T.20, a média de abertura (dada pela isenção de vistos a outros países) é de 65% - muito acima da média mundial. O objetivo do grupo é eliminar gradualmente essas barreiras, de forma a aumentar a geração de empregos e estimular o crescimento econômico. 
 
“O turismo é parte da solução para os desafios que a humanidade enfrenta hoje”, disse o secretário-geral da OMT, Taleb Rifai, na abertura da reunião de ministros. 
 
Em sua fala no encontro do T.20, Gastão Vieira ressaltou que o Brasil já vem adotando medidas de facilitação de viagens como prioridade de sua política externa há muito tempo. “Hoje o Brasil tem acordos de isenção firmados com 72 países. Quase todos os grandes emissores de turistas para nosso país são livres de visto. E, no Mercosul, a circulação de pessoas dispensa até mesmo o passaporte”, afirmou o ministro, que ressaltou, porém, que o país não abre mão de que as isenções sejam recíprocas.
 
Ele citou ainda os acordos recentes de dispensa mútua de visto com o México, que entrou em vigor neste ano, com a União Europeia, firmado no ano passado, e com a Rússia, que vigora desde 2010. Como resultado, o fluxo de turistas russos para o Brasil cresceu 12% somente no ano passado.
 
Com os EUA, segunda maior fonte de turistas estrangeiros para o Brasil, há um grupo de trabalho instituído com o objetivo de longo prazo de supressão total. “Hoje os vistos de turismo e negócios são obtidos em poucos dias dos dois lados e valem por dez anos”, afirmou o ministro.
 
Vieira citou ainda a decisão do Brasil de conceder vistos prioritários e gratuitos durante os grandes eventos esportivos, medida “adotada com sucesso na Copa das Confederações e na Jornada Mundial da Juventude”.
 
Ele afirmou, porém, que a facilitação de vistos deve ser vista como uma de várias medidas em prol da liberalização das viagens internacionais. Outra medida é o aumento da conectividade aérea entre os países. “A distância entre o Brasil e os grandes mercados emissores é, a meu ver, uma barreira ainda mais importante ao turismo do que o visto. Isso fica claríssimo no caso da Rússia, um dos maiores emissores do mundo, que não conta com voos diretos para o Brasil”, discursou. 
 
Segundo o ministro, o país está ampliando sua malha aérea e investindo US$ 5 bilhões nos aeroportos das cidades-sede da Copa. Mas a comunidade internacional precisa “dar impulso à agenda da conectividade”, trabalhando junto a organizações internacionais da aviação civil, como a Associação Internacional de Transportes Aéreos e a Organização Internacional da Aviação Civil, para um crescimento contínuo dos fluxos turísticos. 

Leia Também

Ex-militar acusado de matar e desovar corpo de mulher enfrenta novo júri em MS Em Campo Grande
Ex-militar acusado de matar e desovar corpo de mulher enfrenta novo júri em MS
'Pai' das sucuris de Bonito chora ao descobrir que sucuri morta é Vovózona: 'estou me recompondo' Sucuri Vóvozona
'Pai' das sucuris de Bonito chora ao descobrir que sucuri morta é Vovózona: 'estou me recompondo'
Visão aérea de um trecho do maravilhoso Rio Nascente Azul Natureza
Visão aérea de um trecho do maravilhoso Rio Nascente Azul
Aeroporto tem sido uma grande entrada de Turistas em Bonito MS em 2024. Turismo
Aeroporto tem sido uma grande entrada de Turistas em Bonito MS em 2024.
Parque das Cachoeiras  7 emoções, 7 cachoeiras
Natureza
Parque das Cachoeiras  7 emoções, 7 cachoeiras
Dourado o Rei do Rio Formoso, encanta com sua beleza! (Veja os Vídeos) Beleza Natural
Dourado o Rei do Rio Formoso, encanta com sua beleza! (Veja os Vídeos)
Nova Sucuri, volta a aparecer no Solar dos Lagos em Bonito MS (VEJA O VÍDEO) Natureza
Nova Sucuri, volta a aparecer no Solar dos Lagos em Bonito MS (VEJA O VÍDEO)
Tamanduá nada? Registro raro feito no Rio Formoso mostra habilidades do animal - Veja Vídeo! Meio Ambiente
Tamanduá nada? Registro raro feito no Rio Formoso mostra habilidades do animal - Veja Vídeo!
Turismo de MS será um dos destaques na Feira Internacional de Destinos Inteligentes TURISMO DE MS A TODO VAPOR
Turismo de MS será um dos destaques na Feira Internacional de Destinos Inteligentes
Após semana com altas temperaturas, Balneário Municipal lotado neste Sábado (16). Sabadão (Calor)
Após semana com altas temperaturas, Balneário Municipal lotado neste Sábado (16).
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.